- Ano II - nº 5(17) - Maio de 2008.                                                                     Direção: Osiris Costeira

ARTETERAPIA - Marcia Oliveira Tavares.

Criatividade, Singularidade e Evolução.

Todo processo artístico tem a possibilidade de propiciar a revelação da nossa interioridade, propiciando o desbloqueio de padrões limitadores, ajudando na prevenção, promoção e recuperação da saúde biológica, psíquica, emocional e espiritual, como também contribuindo para desenvolver todos os nossos potenciais, que foram sufocados através dos anos pelas pressões familiares e sociais, que represaram nossa sensibilidade e habilidades.

A Arteterapia é um processo terapêutico que busca promover a saúde integral, através da expansão da criatividade, propiciando a liberdade da expressão simbólica, mobilizando o cliente para o mundo das emoções, clareando a mente e iluminando o espírito, levando o indivíduo a dimensões mais profundas do Ser, rumo a sua individuação, que é o processo de tornar-se inteiro.

Com base na psicologia analítica de Carl G. JUNG (1981), que afirma que a “arte é a expressão mais pura que há para demonstração do inconsciente de cada um...”, a Arteterapia realiza sua função terapêutica ao facilitar a migração de um conteúdo inconsciente rumo à consciência, através das diversas estratégias artísticas (desenho, pintura, colagem, escultura, escrita criativa, mosaico...), cada uma com sua propriedade terapêutica, viabilizando a comunicação mais pura do Self, a expressão a alma.

Ao incrementar o desenvolvimento e ampliação da expressividade, propicia o resgate da auto-estima, confiança, favorecendo a reconstrução da personalidade, através do encontro de aspectos desconhecidos do Self, realizando a comunicação entre consciente e inconsciente.

A origem dos transtornos psíquicos está na dificuldade da consciência de integrar conteúdos do inconsciente. Ao gerarmos imagens permitimos que a energia psíquica plasme símbolos, dando forma, muitas vezes, ao que é inexprimível por palavras, extravasando o que arde no interior.

Ao viabilizar através do fazer artístico que a energia psíquica seja constelada pela via simbólica, permite ao indivíduo entrar em contato com facetas desconhecidas de si mesmo, confrontá-las e à medida que as desdobrar e compreender, ver facilitado o processo de reconstrução de sua própria subjetividade.

Ao ser acionado, o símbolo desperta novos rumos, ativando visceralmente a necessidade de comportamentos diferentes dos habituais, posto que a troca de energia com os elementos, a percepção do desenvolvimento adquirido através do manuseio dos diferentes materiais, facilita que haja a estruturação de um novo campo psicológico.

Estas estratégias, além de aliviarem tensões, nos ajudam na percepção do leito do rio, com todas as pedras e cascalhos por onde o Self flui, contribuindo para compreensão e assimilação do trajeto das águas, ou seja, entendendo melhor o fluir de nossa energia psíquica.

Importante ressaltar que sendo a Arteterapia transdisciplinar, permite a utilização não só de linguagens plásticas, como sonoras, musicais, poéticas e corporais, pois cada movimento traz consigo uma emoção.

Cada ser humano encerra uma identidade corporal e motora, sendo que muitos não têm percepção do próprio corpo. Muitas vezes, um movimento ou um gesto pode contribuir para a percepção das pulsões internas devendo o arteterapeuta estar apto para adequar às vivências de acordo com a exigência das situações, ajudando na reintegração corpo-mente-espírito.

Assim, através do contato das mãos e do encontro de materiais como papéis, pincéis, tesouras, tintas, argila, pastéis, cola, recortes, bolas, panos, agulhas, linhas e lãs, instrumentos musicais, meditação, dança, etc, poderá ser tecida uma nova forma de ser e estar no mundo, com novas cores, outros sons e menos nós, trazendo um caminhar mais flexível, leve e consciente de si mesmo.

Somos seres criativos e quanto mais usamos o rio da criatividade, através da arte, mais nos abrimos a força da energia universal.

Ampliando a expressividade, libertamos potencialidades evoluindo e reafirmando a singularidade de cada um.

CONTATO

fale conosco, tire suas dúvidas, fale com os terapeutas, opine sobre os artigos e dê sua sugestão de conteúdo.

BIBLIOTECA/LINKOTECA SELECIONADA

Nosso objetivo é formar um banco de referências bibliográficas das diferentes Terapias Holísticas, para consulta de todos os interessados em mais detalhes sobre determinado assunto. Seria muito importante, e verdadeiramente interativo, se recebessemos sugestões , objetivando uma das finalidades do site Terapia de Caminhos que é compartilhar experiências e conhecimento. Clique aqui para acessar a terapia que deseja uma bibliografia selecionada para consultas.

"As opiniões emitidas nos textos do site são de exclusiva responsabilidade de seus autores".