- Ano V - nº 8 (48) - Julho de 2011.                                                                     Direção: Osiris Costeira

Abaixo estão em destaque os artigos da edição do mês. Clique sobre o título do artigo para visualizar todo o seu conteúdo. Caso queira visualizar os artigos dos meses anteriores, clique ao lado sobre a chamada do mês correspondente.

ASSUNTO EM DESTAQUE - CAMINHOS DAS TERAPIAS

Osiris Costeira

A Força Magnética da Pirâmide

As primeiras notícias a respeito de uma força magnética existente no interior da Grande Pirâmide de Quéops, no Egito, datam da década de 1930. Em seu início, o pesquisador e radiestesista francês Antoine Bovis (1871-1947), em visita à Grande Pirâmide, ficou surpreso ao verificar que pequenos animais que tinham perdido o rumo e morrido de fome dentro da Grande Pirâmide não se haviam decomposto. Eles ficaram simplesmente desidratados e mumificados...»

HOMEOPATIA

Iára Vieira

Tratamentos Homeopáticos - 1ª Parte

Ao tratarmos um paciente devemos nos concentrar na sua história, e não somente nos sintomas relatados.  A Homeopatia não atua diretamente nos sintomas, que servem como sinalizadores para tentarmos compreender a verdadeira causa da doença.  Não existe doença local, o organismo como um todo é que adoece.

As possíveis reações do organismo são:

    a) Supressão dos sintomas: impedir que apareça, cortar, eliminar, extinguir, anular, supri-mir, desaparecer...»

LEITURA CORPORAL

Osiris Costeira

Membros Superiores

1ª Parte

Constituídos pela arti-culação gleno-umeral, braço, cotovelo, antebra-ço, punho, mãos e dedos, e ligados ao tronco pela cintura escapular, os membros superiores processam a estruturação e organização da ação ex-pressiva, o que represen-ta, notadamente, como “agarramos” o mundo externo, e como permi-timos que o mundo externo “nos agarre”

Para cada um dos segmentos do membro superior há uma função na composição, maneira de fazer e efetivar a nossa ligação objetiva e real tanto ao...»

PSICOSSOMÁTICA

Iára Vieira

O Estresse e as Formas de Adoecer - 3ª Parte

Hanz Selye estudou e demonstrou as  três  fases da Síndrome  Geral de  Adaptação:

1a Fase Alarme, Alerta ou de Luta (reação de emergência - Cannon) ou Fuga

O organismo se prepara para a luta ou a fuga; se a reação de alerta é rápida o organismo se recupera rápido, sem sofrer danos.

Fase em que o sujeito acaba de entrar em contato com o estímulo agressor, incidência diante do indivíduo; desencadeia reação parassimpática...»

CONVERSAS AO REDOR DO FOGO

Osiris Costeira

LIBERTAÇÃO FEMININA

Final - "Um Dique não contém um Mar Encapelado"

A Idade Média, com toda a sua selvageria “infantil”, nos mostra através da figura onipotente e arrogante do Senhor Feudal o desejo irresistível e obsessivo de identificação com as “qualidades divinas” desse “deus” que castiga e perdoa, de acordo com suas conveniências, e que tem poderes de vida ou morte sobre seus súditos obedientes e avassalados...»

BIBLIOTECA/LINKOTECA SELECIONADA

Nosso objetivo é formar um banco de referências bibliográficas das diferentes Terapias Holísticas, para consulta de todos os interessados em mais detalhes sobre determinado assunto. Seria muito importante, e verdadeiramente interativo, se recebessemos sugestões , objetivando uma das finalidades do site Terapia de Caminhos que é compartilhar experiências e conhecimento. Clique aqui para acessar a terapia que deseja uma bibliografia selecionada para consultas.

"As opiniões emitidas nos textos do site são de exclusiva responsabilidade de seus autores".