- Ano VIII - nº 1 (65) - Dezembro 2013 /Janeiro de 2014.                           Direção: Osiris Costeira

FITOTERAPIA - Iára Vieira. - iarasovieira@gmail.com

Pesquisa sobre a Pueraria mirifica - 2ª Parte

 

Como vimos, o Estrógeno é um hormônio feminino e tem uma função importante que é o de construir um corpo feminino, ajudar a ter os seios fartos, cabelos bonitos, pele refinada e quadril e cintura modeladas. E a diminuição dos níveis desse estrógeno traz consequências visíveis e sintomas indesejáveis.  É na época da menopausa, que  sua produção interna em nosso organismo diminui muito, influenciada também pelo estresse mental e as mudanças do meio-ambiente.

 

No reino vegetal, também existe um tipo de hormônio que tem o mesmo efeito do Estrógeno e a eles dá se o nome de Phitoestrógenos.  Fitoestrogênios são substâncias encontradas naturalmente nas plantas com estrutura química semelhante com estrogênio. Eles não são hormônios e, portanto, não devem ser confundidos com hormônios sintéticos, ou mesmo os hormônios humanos Estrogênio.  Os efeitos dos fitoestrogênios sobre os tecidos incluem:

 

·     Aumento do tecido de gordura de mama

·     Aumentar o crescimento celular na epiderme

·     Síntese de colágeno (a estrutura principal de proteínas da derme)

·     Síntese de ácido hialurônico (componente principal implicado na hidratação   da derme)

·     Maximizar o fluxo de sangue e distribuição de estrogênio no tecido da mama, promover o desenvolvimento das características sexuais secundárias femininas, como seios.

 

Vou focar mais na planta  PUERARIA MIRIFICA pois as dúvidas e os mitos quanto à sua utilização são muitos.

 

A Pueraria mirifica é uma erva indígena tailandesa conhecida por "kwao kreu Kao" que vem sendo estudada cientificamente desde meados de 1930 por suas propriedades rejuvenescedoras.  Ainda hoje, na região norte da Tailândia, a Pueraria Mirifica é triturada e misturada com mel sendo utilizada como alimento para a beleza e é comida ao natural para a manutenção da saúde e revigoramento físico.

 

A Puerariam mirifica além de ajudar grandemente as pessoas do sexo feminino, também tem demonstrado excelentes resultados ao sexo masculino.

A Pueraria mirifica é considerada um adaptogênico. No dia-a-dia, a Pueraria ajuda o organismo a se adaptar aos ataques vindos na forma de poluição, alimentação ruim, ataques de radicais livres entre outros agentes que deterioram a saúde da pele, órgãos e tecidos.

A Pueraria mirifica é 100% natural e contém pelo menos 13 elementos químicos conhecidos como "Phytoestrógenos" que tem sido apontados em várias pesquisas devidos aos benefícios como:

 

- anti-cancerígeno para os seios

- anti-cancerígeno para a próstata

- anti-cancerígeno para o colo-retal

- ajuda a reduzir o colesterol e melhora as condições cardiovasculares

- anti- osteoporose


É utilizada no tratamento de reposição hormonal feminino, já que contém alta concentração de fitoestrogênios como Puerarin e o Miroesterol (que não existem na soja), e que reforça o funcionamento dos hormônios femininos e auxiliando na manutenção da beleza. Diz-se que o Miroesterol permite uma atividade muito maior que a Isoflavona (da soja), além disso, atua diretamente nas células fibrosas ajudando a manter uma pele mais viçosa e elástica. 

 

O teste em humanos, como alimento suplementar ou funcional, mostrou seus efeitos estrogênicos claramente nos testes, a pele, inclusive a reforma nos cabelos, seios mais firmes, e a possibilidade de induzir o aumento dos seios. 

 

Perceberam?  Apenas a possibilidade de aumento de seios.

 

Porém deve-se tomar muito cuidado ao comprar algum produto à base de pueraria pois existem vários gêneros, mas somente a Pueraria Mirifica é reconhecida por seus benefícios à saúde e beleza tanto do homem como da mulher.

 

Apresenta indicação para quem tem estresse mental, sofre dos sintomas da menopausa e prevenção de queda de cabelos, osteoporose e revigoramento sexual, e claro, para as pessoas que desejam manter uma condição de saúde melhor, mesmo com a idade avançada. Além disso, atua diretamente nas células fibrosas ajudando a manter uma pele mais bonita e mais elástica trazendo uma aparência mais jovem.


Benefícios para Mulheres:

- Manutenção das características sexuais femininas.

- Revigora o corpo e a mente e elimina a perda energética

- Sintomas e consequências da TPM

- Ajuda a controlar desordem comportamental da menopausa.

