- Ano V - nº 4 (44) - Março de 2011.                                                                     Direção: Osiris Costeira

Abaixo estão em destaque os artigos da edição do mês. Clique sobre o título do artigo para visualizar todo o seu conteúdo. Caso queira visualizar os artigos dos meses anteriores, clique ao lado sobre a chamada do mês correspondente.

ASSUNTO EM DESTAQUE - TERAPEUTAS E TERAPIAS

Osiris Costeira

A Parapsicologia de Rhine

Apesar de o termo Parapsicologia, segundo a sua historiografia, ter sido proposto pela primeira vez em 1889 por Max Dessoir, coube a JOSEPH BANKS RHINE, biologista norte-americano (Waterloo, Pensilvânia, 29 de Setembro de 1895-20 de Fevereiro de 1980) a consagração da mesma como o estudo científico das capacidades extra-sensoriais.

Coube a Joseph Rhine a façanha de colocar o fenômeno paranormal, as ciências do espírito, dentro das Universidades e no âmbito da ciência oficial. Por isso é considerado, hoje, como o Pai da Parapsicologia...»

 

ENEAGRAMA

Therezinha Menescal

O Eneagrama e os Seus Tipos - 1ª Parte

Seguimos agora apre-sentando os TIPOS, destacando suas ca-racterísticas básicas, e desejando que os leitores, ao analisá-los, possam identificar-se, encontrar seu traço mais marcante e, observando-se, possam trabalhar sobre suas limitações, superá-las e caminhar em busca de suas virtudes para sua realização como pessoa e como ser.

Sendo um tipo físico, TIPO 1 percebe o mundo a partir de uma relação sensorial com o espaço que o cerca, e, para situar-se, delimita seu território, deixando isto claro para si e para...»

TANTRA

Tanya Althea

Êxtase - Tantra

*Kabir diz: "Ouça-me, caro amigo! O verdadeiro caminho é raramente encontrado".

Qual é o verdadeiro caminho?

Se a renúncia não é o caminho verdadeiro, qual é então?

O verdadeiro caminho é a atenção.

Nem a concupiscência, nem a renúncia, mas a atenção.

Faça o que estiver fazendo — mas faça-o com toda a atenção.

Se você estiver se movendo na paixão, mova-se com toda a atenção;

E a paixão se tornará uma prece, adquirindo uma qualidade completa-mente diferente...»

HOMEOPATIA

Iára Vieira

Princípios da Homeopatia 2ª Parte

A fim de que se possa tratar de acordo com os princípios Hahnemanni-anos, ou seja, de forma homeopática, o home-opata deve conhecer a pessoa doente em todos os seus sintomas energéticos, mentais, emocionais e físicos. E isso inclui suas moda-lidades reacionais pró-prias, suas sensações, sintomas concomitantes e alternantes. E, de modo especial, os sintomas raros, os pe-culiares e os caracte-rísticos, estabelecendo o conjunto de todos os sintomas que revelam a constituição e o tempe-ramento, ou seja, a reação vital unitária da pessoa...»

CONVERSAS AO REDOR DO FOGO

Osiris Costeira

LIBERTAÇÃO FEMININA

I - Sexualidade: Muito Além de Freud

“Sexualidade, para o ser humano, diz mais do que genitalidade. Inclui afeto, erotismo, carinho, amor e troca. Genitalidade refere-se a órgãos da reprodução, localização última das satisfações eróticas na etapa da adolescência e na vida adulta.” Assim nos ensina o pediatra Ronald Pagnoncelli de Souza, em seu “Sexualidade – Riscos – Escola”, in Sexualidade Humana, de Morais de Sá, Leal Passos e Souza Kalil.

E, diz mais adiante o mesmo autor, “O comportamento sexual, portanto, não começa na adolescência, ou na vida adulta, mas nas atitudes e ...»

 

CONTATO

fale conosco, tire suas dúvidas, fale com os terapeutas, opine sobre os artigos e dê sua sugestão de conteúdo.
 
BIBLIOTECA/LINKOTECA SELECIONADA

Nosso objetivo é formar um banco de referências bibliográficas das diferentes Terapias Holísticas, para consulta de todos os interessados em mais detalhes sobre determinado assunto. Seria muito importante, e verdadeiramente interativo, se recebessemos sugestões , objetivando uma das finalidades do site Terapia de Caminhos que é compartilhar experiências e conhecimento. Clique aqui para acessar a terapia que deseja uma bibliografia selecionada para consultas.

"As opiniões emitidas nos textos do site são de exclusiva responsabilidade de seus autores".