- Ano VIII - nº 3 (67) - Maio /Junho de 2014.                           Direção: Osiris Costeira

FITOTERAPIA - Iára Vieira. - iarasovieira@gmail.com

Unha de Gato (Ulcaria tomentosa)

 

Os primeiros estudos sobre a Unha de Gato datam de 1830. Ela pode ser encontrada em toda a Amazônia Peruana e, principalmente, nas bacias dos rios da selva central do Peru.  Os Incas se beneficiavam de seus princípios ativos e passaram os seus conhecimentos sobre a planta para os índios que a usavam no tratamento de doenças como artrite, gastrite, reumatismo e inflamações em geral.

A Unha de Gato apresenta grande atividade antiinflamatória e antiviral. A erva fortalece o sistema imunológico sendo indicada como auxiliar nos tratamentos de desequilíbrios orgânicos que provocam a redução ou alteração da capacidade de defesa do organismo.

Suas aplicações terapêuticas revelam grandes possibilidades nos tratamentos de:  doenças inflamatórias, Herpes Genital, Herpes Zoster, enfermidades virais, Lupus, doenças degenerativas, Artrite Reumatóide, rinite/sinusite, alergias em geral.

Estudos e pesquisas comprovam que, ao longo dos anos, os alimentos que ingerimos começam a formar uma espessa camada que recobre as paredes do intestino dificultando a absorção dos nutrientes essenciais à saúde.

 

A Unha de Gato tem uma enorme capacidade de limpar essa camada purificando e tratando a flora intestinal, auxiliando na melhor absorção dos nutrientes essenciais à saúde, e na recuperação de pacientes que sofrem de desequilíbrios na flora intestinal, tais como: colite, gastrite/úlceras, parasitoses intestinais, na Doença de Crohn e na Diverticulose.

 

Outra propriedade muito conhecida desse extrato é a sua ação antimutagênica e anti-radical livre. A soma do seu mecanismo imunoestimulante e antimutagênico permite empregá-lo como coadjuvante nas terapias de tumores metastásicos.

 

A Unha de Gato diminui a atividade mutagênica induzida pelo cigarro. Essa atividade antimutagênica está relacionada ao efeito antioxidante da planta, que atua inibindo os terríveis males do cigarro: envelhecimento precoce, câncer pulmonar, impotência e frigidez sexual, entre outras.

 

As propriedades medicinais da Unha-de-gato (Uncaria tomentosa) vêm surpreendendo o meio científico a cada dia. Em 1995, essa selvagem planta peruana foi de grande importância no tratamento das vítimas do acidente nuclear ocorrido em Chernobyl, na Ucrânia.

Atualmente, Unha-de-Gato está sendo estudada como coadjuvante nos tratamento de doenças como o câncer e a AIDS, em razão de seu poder modulador do sistema imunológico.

Parte Utilizada: Casca.

Princípios Ativos:

  • Alcalóides oxindólicos (presentes nas raízes e cascas; diversos estudos apontam para a sua propriedade de estimular o sistema imunológico em até 50%).

  • Glicosídeos do ácido quinóvico (que tornam a Unha-de-Gato uma das plantas com maior poder antiinflamatório; esses glicosídeos são capazes de combater processos inflamatórios em até 69%). 

  • Outros alcalóides (estudos farmacológicos demonstraram também atividade vasodilatadora e hipotensiva).

Propriedades:

  • Antialérgicas. 

  • Antiinflamatórias (a Unha-de-Gato não apresenta os mesmos efeitos colaterais dos antiinflamatórios alopáticos e, ao mesmo tempo, melhora a imunidade, o que significa uma vantagem relevante).

  • Antitumorais e inibidoras da carcinogênese.

  • Cicatrizantes.

  • Antibacterianas e antivirais.

 

Indicações

A Unha-de-Gato atua como um efetivo antiinflamatório e, por isso, é indicada no combate de processos inflamatórios articulares, como osteoartrite e reumatismo (Artrite Reumatóide).

  • Nas infecções decorrentes da debilidade do sistema imunológico, pois os princípios ativos da planta melhoram a imunidade.

  • AIDS.