- Aumenta e enrijece os seios, firma os seios.
- Auxilio contra a síndrome da menopausa.
- Ajuda a controlar desordem da menopausa.
- Melhora a secreção vaginal

- Melhora a menstruação.
- Aumenta ou enrijece os seios.
- Nutre a condição da pele, especialmente em volta dos seios.
- Anti-cancerígeno para os seios.
- Melhora a saúde sexual da mulher e a libido.
- Auxilia na prevenção  da síndrome da menopausa.
- Anti-cancerígeno para o colo-retal.
- Ajuda a reduzir o colesterol e melhora as condições cardiovasculares
- Combate a queda prematura dos cabelos.
- Ajuda no renascimento dos cabelos, fortalecendo-os e escurecendo-os.
- Aumenta os níveis de energia do corpo dando mais vigor e facilitando os movimentos.
- Na prevenção da osteoporose.
- Estimula a circulação sanguínea.
- Melhora a memória.
- Melhora o apetite.
- Faz a aparência da pele mais bonita e jovem.
- Propriedades anti-idade, reduz as rugas, face mais radiante.
- Alivia problemas de catarata.
- Ovários policísticos, e menopausa (no caso de mulheres).

- Estimula o desenvolvimento das células mamárias, aumentando os seios preenchendo os dutos que conectam ao bico.

- Aumenta o tecido adiposo e ligamentos em volta dos seios que prove suporte e a forma irrigando os dutos existentes no interior dos seios, finalizam-se nos lóbulos, resultando no preenchimento e na firmeza.


Para Homens e Mulheres:

- Rejuvenesce o corpo e mantém os níveis de disposição física (vigor) em alta.

- Anti-cancerígeno para a próstata (para homens)

- Anti-cancerígeno para o colo-retal

- Ajuda a reduzir o colesterol e melhora as condições cardiovasculares

- Combate a queda prematura dos cabelos.

- Ajuda no renascimento dos cabelos, fortalecendo-os e escurecendo-os.

- Aumenta os níveis de energia do corpo dando mais vigor e facilitando os movimentos!

- Estimula a circulação sanguínea

- Melhora a memória.

- Melhora o apetite.

- Faz a aparência da pele mais bonita e jovem.

- Propriedade antienvelhecimento.

- Alívio para as desordens do sono.

 

A Pueraria vem conquistando os homens devido a auxiliar no combate a queda de cabelos que é comum nos homens devido a alguns fatores, sendo os principais:

- Hereditariedade

- Alterações Hormonais

- Hipotireoidismo, hipertireoidismo,

- Fatores externos - secadores, chapinhas, etc.

- Carência Nutricional - alimentação pobre em vitaminas do complexo B, zinco, ferro e proteínas.

 

Período para o aparecimento dos resultados:

 

Os resultados são visíveis em períodos muito curtos (de 3 a 8 semanas) dependendo da

pessoa.

A resposta para a Pueraria mirifica varia de pessoa para pessoa dependendo de sua condição fisiológica e genética. Por esta razão 10 % das testadas não responderam ao tratamento.  Outras demonstraram um aumento por mês, em até 2 a 3 meses de duração, até atingir o pico.  Algumas pessoas obtiveram 2.5 cm em apenas 5 dia. Pessoas que tem os seios maiores mostraram resultados mais rápidos. Pessoas com seios menores reagiram mais demoradamente e precisaram de mais tempo para atingir o pico.


O phytoestrógeno irá agir no hormônio feminino, entretanto, em pessoas de idade avançada tomando doses pequenas irá nutrir o corpo independentemente do sexo.


Doses: Em algumas pesquisas clínicas, a ingestão após o café da manhã e antes de ir dormir nutrirá o corpo e o ajudará a manter boa saúde da pele e das condições dos cabelos e fortalecerá os ossos.

E isto é bom para pessoas de qualquer idade.

Em doses baixas não haverá efeito significativo no aumento dos seios.

A ingestão de Pueraria mirifica aumenta a sensibilidade dos seus seios antes ou depois dos seios aumentarem de tamanho. O processo de aumento continuará até um nível mesmo após interromper o consumo.  Após atingir o pico o efeito da continuação do uso do produto focará na firmeza do busto.

Para o crescimento dos seios o tipo pomada dá resultado mais rápido e como só é aplicado nos seios, só haverá resultados no local, sem maiores resultados no resto do corpo.

Normalmente a cápsula é usada para nutrição, promoção da saúde e em quantidades maiores, aumento dos seios, e a pomada só é usada para o aumento dos seios.

