- Ano VII - nº 2 (60) - Fevereiro/Março de 2013.                                                               Direção: Osiris Costeira

FITOTERAPIA - Iára Vieira. - iarasovieira@gmail.com

Propriedades Medicinais de Palmeiras Nativas do Brasil - 2ª Parte

 

Nesta segunda parte de nossa revisão sobre as Palmeiras Nativas do Brasil, gostaríamos de destacar:

GUARIROBA (Syagrus oleracea)

Ocorrência: nordeste e sudeste até o Paraná 

Alimentação/Culinária: a população nativa retira as amêndoas, aproveitadas na produção de doces caseiros. Além disso, dessa amêndoa, que contém mais de 60% de matérias graxas, extrai-se um abundante e excelente óleo comestível.  Porém, entre todos os produtos extraídos da guariroba, destaca-se o seu palmito ou broto terminal. Considerado por muitos como verdura de sabor amargo, o que de fato é quando comparado aos palmitos doces das espécies da Mata Atlântica, o palmito da guariroba é uma iguaria de largo aproveitamento culinário.  As frutas nativas são consumidas in natura ou beneficiadas artesanalmente em sucos, geléias, sorvetes e licores.

Propriedades Medicinais: Usa-se em infusão das folhas pôr via oral, ou então em banhos e em clisteres, para combater as diarréias e distúrbios gastro intestinais, disenterias, leucorréia, cistites, uretrites.

 

 

INDAIÁ (Attalea dubia)

Ocorrência: do Espírito Santo à Santa Catarina 

Alimentação/Culinária: As amêndoas são também comestíveis (das quais é feita a "farofa de indaiá", prato típico de comunidades que derivaram de quilombolas, como por exemplo, nos arredores de Paraty, RJ). Ainda usam como alimento não só o grande palmito (aproximadamente 1 metro e meio) que ela fornece, geralmente consumido com mel, como também uma região fibrosa do seu caule que, ao ser mastigado como a cana de açúcar, verte um caldo aquoso abundante com sabor muito parecido ao da água de coco

Propriedades Medicinais: não há relato na bibliografia consultada.

 

 

JATAÍ (Butia purpurascens)


Ocorrência: endêmica do estado de Goiás 

Frutificação: outubro a dezembro  Ameaças: ameaçada de extinção

Alimentação/Culinária: Da semente, pode ser extraído um tipo de azeite comestível. Os frutos, pequenos, globosos e amarelos, amadurecem no verão e são consumidos ao natural ou sua polpa é usada na produção de licor e vinho. De seus frutos, alaranjados, se faz geléia, licor, cachaça e vinagre.

Propriedades Medicinais: não foi encontrada na literatura consultada.

 

CONTATO

fale conosco, tire suas dúvidas, fale com os terapeutas, opine sobre os artigos e dê sua sugestão de conteúdo.

BIBLIOTECA/LINKOTECA SELECIONADA

Nosso objetivo é formar um banco de referências bibliográficas das diferentes Terapias Holísticas, para consulta de todos os interessados em mais detalhes sobre determinado assunto. Seria muito importante, e verdadeiramente interativo, se recebessemos sugestões , objetivando uma das finalidades do site Terapia de Caminhos que é compartilhar experiências e conhecimento. Clique aqui para acessar a terapia que deseja uma bibliografia selecionada para consultas.

"As opiniões emitidas nos textos do site são de exclusiva responsabilidade de seus autores".