- Ano IV - nº 11(39) - Outubro de 2010.                                                                     Direção: Osiris Costeira

Abaixo estão em destaque os artigos da edição do mês. Clique sobre o título do artigo para visualizar todo o seu conteúdo. Caso queira visualizar os artigos dos meses anteriores, clique ao lado sobre a chamada do mês correspondente.

ASSUNTO EM DESTAQUE - CAMINHOS DAS TERAPIAS

Osiris Costeira

I CHING

Segundo a definição, muito apropriada, de Patricya Travassos, em seu “Alternativas de A a Z” (Aeroplano-SENAC, Rio de Janeiro, 2003), “É o livro mais antigo da humanidade. Pode-se dizer que ele contém o texto antes do texto, ou o “arquitexto”, porque foi escrito numa época em que não havia escritura na China.”

A mais importante tradução deste texto milenar está em “I Ching, o livro das mutações”, de 1923, traduzido por Richard Wilhelm para o alemão e prefaciado por C.G.Young.  Wilhelm traduziu o I Ching ao longo dos anos em que viveu na China, inclusive durante e invasão japonesa, quando a cidade em que estava foi cercada.  Teve o apoio de um velho e sábio taoísta, Mestre Lao Nai Hsuan, que morreu logo após ser concluída a tradução.. ..»

 

TERAPIA DO SOM

Marcela Ibarra

A Canção da Vida 

Neste artigo falaremos de outra ferramenta terapêutica utilizada na Terapia de Som, em que se permite criar e cantar o que o Dr. Mitchell Gaynor, em seu livro “Sons que curam”  (Gaynor, ML - Sons que Curam. Ed. Cultrix, São Paulo, Brasil, 2001), chamou de “A CANÇÃO DA VIDA”.

São canções que se compõem de sons parecidos com mantras, e que reúnem grupos de sílabas tão únicas e particulares como a própria carteira de identidade. E a união destas sílabas se realiza de forma pessoal, com a participação do terapeuta quando da primeira vez. Nesse momento pode-se usar algum aroma no ambiente, tentando fazer com que o paciente deixe....»

TANTRA

Thanya Althea

Energia Sexual Sagrada Masculina e Feminina

Antes de começar é  sempre bom lembrar que consideramos de suma importância o equilíbrio das energias feminina e masculina na Sexuali- dade.

Uma energia não se sobrepõe a outra, elas são complementares, necessárias, e seu equilíbrio é que nos leva a um estado de plenitude como Seres Humanos e pertencentes ao Universo.

As polaridades feminina e masculina, Yin/Yang, existem, são distintas, e é através delas que fazemos as trocas energéticas importan- tes à nossa energia vital e desenvolvimento como Seres Sagrados que somos, Deuses e Deusas.

A energia feminina atrai e movimenta a...»

LEITURA CORPORAL

Osiris Costeira

O Corpo Humano - O Grande Genoma

Os olhos exercem a função do “ver senso- rial” (visão emocional e afetiva) e refletem a capacidade de percepção e reconhecimento dos estímulos subliminares (visão sutil).

O olho direito percebe as situações externas, o “outro” e os efeitos da experiência externa sobre o indivíduo. Sua ativação favorece a compreensão mental (lógica) das imagens e mensagens assimiladas. Os estímulos captados auxiliam na estruturação dos pensamentos.  O olho esquerdo percebe o meio interno, os processos de auto-reconhecimento e os movimentos criados no externo, a partir da expressão e da atuação pessoal.

Esses aspectos...»

CONTATO

fale conosco, tire suas dúvidas, fale com os terapeutas, opine sobre os artigos e dê sua sugestão de conteúdo.
 
BIBLIOTECA/LINKOTECA SELECIONADA

Nosso objetivo é formar um banco de referências bibliográficas das diferentes Terapias Holísticas, para consulta de todos os interessados em mais detalhes sobre determinado assunto. Seria muito importante, e verdadeiramente interativo, se recebessemos sugestões , objetivando uma das finalidades do site Terapia de Caminhos que é compartilhar experiências e conhecimento. Clique aqui para acessar a terapia que deseja uma bibliografia selecionada para consultas.

"As opiniões emitidas nos textos do site são de exclusiva responsabilidade de seus autores".