- Ano V - nº 10 (50) - Setembro de 2011.                                                                     Direção: Osiris Costeira

Abaixo estão em destaque os artigos da edição do mês. Clique sobre o título do artigo para visualizar todo o seu conteúdo. Caso queira visualizar os artigos dos meses anteriores, clique ao lado sobre a chamada do mês correspondente.

PSICOSSOMÁTICA

Iára Vieira

O Estresse e as Formas de Adoecer - Final

Frente à uma situação onde nos sentimos ameaçados, frente à um estímulo estres-sante temos duas alternativas: podemos fugir ou optar pelo seu enfrentamento (vamos entender que, o sig-nificado de enfrenta-mento aqui, não é uma situação de litígio e sim de encararmos a situação de frente buscando soluções a-madurecidas que man-tenham nossa integri-dade física e psíquica); assim, podemos enfren-tar a situação estres-sora utilizando nossas defesas de ego bem estruturadas.  

As defesas psicológicas mais abrangentes são consideradas formas  de enfrentamento a-companhado da adap-tação...»

TERAPEUTAS/TERAPIAS

Osiris Costeira

Shapiro e a Psicoterapia EMDR

Francine Shapiro, psicóloga norte-ame-ricana, foi a criadora do método psicoterápico do EMDR (Eye Move-ment Desensitization and Reprocessing (Dessensibilização e Reprocessamento atra-vés de Movimentos Oculares), a partir do final da década de 1980.

Senior Research Fellow no Mental Research Institute, Palo Alto, Califórnia, Estados Unidos da América, Diretora Executiva do EMDR Institue, Wat-sonville, também na Califórnia, e Presidente Emérito do EMDR Humanitarian Assis-tance...»

FITOTERAPIA

Iára Vieira

Farmácia Viva

 2ª Parte

 

A utilização das plantas medicinais, cuja eficiência terapêutica e segurança de uso já foram avali-adas, representa uma forma de tratamento de baixo custo, acessível a toda a população.

As plantas medicinais são classificadas como produtos naturais, a lei permite que sejam cultivadas e comercializa-das livremente, desde que sejam atendidas as condições que garantam a qualidade das mesmas. 

Uma questão que se apresenta com relação à algumas plantas medici-nais é o “extrativismo”, sua exploração na natureza sem observar critérios de...»

CONVERSAS AO REDOR DO FOGO

Osiris Costeira

A OBESIDADE

II - A Fome de Afeto e Prazer dos Obesos

O campo psicodinâmico é um elo importante na engrenagem do comportamento alimentar, posta em funcionamento a partir dos momentos iniciais da vida. As primeiras sensações de prazer vividas pelo recém-nascido ligam-se intimamente à satisfação das necessidades alimentares. Ao sentir fome, dor ou qualquer outra sensação desagradável, a criança entra em estado de tensão que só desaparece quando a causa do desconforto é abolida.

A tensão causada pela fome é eliminada com a ingestão de alimento, e substituída pela sensação de prazer. Eis finalmente o equilíbrio restabelecido, e o bebê volta a dormir. É a fase oral em toda a sua plenitude, que ao longo da existência se manifestará através de comportamentos/afetos, variando em função da estruturação do ego de cada indivíduo...»

 

 

BIBLIOTECA/LINKOTECA SELECIONADA

Nosso objetivo é formar um banco de referências bibliográficas das diferentes Terapias Holísticas, para consulta de todos os interessados em mais detalhes sobre determinado assunto. Seria muito importante, e verdadeiramente interativo, se recebessemos sugestões , objetivando uma das finalidades do site Terapia de Caminhos que é compartilhar experiências e conhecimento. Clique aqui para acessar a terapia que deseja uma bibliografia selecionada para consultas.

"As opiniões emitidas nos textos do site são de exclusiva responsabilidade de seus autores".