- Ano V - nº 3 (43) - Fevereiro de 2011.                                                                     Direção: Osiris Costeira

Abaixo estão em destaque os artigos da edição do mês. Clique sobre o título do artigo para visualizar todo o seu conteúdo. Caso queira visualizar os artigos dos meses anteriores, clique ao lado sobre a chamada do mês correspondente.

ASSUNTO EM DESTAQUE - CAMINHOS DAS TERAPIAS

Osiris Costeira

Terapia dos Íons Negativos

É o uso de partículas de ar com cargas negativas para provocar a prevenção e, inclusive, a regressão de determinadas doenças. Os íons do ar eram desconhecidos até o final do século XIX, quando os físicos alemães Julius Elster (1854-1920) e Hans Geitel (1855-1923), na Alemanha, e Joseph John Thomson (1856-1940) na Inglaterra descobriram, independentemente, sua existência.

O ar contém íons com polaridades elétricas opostas: íons positivos, nocivos quando em excesso, e íons negativos (íons de Oxigênio) que, ao contrário de seu nome “negativo”, são chamados de “vitaminas do ar”. O equilíbrio desses íons no ar que se respira influi de maneira determinante na saúde e na vitalidade...»

 

VIDAS PASSADAS

Abigail Caraciki

Outras Considerações e Casos Clínicos

A teoria de vidas sucessivas já reuniu evidências significativas e fartamente documen-tadas por membros da comunidade científica há pelo menos um século. Sua admissão, como hipótese de trabalho, para pesquisadores e terapeutas, não parece mais caso de uma adesão a priori aos postulados existenciais que ela implica: já se trata, agora, de mera distinção entre atualiza-ção ou desinformação, dentro das conquistas irrecorríveis do acervo científico.

O que precisamos, agora, é o aprofun-damento corajoso do terreno experimental, em que pesquisadores não relutem em assumir com clareza as possíveis implicações que a ocorrência de certos fenômenos...»

HOMEOPATIA

Iára Vieira

Princípios da Homeopatia  1ª Parte

Na vida tudo está interligado.  Na Homeo-patia todos os detalhes são intrinsecamente interligados.  Haja visto que, anteriormente estu-damos “o semelhante cura o semelhante”, e vimos que Hipócrates e Hahnemann, entre outros, realizaram seus experimentos em si próprios, em seus parentes e amigos, todos sãos. 

Realizar experimentos em pessoas sãs é uma contribuição bem original que Hahnemann deixou eclodir, após tantas e tantas pesquisas, depois de ultrapassar diversos caminhos e bem difíceis (parágrafos 20 e 25 do Organon).

Ingerindo, experimental-mente, doses adequa-das de uma substância cujas propriedades curadoras se...»

LEITURA CORPORAL

Osiris Costeira

II - Segmento Cefálico  4ª Parte

As orelhas apresentam como funções gerais a captação, assimilação e entendimento dos estí-mulos sonoros externos e internos; desenvolvi-mento e manutenção do equilíbrio corporal, emo-cional e psíquico, além do desenvolvimento da flexibilidade corporal e comportamental.

Como funções da orelha direita têm-se a captação, assimilação e compreensão dos sons emitidos pelo meio externo, pela coletivi-dade, e pelo “outro”, e registro das introjeções auditivas de origem paterna ou substituto. À orelha esquerda cabe a captação e compreensão dos sons internos; percepção e reconheci-mento do conteúdo e do significado da expressão verbal do indivíduo, e o registro das introjeções auditivas...»

 

 

CONTATO

fale conosco, tire suas dúvidas, fale com os terapeutas, opine sobre os artigos e dê sua sugestão de conteúdo.
 
BIBLIOTECA/LINKOTECA SELECIONADA

Nosso objetivo é formar um banco de referências bibliográficas das diferentes Terapias Holísticas, para consulta de todos os interessados em mais detalhes sobre determinado assunto. Seria muito importante, e verdadeiramente interativo, se recebessemos sugestões , objetivando uma das finalidades do site Terapia de Caminhos que é compartilhar experiências e conhecimento. Clique aqui para acessar a terapia que deseja uma bibliografia selecionada para consultas.

"As opiniões emitidas nos textos do site são de exclusiva responsabilidade de seus autores".