- Ano VI - nº 3 (54) - Março/Abril de 2012.                                             Direção: Osiris Costeira

Abaixo estão em destaque os artigos da edição do mês. Clique sobre o título do artigo para visualizar todo o seu conteúdo. Caso queira visualizar os artigos dos meses anteriores, clique ao lado sobre a chamada do mês correspondente.

MED. TRAD. CHINESA

Osiris Costeira

Princípios Filosóficos: Os cinco elementos

Juntamente com a Teoria do Yin e Yang, a Teoria dos Cinco Elementos é um dos dois pilares da Medicina Oriental, notadamente da Medicina Chinesa. Primeiramente documentada na China no Período dos Estados Guerreiros (476-221 a.C.), coexistiu indepen-dentemente da teoria do Yin e Yang, mas foi durante a Dinastia Song (960-1279 d.C.) que começou a fusão entre os dois sistemas, em que o sistema dos cinco elementos foi utilizado para diagnóstico e tratamento de doenças pela primeira vez.

A Teoria dos Cinco Elementos é um...»

FITOTERAPIA

Iára Vieira

Barbatimão

Há alguns dias recebemos de uma leitora a solicitação de detalhes a respeito do Barbatimão, importante fitoterápico com excelentes propri-edades terapêuticas, que resolvemos editar um artigo especialmente dedicado à planta para que todos tomassem conhecimento de suas características. Aí vai:

BARBATIMÃO (Stryphnodendron bar-batiman Mart. ou Stry-phnodendron adstringens)

Nomes populares: Barba-de-timão; Bar-batimão verdadeiro; Chorãozinho roxo, Pa-ricarana; Uabatimó; Ibá-timó, Casca da vir-gindade...»

OS GRANDES MESTRES

Osiris Costeira

Mestre Djwhal Khul. II - Os Ensinamentos do Mestre

Seria extremamente difícil, diríamos quase impossível, resumir os ensinamentos de Mestre Khul, o Tibetano, em algumas edições de um site para que pudéssemos transmitir todo o significado de sua filosofia.

Contudo, a nossa idéia é lançar o seu conceito, extremamente válido e sempre atual, para que possamos tentar usá-los para melhorar não apenas cada um de nós, mas toda a Humanidade.

Separamos alguns aspectos, considerados básicos no conceito geral, para a nossa divulgação...»

CONVERSAS AO REDOR DO FOGO

Osiris Costeira

AS DORES

I - As dores Sonhadas

A DOR, esta experiência humana universal que acompanha o Homem desde que ele ainda não era nem “sapiens”, absolutamente irreverente e imprevisível quanto ao tempo e ao local de chegada, nem sempre representou, apenas, uma sensação física desagradável, e da qual nos defendemos instintivamente.

Talvez, nenhuma outra experiência esteja tão embutida de simbolismos e significados quanto a dor. A idéia de que dor é, simplesmente, o resultado de uma condição física interna é relativamente recente. Para muitos filósofos e culturas a dor teria origem externa, tal como a “vontade de Deus”, ou do deus...»

 

 

BIBLIOTECA/LINKOTECA SELECIONADA

Nosso objetivo é formar um banco de referências bibliográficas das diferentes Terapias Holísticas, para consulta de todos os interessados em mais detalhes sobre determinado assunto. Seria muito importante, e verdadeiramente interativo, se recebessemos sugestões , objetivando uma das finalidades do site Terapia de Caminhos que é compartilhar experiências e conhecimento. Clique aqui para acessar a terapia que deseja uma bibliografia selecionada para consultas.

"As opiniões emitidas nos textos do site são de exclusiva responsabilidade de seus autores".