- Ano V - nº 2 (42) - Janeiro de 2011.                                                                     Direção: Osiris Costeira

Abaixo estão em destaque os artigos da edição do mês. Clique sobre o título do artigo para visualizar todo o seu conteúdo. Caso queira visualizar os artigos dos meses anteriores, clique ao lado sobre a chamada do mês correspondente.

ENEAGRAMA

Therezinha Menescal

O Desenvolvimento do Ego

Para estar no mundo o Ser necessita do instrumento físico que é o corpo e de uma manifestação individual expressa pelo ego.  Precisamos, então, construí-lo e o fazemos a partir das interpretações que damos às primeiras impressões que o mundo nos causa.

O processo de estruturação do ego ocorre, então, em três etapas a partir do nascimento, começando pela perda do contato com nossa verdadeira natureza o que gera o adormecimento ou esquecimento do Ser no ponto 9 do Eneagrama quando o bebê, que tinha suas sensações, emoções e estados essenciais integrados, começa a perceber seu próprio corpo, seus limites e a existência de outros além dele...»

HOMEOPATIA

Iara Vieira

Lei da Homeopatia

 

A Teoria Homeopática se constitui, basica-mente, de uma Lei e Três Princípios Básicos.

Anterior à Hahnemann, Hipócrates defende o Princípio da “Vis medicatrix naturae”  - “Poder natural de cura” ou  Lei Natural de Cura, que diz que o organismo dispõe de recursos próprios para livrar-se, esponta-neamente, de estados mórbidos que começam a implantar-se nele.

Porém, se persistirem comportamento agressivo, pensamen-tos e desejos desarmônicos, a enfer-midade se agrava, superando o limiar de tolerância do orga-nismo e do poder de auto cura. Surgem os sintomas e sensações desagradáveis que sinalizam desequilíbrio da Energia Vital...»

TERAPIA EM VIDEO

Osiris Costeira

Hollywood deve um OSCAR a alguém

Nos últimos anos da década de 60, ainda acadêmico de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas, do Rio de Janeiro, estagiei em vários hospitais psiqui-átricos iniciando a minha formação profissional e na qual me especializaria ao longo da carreira de médico.

Dos hospitais em que trabalhei o Pronto Socorro Psiquiátrico do Hospital Pinel (logo depois de sua inau-guração) e o Centro Psiquiátrico Pedro II, de Engenho de Dentro, foram muito importantes na minha formação psiquiátrica.

Destes, o CPPII, como o chamávamos, reveste-se de grandes recordações não só médico-profissionais, mas, fundamentalmente, emocionais em face...»

 

 

CONTATO

fale conosco, tire suas dúvidas, fale com os terapeutas, opine sobre os artigos e dê sua sugestão de conteúdo.
 
BIBLIOTECA/LINKOTECA SELECIONADA

Nosso objetivo é formar um banco de referências bibliográficas das diferentes Terapias Holísticas, para consulta de todos os interessados em mais detalhes sobre determinado assunto. Seria muito importante, e verdadeiramente interativo, se recebessemos sugestões , objetivando uma das finalidades do site Terapia de Caminhos que é compartilhar experiências e conhecimento. Clique aqui para acessar a terapia que deseja uma bibliografia selecionada para consultas.

"As opiniões emitidas nos textos do site são de exclusiva responsabilidade de seus autores".