- Ano XI - nº 2 (78) - Abril / Julho 2017.                           Direção: Osiris Costeira

Abaixo estão em destaque os artigos da edição do mês. Clique sobre o título do artigo para visualizar todo o seu conteúdo. Caso queira visualizar os artigos dos meses anteriores, clique ao lado sobre a chamada do mês correspondente.

 

ASSUNTO EM DESTAQUE - Caminhos das Terapias

Osiris Costeira

NOOSSOFROLOGIA

Segundo o Frei Albino Aresi, criador da Noossofrologia, ou Método de Terapia Noossofrológica, ao termo “sofrologia” (do grego sos, abreviação de sophronizein, caminhar ao equilíbrio das paixões; e phren, psiquismo biofisiológico), foi acrescentado “noos” (do grego nóos, inteligência, espírito, razão), resultando “noossofrologia”, ou seja, o tratado sobre a unidade do ser humano, em suas dimensões noológica, biológica e fisiológica.

Segundo a Noossofrologia o ser humano possui três dimensões: a psicofisiológica, a psicobiológica e a psiconoológica. O antecedente “psíco”, ainda segundo o Frei Albino Aresi, é usado para expressar que o fisiológico, como também o biológico ou o noológico puros não existem, em sendo apenas uma dimensão da totalidade humana...»

CAMINHOS DA MENTE

Ricardo de Lima Costeira

FOCO

Existe um ditado, bem conhecido da maioria que diz: “O que você foca, expande”. Simples matemática. Quanto mais você foca nas coisas que quer, mais destas coisas se manifestam em sua vida. O reverso também é verdadeiro. Quanto mais você foca nas coisas que não quer, mais destas coisas se manifestam em sua vida.

O problema é que 90 % das pessoas vivem numa “MATRIZ DE MEDO”, onde são programadas para temer a tudo, incluindo sucesso, fracasso, problemas de saúde, de dinheiro, de relacionamentos – e a lista continua infinitamente. Além de tudo que acontece em suas vidas, elas adicionam aos seus medos os dramas locais e globais, deixando-se influenciar, tornando-se parte destes eventos.

Esse bombardeio de informação negativa, leva as pessoas a desistir de seu poder de criar a vida que desejam, enquanto SUBCONSCIENTEMENTE criam exatamente o oposto daquilo que querem. Elas manifestam seus pesadelos, através de sentimentos de ansiedade e medo, acreditando em algo que “poderia” ocorrer. Vivem uma profecia que está prestes a se manifestar e que...» 

MED. TRAD. CHINESA

Osiris Costeira

Terapêuticas: QIGONG e ZHAN ZHUANG

QiGong (氣功) ou Chi Kung é um termo de origem chinesa que se refere ao trabalho ou exercício de cultivo da energia. Estes exercícios têm a finalidade de estimular e promover uma melhor circulação de energia CHI (energia vital) no corpo.

O Chi Kung não foi criado por um único indivíduo e resulta de milhares de anos de experiências dos chineses (em contato com os indianos, a partir da técnica Pranayama) no uso da energia para tratar doenças, promover a saúde e a longevidade, melhorar as habilidades de luta, expandir a mente, alcançar diferentes níveis de consciência e desenvolver a espiritualidade.

As diversas técnicas de Chi Kung desenvolveram-se separadamente em diversos locais da China, mas em muitos casos se influenciaram mutuamente.

Derivado de técnicas milenares conhecidas como Tao Yin, o Chi Kung como é praticado nos dias de hoje remonta à época da Dinastia Han (206 AC - 220 DC), quando começou a ser sistematizado.

O próprio termo...» 

FITOTERAPIA

Iára Vieira

UMA PROPOSTA NATURALISTA

Nos dias de hoje, o que muito preocupa é ver a quantidade de pessoas, principalmente mulheres,  fazendo uso indiscriminado de ansiolíticos e antidepressivos, muitas vezes sem indicação médica e que acabam desenvolvendo dependência física e psíquica destas medicações.

A automedicação já é a maior causa da dependência física e psíquica, mesmo sendo remédios controlados.

Os ansiolíticos benzodiazepínicos quando utilizados por alguns meses podem levar às pessoas a um estado de dependência. Como consequência, sem a droga o usuário passa a sentir muita irritabilidade, insônia excessiva, sudorese, dor pelo corpo todo, podendo, nos casos extremos, apresentar convulsões.  Também  podem causar tolerância (com o passar do tempo, a pessoa  tem que aumentar a dose para sentir o mesmo efeito que fazia anteriormente). 

Os ansiolíticos produzem uma depressão da atividade do nosso cérebro que se caracteriza por:

1) diminuição de ansiedade;

2) indução de sono;

3) relaxamento...» 

CONVERSAS AO REDOR DO FOGO

Osiris Costeira

Os Sonhos Sonhados Dormindo e Acordado - 2ª Parte

Enfim, Pasárgada à Vista

 

Mas, sejam os sonhos "sonhados" no sono iniciados aqui ou ali do encéfalo, permita-se ou não imaginar atividade igual nos animais, seja, inclusive, colorido, preto e branco ou variável, como cita Huxley, é outro tipo de sonho - o sonho sonhado acordado - que acompanha o Homem em todos os seus "mundos".

Constrói e os devasta com a mesma onipotência e onisciência de um pequeno deus; revive as vicissitudes  e frustrações emocionais da luta quotidiana pela sobrevivência.

Consegue o Homem, através de sua imaginação dirigida, a satisfação do Princípio do Prazer que tem as suas "fomes" como qualquer das demais necessidades humanas...»

 

BIBLIOTECA/LINKOTECA SELECIONADA

Nosso objetivo é formar um banco de referências bibliográficas das diferentes Terapias Holísticas, para consulta de todos os interessados em mais detalhes sobre determinado assunto. Seria muito importante, e verdadeiramente interativo, se recebessemos sugestões , objetivando uma das finalidades do site Terapia de Caminhos que é compartilhar experiências e conhecimento. Clique aqui para acessar a terapia que deseja uma bibliografia selecionada para consultas.

 

 

 

"As opiniões emitidas nos textos do site são de exclusiva responsabilidade de seus autores".

Mapa de acessos ao site por localização geográfica