- Ano IV - nº 10(38) - Setembro de 2010.                                                                     Direção: Osiris Costeira

Abaixo estão em destaque os artigos da edição do mês. Clique sobre o título do artigo para visualizar todo o seu conteúdo. Caso queira visualizar os artigos dos meses anteriores, clique ao lado sobre a chamada do mês correspondente.

ASSUNTO EM DESTAQUE - TERAPEUTAS E TERAPIAS

Osiris Costeira

Wosien e as Danças Circulares Sagradas

Bernhard Wosien, bailarino e pedagogo da dança, alemão (1908-1986), foi o criador da metodologia e o grande divulgador das Danças Circulares Sagradas, a partir de sua pesquisa com as Danças Folclóricas e Étnicas da Europa Oriental, iniciada em 1952.

Nos últimos 25 anos de sua vida dedicou-se, integralmente, a pesquisar e a ensinar as danças de roda como pedagogia e terapia de grupo em instituições educacionais e clínicas nas áreas de Serviço Social e Terapia Ocupacional.

Em 1976, aos 68 anos de idade, Bernhard Wosien foi convidado a implantar as Danças Circulares Sagradas na Fundação Findhorn - Centro Internacional de Educação Transdisciplinar, fundada em 1962, na Escócia, convite absolutamente determinante para a expansão do movimento das Danças Circulares no mundo. ..»

 

BIOELETROGRAFIA

Jose Angelo Monteiro

A Foto Kirlian 

Se um elétron, por um motivo qualquer, se desprende do átomo, deixando de girar em torno do núcleo, e sai viajando livremente, entre os demais átomos do meio ambiente, recebe o nome de “elétron livre”.  Toda vez que um “elétron livre” volta a ser um elétron comum emite um “fóton de luz”, ou seja, produz luz, ilumina o ambiente.

Como resultado do metabolismo celular de nossos corpos, diversas substâncias químicas são liberadas e, no final, são exaladas sob a forma de gases e/ou vapores pelos poros da pele, como o suor, a uréia, etc, inclusive os feromônios...»

ENEAGRAMA

Therezinha Menescal

As Idéias Divinas e As Fixações Humanas

Entendendo o homem em seus aspectos humano e espiritual, o Eneagrama desvenda sua vida interior, sua psique e pode, então, compreender suas manifestações egóicas, enquanto ressalta sua origem espiritual no SER.

Assim, cada um de nós é entendido como uma parte deste Ser, uma face, um aspecto, dele captado por nossa alma individual, que guarda a lembrança daquela sua realidade expressa pelas chamadas Idéias Divinas.

Segundo este conceito, estas idéias foram “perdidas”, esquecidas no processo de estruturação do ego, gerando distorções...»

FITOTERAPIA

Iára Vieira

Ervas Femininas 3ª Parte

Concluindo nossa revisão das Ervas Femininas, plantas com rica atuação no aparelho ginecológico, gostaríamos de relacionar:

Aperta ruão

Indicação: age como diurética, adstringente, tônica do útero, antiinflamatória, antileucorréica.  O chá é diurético, adstringente e indicado para doenças das vias urinárias, na uretrite, utilizada no tratamento da blenorragia, combate hemorragias e em casos de cistite. Em banhos demorados, as folhas têm sido usadas nos casos de queda do útero e no tratamento de...»

 

CONTATO

fale conosco, tire suas dúvidas, fale com os terapeutas, opine sobre os artigos e dê sua sugestão de conteúdo.
 
BIBLIOTECA/LINKOTECA SELECIONADA

Nosso objetivo é formar um banco de referências bibliográficas das diferentes Terapias Holísticas, para consulta de todos os interessados em mais detalhes sobre determinado assunto. Seria muito importante, e verdadeiramente interativo, se recebessemos sugestões , objetivando uma das finalidades do site Terapia de Caminhos que é compartilhar experiências e conhecimento. Clique aqui para acessar a terapia que deseja uma bibliografia selecionada para consultas.

"As opiniões emitidas nos textos do site são de exclusiva responsabilidade de seus autores".