- Ano VI - nº 4 (55) - Maio de 2012.                                             Direção: Osiris Costeira

Abaixo estão em destaque os artigos da edição do mês. Clique sobre o título do artigo para visualizar todo o seu conteúdo. Caso queira visualizar os artigos dos meses anteriores, clique ao lado sobre a chamada do mês correspondente.

ASSUNTO EM DESTAQUE - TERAPEUTAS E TERAPIAS

Osiris Costeira

Freud e a sua Psicanálise

Sigmund Freud, Sigismund Scholomo Freud até o 21 anos de idade, criador da Psicanálise, nasceu a 6 de Maio de 1856 em Freiberg, Moravia, no Império Austro-Húngaro (hoje, Pribor, República Tcheca).

Filho de Jacob Freud, um comerciante judeu, proveniente da Galiza, do ramo de lã, e de sua jovem terceira esposa Amália Nathanson (1835-1930), tinha irmãos do primeiro casamento de seu pai com Sally Kanner, falecida em 1852, Emmanuel e Philipp, que eram cerca de vinte anos mais velhos do que ele...»

ENCONTROS

Tanya Altea

Palestra com

Fritjof Capra

Dia 28 de março, assisti com muita alegria e curiosidade uma palestra, aqui no Rio de Janeiro, de Fritjof Capra.

Li seus livros, nas décadas de 80/90, de Física Quântica, pois sou muito interessada em suas teorias; ele é um físico teórico e importante pensador de nosso tempo. 

Capra é  Ph.D., com profunda visão eco-logista, e também diretor fundador do Centro de Ecolitera-cy em Berkeley, Cali-fónia. 

Falou brevemente, numa linguagem...»

LEITURA CORPORAL

Osiris Costeira

V- Membros Inferiores

2ª Parte

O conjunto pé/artelhos, da mesma forma que o rosto, representa um dos segmentos mais ricos em características simbólicas identificadoras do indivíduo, permitindo uma série imensa de ilações com outros segmentos do corpo para uma Leitura Corporal mais nítida e “real”.

O , segmento de apoio dos membros inferiores, constitui o alicerce do sistema de auto-sustentação de todo o corpo humano. Ele estrutura o posicio-namento e a movimen-tação do indivíduo, direcionando-o na con-cretização de seus projetos de vida...»

FITOTERAPIA

Iára Vieira

Farmácia Viva

5ª Parte

A classificação botânica é feita por especialistas. Cada família botânica possui um ou vários pesquisadores respon-sáveis em agrupar as espécies de cada família.

Quando a planta é classificada, é atribuído um nome constituído de duas palavras latinas, designando o gênero e a espécie, acompanhados do nome do autor. O autor é a primeira pessoa (pesquisador) que classificou a planta no sistema botânico. 

O nome científico ou latim é composto de duas partes que estão relacionadas às caracte-rísticas da planta que são...»

 

 

 

BIBLIOTECA/LINKOTECA SELECIONADA

Nosso objetivo é formar um banco de referências bibliográficas das diferentes Terapias Holísticas, para consulta de todos os interessados em mais detalhes sobre determinado assunto. Seria muito importante, e verdadeiramente interativo, se recebessemos sugestões , objetivando uma das finalidades do site Terapia de Caminhos que é compartilhar experiências e conhecimento. Clique aqui para acessar a terapia que deseja uma bibliografia selecionada para consultas.

"As opiniões emitidas nos textos do site são de exclusiva responsabilidade de seus autores".