  • Alergias (asma e febre do feno).

  • Herpes simples e zoster.

  • Doenças gastroduodenais (úlceras gástricas e duodenais).

  • Enfermidades virais (agudas e crônicas). 

  • Doenças tumorais e neoplásicas (a Unha-de-Gato pode ser empregada como terapia coadjuvante para amenizar os efeitos colaterais da radioterapia e quimioterapia).

  • Artrite Reumatóide, Lupus e outras doenças do colágeno (graças a sua atividade antiinflamatória e imunoestimuladora);

  • Pode ser empregada em tumores metastásicos, sarcoma de Kaposi e candidíases (devido ao seu mecanismo imunoestimulante e antimutagênico);

  • Enfermidades virais como o herpes genital e herpes zoster (devido a sua atividade antiviral).

  • Popularmente é empregada em tratamentos das inflamações osteoarticulares, cistite, gastrite, úlceras gastroduodenais, diabetes, viroses, asma e convalescença.

 

 

Contra-Indicações:

  • Gravidez e lactação, e crianças menores que 3 anos.

  • Pacientes transplantados, devido à possibilidade de causar rejeição.

  • Pacientes portadores de leucemia, que estão aguardando transplante de medula.

  • Usuários de hipotensivos (pois ela é hipotensiva), algumas enfermidades auto-imunes, esclerose múltipla, tuberculose.

  • Recomenda-se não tomar Unha de Gato dois dias antes e dois dias depois da aplicação de quimioterapia devido a seu forte efeito imunoestimulante.

  • Pacientes transplantados, com problemas gástricos, com esclerose múltipla e tuberculose não devem fazer uso da unha de gato.

 

Não utilizar medicação sem orientação terapêutica. Segundo a “Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA)”, estima-se que, no Brasil, essa prática seja responsável por cerca de 30% dos casos de intoxicação.


Toxicidade:

É bem tolerada nas doses usuais. Ocasionalmente verificou-se casos de febre, constipação ou diarréia que cedem diante a suspensão da medicação. Já foram mencionados casos com sintomas hepáticos e alterações do nervo óptico. Altas doses foram tidas como um efeito anticonceptivo (Keplinger K. 1982).
Uncaria tomentosa não é tóxica nem mutagênica.

 

Efeitos colaterais:

Se usada em altas doses pode causar efeito anticonceptivo, diarreia, náuseas e prisão de ventre.

 

Dosagem e Modo de Usar:

Decocção (para o chá): Usar 20g de cascas e raízes de Unha de Gato para 1 litro de água. Ferver os ingredientes por 15 minutos, em seguida deve-se retirar o chá do fogo e deixar repousar no recipiente tampado por 10 minutos, em seguida coar e tomar. Recomenda-se tomar o chá de unha de gato de 8 em 8 horas (até 3 xícaras), entre as refeições.

 

Tintura (1:1): Em solução alcoólica 70º, 50-100 gotas, uma a três vezes ao dia.
Existem cápsulas de Uncaria tomentosa, na razão de 150 mg por unidade, recomendando-se a dose de até 6 cápsulas diárias nas refeições, divididas em 2 ou 3 doses.
 

A Unha de Gato  pode se utilizada em forma de chá das folhas e raízes desta planta, tinturas ou em capsulas vendidas em farmácias de medicamentos naturais.

Para orientações referente a doses diárias necessárias um especialista em fitoterapia deve ser consultado.

 

 

CONTATO

fale conosco, tire suas dúvidas, fale com os terapeutas, opine sobre os artigos e dê sua sugestão de conteúdo.

BIBLIOTECA/LINKOTECA SELECIONADA

Nosso objetivo é formar um banco de referências bibliográficas das diferentes Terapias Holísticas, para consulta de todos os interessados em mais detalhes sobre determinado assunto. Seria muito importante, e verdadeiramente interativo, se recebessemos sugestões , objetivando uma das finalidades do site Terapia de Caminhos que é compartilhar experiências e conhecimento. Clique aqui para acessar a terapia que deseja uma bibliografia selecionada para consultas.

"As opiniões emitidas nos textos do site são de exclusiva responsabilidade de seus autores".