- Ano I - nº 11 - Outubro de 2007.                                                                              Direção: Osiris Costeira

ALIMENTAÇÃO - Evandro Gomes Garcia.

Intoxicação geral.

Sem dúvida, o corpo humano é a estrutura orgânica mais perfeita que existe. Desde a primeira de suas células mais simples até a rede mais complexa de DNA, passando por todos os seus sistemas e suas respectivas funções, tudo é simplesmente magnífico, divino.

É de se imaginar que tamanha perfeição não pode ter sido projetada para durar apenas sessenta, setenta ou oitenta anos, caso contrário seríamos seres muito mais simples, infinitamente menos complexos.

Nossos antepassados, e isto nos comprovam os livros científicos e a própria bíblia, viveram muito mais que nós, não sendo raro ultrapassarem os cento e cinqüenta anos. Entretanto, como dito anteriormente (ver artigos anteriores), o ser humano enveredou por caminhos extremamente perigosos em termos de alimentação, transformando praticamente tudo aquilo que ingere em lixo para o corpo físico.

Para a construção de um espírito forte, lúcido, claro, há necessidade de uma boa base, sólida, saudável e esta base, sem dúvida, é o corpo. No dizer da terapeuta alimentar Conceição Trucon, nele tudo começa e termina e o descaso para com ele e sua linguagem, acaba por nos causar algum tipo de dor, seja ela emocional, física ou espiritual.

É preciso entender que a saúde é um estado de equilíbrio que se conquista dia após dia, resultando na experiência da longevidade com qualidade, isto é, conquistarmos o tempo de vida sem que ele nos pese.

Este equilíbrio revela-se quando aquilo que ingerimos, seja em qualidade e quantidade, não ultrapassa aquilo que eliminamos ou transformamos em energia. Quando esta balança pende para o lado do acúmulo de substâncias tóxicas derivadas de um metabolismo mal realizado, os sintomas da intoxicação se manifestam, avisando que alguma coisa está errada.

Nem sempre damos ouvidos à voz do nosso organismo que, muitas vezes, nos berra sintomas os mais variados, desde uma pequena dor nos joelhos a, em determinados casos, um forte estresse emocional. Aliado a tudo isso, existe ainda uma cobrança social que nos força a ver e ouvir coisas totalmente em desacordo com o padrão de vida que, certamente, gostaríamos de ter.

Todos estes fatores podem levar a um estado de insatisfação, exaustão, insegurança, irritação e tristeza. A sobrecarga diária de toxinas físicas, mentais, visuais e auditivas mina nossa disciplina, drena a nossa energia, tirando nossa esperança e, muitas vezes, nossa vontade de viver.

Como se não bastasse, vendados por este estado de letargia física e emocional, muitos de nós projetamos nossas insatisfações na comida, geralmente na de pior qualidade: gordurosa, açucarada, industrializada, refinada, cheia de conservantes químicos, etc. Mesmo o ar que se respira e a água que se bebe estão contaminados por substâncias tóxicas.

Cada vez mais diminui a energia vital, a lucidez, a agilidade física e mental e ficamos completamente “emburrecidos”, sedados, incapazes de escutarmos nosso próprio coração e nosso corpo gritando para que paremos um pouco e avaliemos onde queremos chegar com tudo isto.

É preciso que se faça alguma coisa. Tudo aquilo que entra em nosso organismo e nos prejudica, tem que ser expurgado, expelido. Não se pode reter aquilo que é ruim. É preciso desintoxicar !!!

Tirar todo o lixo, limpar o sangue, as vísceras, todos os órgãos; exercitar corpo e mente, resgatando uma alimentação mais simples, pura, capaz de devolver nossa energia vital e nosso bem-estar.

Não pensem que é fácil. Desintoxicar-se é uma atitude corajosa e demanda disciplina e força de vontade, entretanto os resultados são maravilhosos e visíveis, bastando para tanto, olhar-se no espelho.

É preciso que se coloque a auto-estima em primeiro plano a fim de se estabelecer um plano de metas e motivações que nos ajudem a trilhar este caminho. É uma verdadeira transformação e, como ensina Conceição Trucon, podemos abordar esta transformação por várias frentes, entretanto cuidar do corpo físico é primário, já que ele é um instrumento que padece, ao ver cristalizados na forma de doenças todos os enganos e ignorâncias que nos permitimos realizar.

Nos próximos artigos, falaremos mais profundamente sobre desintoxicação, tentando dar a todos uma noção de como realizar esta fantástica tarefa.

Até o próximo artigo e tenham todos um bom caminho !!!

CONTATO

fale conosco, tire suas dúvidas, fale com os terapeutas, opine sobre os artigos e dê sua sugestão de conteúdo.

BIBLIOTECA/LINKOTECA SELECIONADA

Nosso objetivo é formar um banco de referências bibliográficas das diferentes Terapias Holísticas, para consulta de todos os interessados em mais detalhes sobre determinado assunto. Seria muito importante, e verdadeiramente interativo, se recebessemos sugestões , objetivando uma das finalidades do site Terapia de Caminhos que é compartilhar experiências e conhecimento. Clique aqui para acessar a terapia que deseja uma bibliografia selecionada para consultas.

"As opiniões emitidas nos textos do site são de exclusiva responsabilidade de seus autores".