- Ano V - nº 5 (45) - Abril de 2011.                                                                     Direção: Osiris Costeira

Abaixo estão em destaque os artigos da edição do mês. Clique sobre o título do artigo para visualizar todo o seu conteúdo. Caso queira visualizar os artigos dos meses anteriores, clique ao lado sobre a chamada do mês correspondente.

ASSUNTO EM DESTAQUE - PSICOSSOMÁTICA

Iára Vieira

Uma Questão do Afeto

A Psicossomática é um enfoque terapêutico que trata o paciente como um ser único, um único sistema, um ser histórico, construído através de três pilares de suma importância: seu corpo, sua mente e o meio social, isto é,  aspecto bio-psico-social. É caracterizada por um estado de humor, emoção, sentimento.

É um fenômeno puramente psicossomático envolvendo a mente e o corpo como um todo único e integrado.  Sua teoria é pautada na Psicofisiologia, na Psicologia Social, na Patologia Geral, na Psicanálise e nos princípios holísticos...»

 

LEITURA CORPORAL

Osiris Costeira

III - Segmentos do Pescoço e Tronco

É a área de ligação entre o segmento cefálico e o tórax, e a localização do 5° Chakra/Centro de Forças (laríngeo), que organiza os impulsos originados pelos Cha-kras/Centros de Forças inferiores ou básicos (1º ao 4º) aos superiores (6º e 7º).

As estruturas externas do pescoço, em especial os músculos esterno-cleidomastóideo e tra-pézio, os grandes vasos e a pele, têm como função principal circular e conduzir os impulsos de comunicação e expres-são pessoal que incen-tivam a experimentação e satisfação da sexua-lidade e/ou do prazer corporal...»

ENEAGRAMA

Therezinha Menescal

O Eneagrama e os Seus Tipos - 2ª Parte

Dando continuidade ao estudo dos TIPOS per-sonológicos clássicos no ENEAGRAMA, discutire-mos as características dos TIPOS 4, 5 e 6 para que possamos conhecer e reconhecer as suas nuances, aspectos extre-mamente úteis na análise das pessoas, e de nós mesmos.

TIPO 4: “O ESPECIAL” - “A POBRE VÍTIMA”

EU E OS OUTROS: “COMO SOU VISTO PELOS OUTROS?”

Traço emocional, TIPO 4 tem sua interpretação do mundo baseada na sensação de ser alguém muito especial e, querendo ser visto como tal, sente-se...»

VIDAS PASSADAS

Abigail Caraciki

IV - Outras Considera-ções e Casos Clínicos

Sabemos que certas lembranças de “coisas julgadas esquecidas”  (bloqueios), que se acham registradas na mente inconsciente a qual funciona como uma central registradora de eventos através dos tempos, podem ser alcançadas por dife-rentes técnicas psicote-rápicas.  Mesmo as técnicas da Psicanálise e da livre associação são projetadas para recupe-rar essas memórias.

A nível celular o “bloqueio” seria expli-cado pelas restrições que agem para evitar certos padrões de disparo específico, adequadas a memórias específicas a serem alcançadas...»

CONVERSAS AO REDOR DO FOGO

Osiris Costeira

LIBERTAÇÃO FEMININA

II - Homo Sapiens: Macho X Fêmea

Os animais de sexualidade diferenciada sempre andam aos pares, talvez por próprio instinto natural de sobrevivência da espécie ao visar sua perpetuação. E o Homem não fugia à regra. Macho e fêmea erravam sempre juntos, ora em busca de refúgio, ora em busca de alimento.

Essa fêmea, a mulher, tinha uma particularidade bem diferente das demais e que a tornava bem peculiar: não apresentava o fenômeno do cio para o acasalamento e procriação e, mensalmente, de modo cíclico e constante, sangrava por sua genitália, o que a debilitava e a enfraquecia à luta...»

 

CONTATO

fale conosco, tire suas dúvidas, fale com os terapeutas, opine sobre os artigos e dê sua sugestão de conteúdo.
 
BIBLIOTECA/LINKOTECA SELECIONADA

Nosso objetivo é formar um banco de referências bibliográficas das diferentes Terapias Holísticas, para consulta de todos os interessados em mais detalhes sobre determinado assunto. Seria muito importante, e verdadeiramente interativo, se recebessemos sugestões , objetivando uma das finalidades do site Terapia de Caminhos que é compartilhar experiências e conhecimento. Clique aqui para acessar a terapia que deseja uma bibliografia selecionada para consultas.

"As opiniões emitidas nos textos do site são de exclusiva responsabilidade de seus autores".