- Ano VIII - nº 4 (68) - Julho /Agosto de 2014.                           Direção: Osiris Costeira

FITOTERAPIA - Iára Vieira. - iarasovieira@gmail.com

UXI Amarelo (Endopleura Uchi)

 

O Uxi é uma árvore alta da família das humiriáceas, nativa da Amazônia, de tronco reto e liso, casca cinzenta, madeira de boa qualidade, folhas denteadas e drupas comestíveis, com sementes oleaginosas. Também chamada de uxipuçu, encontrada em estado silvestre da mata primária de terra firme dispersa por todo Pará e Amazonas, árvore que alguns brasileiros consideram quase milagrosa no tratamento de miomas.


Estima-se que 50% das mulheres em idade reprodutiva desenvolvam mioma uterino, um tumor benigno cujo único tratamento existente até bem pouco tempo era a cirurgia, que extirpa os nódulos ou o útero inteiro.

 

A casca do Uxi-amarelo é utilizada no tratamento de miomas, ovário policístico, infecções urinárias. Em casos específicos de tratamento para mioma e cisto ele tem se mostrado extremamente eficaz.

 

Constituintes: bergenina, e outros ainda em pesquisa.

Propriedades medicinais: antiinflamatória, antimutagênica, antioxidante, antitumoral, antiviral, citostática, depurativa, diurética, hipotensora, imunoestimulante, regeneradora celular, vermífuga.

Indicações: abscessos, afecções intestinais, AIDS (auxiliar coquetel), artrite, asma, bursite, câncer (de mama, pulmão, cérebro, próstata), candidíase, cáries, cérebro (prevenir coágulos), circulação (aumentar), cirrose, cistos, coração (prevenir ataques, doenças, coágulos), diabetes, disenteria, doenças epidêmicas, doenças ósseas, doenças urinárias, envelhecimento precoce, febres, gastrite, gonorréia, gripes, hemorragias, herpes, hipertensão, infecção dos ossos, infecção urinária, inflamação no útero, irregularidade menstrual, leucemia, miomas, pressão sanguínea (reduzir), prostatites, reduzir ação mutagênica do tabaco, reumatismo, rinites, sinusites, sistema imunológico, tumores, úlcera gástrica, viroses. miomas, infecções urinárias, inflamações uterinas, quistos, hemorragias e ovário policístico. O chá de uxi amarelo pode também ser usado para ajudar no controle de alguns distúrbios na menstruação.

Parte utilizada: casca.

Efeitos colaterais: não encontrados na literatura consultada.
 

Utilizações atuais:

A casca do uxi amarelo é muito empregada para a fabricação de remédios.

É utilizada também sob a forma triturada ou em pó, em infusões.

Preparação:

Utilizar uma colher de sopa (5g) da casca triturada, para 1 litro de água. Manter em ebulição durante 5 minutos. Beber uma chávena da infusão de duas a três vezes por dia. O chá é totalmente natural, não causa dependência, não tem efeitos colaterais nem trará danos ao organismo.

ASSOCIAÇÃO DE UNHA DE GATO + UXI AMARELO

 

A Unha-de-gato é considerada um poderoso anti-inflamatório natural, usado contra gripes e viroses, fortalece o sistema imunológico e também é recurso no tratamento de tumores.

 

A Unha de gato, por ser antiinflamatório, acaba por ajudar muito a ação do Uxi.

 

O Uxi amarelo é poderoso no tratamento de problemas relacionados ao útero.

 

A combinação das duas ervas tem efeito antiinflamatório e por alteração do sistema imunológico; diminuindo inchaço e melhorando a capacidade do organismo de combater infecções virais e bacterianas.

 

O Uxi-Amarelo e a Unha-de-gato em conjunto formam um poderoso composto natural,  antiinflamatório,  no combate a:

 

Miomas (caroços no ovário), endometriose, ovário policístico, infecção urinária, inflamação uterina,  infecção dos ossos, irregularidade menstrual,  úlcera gástrica e gastrite, reumatismo, prevenção do câncer.  Diabetes, disenteria, doenças epidêmicas, doenças ósseas, doenças urinárias, envelhecimento precoce, febres, gonorréia, hemorragias, herpes, leucemia, pressão sanguínea (reduzir), prostatite, reduzir ação mutagênica do tabaco,  rinites, sinusites.

 

COMO FAZER 

 

Coloque 1 colher de sopa de Uxi amarelo para meio litro de água, leve ao fogo e deixe ferver por 10 minutos, depois de fervido, coar e tomar um copo 3 vezes ao dia.

 

Coloque 1 colher de Unha de gato para meio litro de água, leve ao fogo e deixe

ferver por 10 minutos.

 

COMO BEBER

Beber meio litro do uxi amarelo na parte da manhã e meio litro da unha de gato na parte da tarde.

 

É necessário tomar uxi-amarelo de manhã e unha-de-gato à tarde diariamente.

 

 “O uxi-amarelo é utilizada no tratamento de miomas. É feito um chá, que deve-se deixar ferver bastante. No caso específico do tratamento para mioma e cisto, é necessário tomar meio litro de uxi-amarelo de manhã e meio litro de unha-de-gato pela tarde”.  Agem como potentes antiinflamatórios naturais capazes de eliminar graves miomas do útero. O chá é totalmente natural, não causa dependência, não tem efeitos colaterais nem causará danos ao organismo.  

 

Tempo de uso:  até desaparecerem os sintomas ou conforme orientação do fitoterapeuta.  

 

Geralmente indico para as pacientes com miomas, cistos nos ovários, tomarem os chás durante 3 meses, descansar uma semana, retoma por mais 3 meses e faço o acompanhamento juntamente com o ginecologista e ultrassonografias até os sintomas desaparecerem.

 

A utilização desta combinação está contraindicada na gravidez e aleitamento, alguns especialistas em reprodução humana defendem que se a mulher quiser engravidar pode tomar o chá para limpar o organismo e fazer uma pausa até começar as tentativas e conceber.  O reforço causado no Sistema Imunológico pode causar alterações no feto.

 

ATENÇÃO: após a utilização da combinação até desaparecerem os sintomas, esperar por 40 dias até o organismo eliminar o princípio ativo que permanece no organismo.

 

 

CONTATO

fale conosco, tire suas dúvidas, fale com os terapeutas, opine sobre os artigos e dê sua sugestão de conteúdo.

BIBLIOTECA/LINKOTECA SELECIONADA

Nosso objetivo é formar um banco de referências bibliográficas das diferentes Terapias Holísticas, para consulta de todos os interessados em mais detalhes sobre determinado assunto. Seria muito importante, e verdadeiramente interativo, se recebessemos sugestões , objetivando uma das finalidades do site Terapia de Caminhos que é compartilhar experiências e conhecimento. Clique aqui para acessar a terapia que deseja uma bibliografia selecionada para consultas.

"As opiniões emitidas nos textos do site são de exclusiva responsabilidade de seus autores".