- Ano XI - nº 3 (79) - Agosto / Novembro 2017.                           Direção: Osiris Costeira

Abaixo estão em destaque os artigos da edição do mês. Clique sobre o título do artigo para visualizar todo o seu conteúdo. Caso queira visualizar os artigos dos meses anteriores, clique ao lado sobre a chamada do mês correspondente.

 

ASSUNTO EM DESTAQUE - Medicina Tradicional Chinesa

Osiris Costeira

Diagnóstico: A Língua

Uma língua de compleição normal deve ser vermelho-claro, brilhosa, úmida, não pequena nem envelhecida e com movimentos ágeis. A saburra deverá ser pouco espessa e de cor clara.

O que primeiro é observado na língua é a sua coloração como um todo. De modo geral, nesta observação, vemos o estado do Sangue (Xue) no indivíduo.

Uma língua rosada, com uma umidade normal e uniforme é considerada como um sinal de saúde. Uma língua pálida indica uma deficiência do Xue em nutrir o corpo. Neste caso, ou o Xue não está sendo gerado corretamente, por alimentação insuficiente, por exemplo, ou a Energia (CHI/QI) está muito fraca, tornando-se incapaz de fazer o Xue chegar nas extremidades do corpo...»

TERAPIAS DO CORPO

Osiris Costeira

DO-IN

Técnica de massagem desenvolvida com a finalidade de preservar ou recuperar a saúde mediante a pressão exercida com os dedos sobre determinados pontos do corpo humano, pontos esses que correspondem aos pontos utilizados pela Acupuntura para fluir a energia ao longo dos meridianos.

Segundo o Professor Juracy Lopes Cançado, o grande divulgador do Do-In no Brasil, em seu livro sobre primeiros socorros, “ ... ele é uma espécie de tratamento de primeiro socorro para certos males, pois que o próprio paciente pode aplicar a massagem, que consiste, basicamente, no emprego de dois tipos de toque: Sedação (pressão contínua) e Estimulação (pressão alternada), tonificação.”

E o Professor Cançado completa: “Em linhas gerais, o Do-In é uma massagem que pode ser feita pela própria pessoa como terapêutica emergencial para males que vão desde dores agudas (garganta, sinus, cabeça etc.) a pequenos males como dor de barriga, enjôo ou prisão de ventre...» 

CAMINHOS DA MENTE

Ricardo de Lima Costeira

AÇÃO

Visualização, foco e ação caminham juntos. Da mesma maneira que sua mente, têm de estar em harmonia para manifestar seus desejos, essas atitudes precisam ser usadas em conjunto, para que o que deseja se materialize. E isso tudo acontece no presente, tomando forma no momento em que decide realizá-las.

Pense no momento presente como seu ponto de poder, porque este é o único momento em que pode exercê-lo. Para a maioria das pessoas, o momento presente existe apenas como um conceito mental.

Portanto, como saber se estamos vivenciando o momento presente?

Que evidência há de que ele é real?

Considere isto: todas as suas esperanças futuras e memórias do passado ocorrem neste momento. O momento presente é o único ponto onde tudo se alinha e toma forma.

Aonde a vida começa e onde termina?

Aonde causa e efeito têm seu lugar?

Aonde você encontra...» 

PSICOSSOMÁTICA

Iára Vieira

CAMINHOS DA PSICOSSOMÁTICA

Encerraremos nosso ano de 2017 falando sobre a psicossomática, sua origem, seu campo de atuação pois recebi alguns emails perguntando sobre “mas afinal, o que é psicossomática? Para que serve?”  Tenho um hábito, aprendido há muitos anos, através de alguns professores dos quais muito me orgulho e me serviram de espelho até hoje. “Para algum assunto ser compreendido é necessário algum acompanhamento ao longo da história

Achei interessante, pois falaremos muito sobre psicossomática ao longo do  próximo ano.

Construí meu caminho profissional tendo como base as teorias de três personalidades  muito importantes para a humanização da medicina e que deixaram as bases para a construção das muitas terapias holísticas que utilizamos, eles foram:

HIPÓCRATES (460 - 377 a. C.), um divisor da história da medicina, seus métodos de investigação das enfermidades promoveram um "corte" que irrompe na história do pensamento. Estabeleceu-se um conhecimento científico do homem, a verdadeira medicina científica.  Hipócrates publicou uma obra intitulada CORPUS, que revolucionou o método em medicina...» 

CONVERSAS AO REDOR DO FOGO

Osiris Costeira

Chico Xavier, O Mestre do Espiritismo Brasileiro

Kardecismo ou Espiritismo surgiu em Hydesville, nos Estados Unidos, com as irmãs Margaret e Kate Fox. As duas eram ainda crianças quando, em 31 de março de 1848, aconteceram as primeira manifestações espíritas. Ruídos de pancadas foram ouvidos na casa da família Fox. Depois, móveis passaram a mover de uma parte para a outra. 

Kate e Margaret criaram um sistema de comunicação com o suposto espírito. As notícias do fenômeno se espalharam e sessões espíritas começaram a ser realizadas por toda a parte, tanto nos Estados Unidos quanto na Europa.

Contudo, nascido na realidade com a publicação de O Livro dos Espíritos de Alan Kardec, o Kardecismo/Espiritismo se estruturou a partir de diálogos estabelecidos com espíritos desencarnados que, se manifestando por meio de médiuns, discorreram sobre temas científicos, religiosos e filosóficos sob a ótica da moral cristã, ou seja, tendo por princípio o amor ao próximo, trazendo à luz novas perspectivas sobre diversos temas de grande relevância filosófica e teológica...»

 

BIBLIOTECA/LINKOTECA SELECIONADA

Nosso objetivo é formar um banco de referências bibliográficas das diferentes Terapias Holísticas, para consulta de todos os interessados em mais detalhes sobre determinado assunto. Seria muito importante, e verdadeiramente interativo, se recebessemos sugestões , objetivando uma das finalidades do site Terapia de Caminhos que é compartilhar experiências e conhecimento. Clique aqui para acessar a terapia que deseja uma bibliografia selecionada para consultas.

 

 

 

"As opiniões emitidas nos textos do site são de exclusiva responsabilidade de seus autores".

Mapa de acessos ao site por localização geográfica