- Ano IV - nº 2(30) - Janeiro de 2010.                                                    Direção: Osiris Costeira

Abaixo estão em destaque os artigos da edição do mês. Clique sobre o título do artigo para visualizar todo o seu conteúdo. Caso queira visualizar os artigos dos meses anteriores, clique ao lado sobre a chamada do mês correspondente.

RESPIRAÇÃO

Laeticia Ju. de Andrade

A Importância e o Valor da Respiração

O corpo físico é nosso campo animal. Sabemos que a respiração do animal é perfeita, assim como sua distribuição de peso. Todo animal nasce com consciência corporal instintiva. Ele nasce completo. Porém, o animal se mantém sempre na sua natureza própria. A cobra é perfeita na sua natureza e no seu movimento, mas jamais terá a habilidade do macaco.

Aprendemos em Gathas (Leituras Sagradas), através de Hazrat Inayat Khan (Fundação Educacional e Editorial Universalista, de Porto Alegre) que “É pelo poder da respiração que os animais vão em busca do alimento, através da respiração eles percebem o que devem e o que não devem comer, através da respiração os animais carnívoros procuram a sua presa. É através da respiração que certos animais...»

TANTRA

Tanya Althea

Ser e Ação

“O Tantra acredita no Ser, e não na ação ou no caráter, porque uma vez que o ser seja transformado, as suas ações são transformadas. Essa é a única maneira de mudar as suas ações. Quem já foi capaz de mudar diretamente as suas ações? Você pode apenas fingir.”

“Se você estiver com raiva e quiser mudar a sua ação, o que você fará ? Você reprimirá a raiva, mostrará uma face falsa e terá de usar uma máscara. Se você tiver sexualidade, o que você fará para mudá-la? Você poderá fazer um voto de castidade e pode fingir, mas no fundo o vulcão continua. Você estará sentado sobre um vulcão que poderá entrar em erupção a qualquer momento e estará constantemente tremendo e com medo.”

“Você já observou os pretensos religiosos? Eles estão sempre com...»

TERAPIA DO SOM

Osiris Costeira

O Som Misterioso do Didgeridoo

O som representa para o Homem uma das formas mais antigas de contato com as suas Divindades, representando um elo de comunicação direta e imediata com o qual “dialoga” com as mais diversas manifestações de seus deuses.

E esta sonorização é produzida pela voz humana, através de cânticos e mantras, e pelos mais variados instrumentos sonoros, quer emitam sons harmônicos de melodia ou sejam tão somente de percussão.

Além dos aspectos divinatórios alcançados com o som, este também é utilizado, plenamente, como recurso terapêutico desde épocas remotas, em que os xamãns ou pajés de antigamente eram um misto de sacerdote e curandeiro. Aliás, não é por acaso que Terapia significa, em grego, “Servir a ... »

CONTATO

fale conosco, tire suas dúvidas, fale com os terapeutas, opine sobre os artigos e dê sua sugestão de conteúdo.

BIBLIOTECA/LINKOTECA SELECIONADA

Nosso objetivo é formar um banco de referências bibliográficas das diferentes Terapias Holísticas, para consulta de todos os interessados em mais detalhes sobre determinado assunto. Seria muito importante, e verdadeiramente interativo, se recebessemos sugestões , objetivando uma das finalidades do site Terapia de Caminhos que é compartilhar experiências e conhecimento. Clique aqui para acessar a terapia que deseja uma bibliografia selecionada para consultas.

"As opiniões emitidas nos textos do site são de exclusiva responsabilidade de seus autores".