Ao ingerir as cápsulas em quantidades maiores para promover o crescimento dos seios, a sensação poderá ser a mesma de quando sua menstruação está vindo, então se você experimenta dor de cabeça e dor de estômago durante este período, enquanto estiver tomando as cápsulas você poderá ter os mesmos sintomas. Assim, os fabricantes aconselham que tomem a metade das cápsulas indicadas na prescrição do seu produto e, deste modo, você estará regulando o nível de hormônio mais gradualmente em seu corpo, e quando você não sentir mais nenhum dos sintomas depois de tomar as cápsulas você pode aumentar para a quantidade indicada no produto.

Os sintomas duram em média somente de 3 a 4 dias.

Geralmente, mulheres com seios maiores apresentam resultados visíveis mais rápidos, e mulheres com seios menores, um resposta inicial mais demorada. Anti-cancerigeno para os seios. O aumento dos seios terão maior eficiência com o consumo de cálcio dos alimentos e de algas como o Lithotânium. É utilizada para o tratamento da menopausa e dos distúrbios relativos à diminuição dos níveis de estrogênio do organismo.  Também estimula a produção de colágeno.

 

Pesquisando testes científicos foram relatados ainda: diminuição da dor mamária, recuperação na pele, cabelos mais saudáveis, aumento na secreção vaginal, e a restauração da potência feminina em alguns casos, menstruação mais saudável, seios mais firmes, seios maiores, e aumento dos quadris. Algumas pessoas afirmaram que os seus níveis de colesterol no sangue também diminuiram.

 

Algumas mulheres relataram suspensão de menstruação enquanto faziam uso da Pueraria.

 

Deve ser utilizada sob orientação médica pelos pacientes portadores de distúrbios do colágeno e pacientes com problemas de hipoglicemia.

 

Posologia: 1 cápsula de 500mg 2x ao dia

  

Recomendações: o aumento  do seio será eficaz quando existir um fornecimento de cálcio a partir dos alimentos. Portanto, ingerir alimentos ricos em cálcio ou beber leite durante a aplicação de PUERARIA MIRIFICA é recomendado.

 

Contra-indicações: Pueraria Mirifica é desaconselhável para pessoas que têm problemas com hipertireoidismo ou doença da tireóide, ovário e útero, doenças, tumor ou câncer de mama.  Mulheres grávidas ou amamentando e adolescentes mais jovens que 18 anos não devem ingerir Pueraria Mirifica.

 

Advertências

Nunca compre medicamento por conta própria ou por ter visto anúncio na internet.

Pessoas com hipersensibilidade à substância não devem ingerir o produto.

Em caso de hipersensibilidade ao produto, recomenda- se descontinuar o uso e consultar o médico.

Não use o medicamento com o prazo de validade vencido.

Manter em temperatura ambiente (15 a 30ºC).

Proteger da luz, do calor e da umidade. Nestas condições, o medicamento se manterá próprio para o consumo, respeitando o prazo de validade indicado na embalagem.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica.

O uso do medicamento durante o período de amamentação também não é recomendado.

 A resposta varia de pessoa para pessoa e deve-se levar em consideração as suas condições fisiológicas e o fundo genético. 

Pueraria mirifica não deve ser utilizado por crianças, mulheres mais jovens do que 20 anos, mulheres que fazem uso de anticoncepcionais ou terapia de reposição hormonal, mulheres com cistos de mama, ovário ou útero ou com câncer e mulheres grávidas e lactantes. 

 

Consultas Bibliográficas:

Teske, M; Trentini, AM - Herbarium Compêndio de Fitoterapia. Herbarium. Curitiba. 1994; Alonso, JR - Tratado de Fitomedicina. 1ª edição. Isis Ediciones. Buenos Aires. 1998 (obra que cita as referências mostradas nos itens Indicações e Ações Farmacológicas/ Toxicidade e Contra-indicações); Herborista Produtos Naturais Ltda. – Guia Terapêutico.

 

 

 

CONTATO

fale conosco, tire suas dúvidas, fale com os terapeutas, opine sobre os artigos e dê sua sugestão de conteúdo.

BIBLIOTECA/LINKOTECA SELECIONADA

Nosso objetivo é formar um banco de referências bibliográficas das diferentes Terapias Holísticas, para consulta de todos os interessados em mais detalhes sobre determinado assunto. Seria muito importante, e verdadeiramente interativo, se recebessemos sugestões , objetivando uma das finalidades do site Terapia de Caminhos que é compartilhar experiências e conhecimento. Clique aqui para acessar a terapia que deseja uma bibliografia selecionada para consultas.

"As opiniões emitidas nos textos do site são de exclusiva responsabilidade de seus autores".