- Ano V - nº 11 (51) - Outubro / Novembro de 2011.                                             Direção: Osiris Costeira

Abaixo estão em destaque os artigos da edição do mês. Clique sobre o título do artigo para visualizar todo o seu conteúdo. Caso queira visualizar os artigos dos meses anteriores, clique ao lado sobre a chamada do mês correspondente.

ASSUNTO EM DESTAQUE - CAMINHOS DAS TERAPIAS

Osiris Costeira

Tenda do Suor

A Tenda do Suor, ou Inipi, também conhecida como Temascal, é uma cerimônia de purificação que tem suas origens nos rituais sagrados dos nativos norte-americanos, e cuja antiguidade se perde no tempo.

A Tenda do Suor é uma cabana feita de folhagens, preferentemente de salgueiro branco (porque é flexível e desprende uma substância relaxante), com um orifício no centro onde são colocadas pedras aquecidas em fogo vivo cerimonial...»

TÉC. ESPARADRAPO

Abigail Caraciki

Passos para o desaparecimento da dor

Já escrevemos em artigos anteriores sobre a importância da avaliação para o tratamento com a Técnica do Esparadrapo. Vamos apresentar, nesta ocasião, a avaliação da rotação cervical para facilitar o início do tratamento.

Recordando: quando a rotação cervical denotar dificuldade à direita sabemos que o tratamento deverá ser iniciado do diafragma para cima, e se for à esquerda deverá ser iniciado do diafragma para baixo...»

FITOTERAPIA

Iára Vieira

Farmácia Viva - 3ª Parte

 

Para instalar o Horto Medicinal, seja no solo ou em vasos, deve-se escolher um local onde incida pelo menos cinco horas de sol por dia, durante o ano todo. O local deve ser bem drenado e protegido de ventos frios e fortes, para que as plantas cresçam com vigor. 

Mesmo em casas que têm pouca incidência de sol é possível plantar algumas ervas que se adaptam a locais pouco iluminados.  Deve haver disponi-bilidade de água de boa qualidade para regar as plantas.  O Horto Medicinal pode ser feito no sítio, no quintal ou no jardim.  Para apartamen-tos ou casas sem...»

MED. TRAD. CHINESA

Osiris Costeira

Princípios Filosóficos:

YIN e YANG

 

A Medicina Tradicional Chinesa se baseia em princípios filosóficos, principalmente do Taoísmo, além do Confucionismo e do Budismo, em que a influência energética da Natureza no ser humano é fundamental para o seu equilíbrio e sobrevivência, em havendo a compreensão do Princípio Único – TAO – e de sua dualidade energética, YIN e YANG.

O termo medicina para nós ocidentais é uma visão absolutamente curativa, quando muito, atualmente, também preventiva, com relação às doenças que acometem determinados órgãos/sistemas...»

 

 

BIBLIOTECA/LINKOTECA SELECIONADA

Nosso objetivo é formar um banco de referências bibliográficas das diferentes Terapias Holísticas, para consulta de todos os interessados em mais detalhes sobre determinado assunto. Seria muito importante, e verdadeiramente interativo, se recebessemos sugestões , objetivando uma das finalidades do site Terapia de Caminhos que é compartilhar experiências e conhecimento. Clique aqui para acessar a terapia que deseja uma bibliografia selecionada para consultas.

"As opiniões emitidas nos textos do site são de exclusiva responsabilidade de seus autores".