- Ano VI - nº 7 (58) - Outubro/Novembro de 2012.                                             Direção: Osiris Costeira

Abaixo estão em destaque os artigos da edição do mês. Clique sobre o título do artigo para visualizar todo o seu conteúdo. Caso queira visualizar os artigos dos meses anteriores, clique ao lado sobre a chamada do mês correspondente.

ASSUNTO EM DESTAQUE - CAMINHOS DAS TERAPIAS

Célia Barboza

Sistema Body Talk - A Linguagem da Saúde

I - Apresentação

Imagine se o seu corpo pudesse "dizer" para você o que há de errado e como quer ser tratado! Imagine que você possui todas as ferramentas para providenciar seu equilíbrio e saúde!

Esta abordagem terapêutica já existe!

No início da década de 90 do século passado, o acupunturista e quiropata Dr. John Veltheim, desenvolveu o Body Talk System, cujas características são simplicidade e eficiência no tratamento de desordens do sistema corpo-mente...»

CAMINHOS DA MENTE

Ricardo de Lima Costeira

O Semeador

Saiu o semeador para semear sua semente. Enquanto semeava, uma parte das sementes caiu à beira do caminho, foi pisada e as aves do céu comeram-na. Outra caiu sobre a rocha e, depois de ter germinado, secou por falta de umidade. Outra caiu no meio de espinhos, e os espinhos crescendo com ela, sufocaram-na. Uma outra caiu em boa terra e, uma vez nascida, deu fruto centuplicado. (Lc 8.5) 

Usaremos esta parábola bíblica para ilustrar o caminho percorrido entre o desejo e sua realização. Ela contém todas as variáveis possíveis que ocorrem mentalmente neste processo. Identificando essas variáveis, você será capaz de recuperar novamente o controle de seu pensamento, levando-o à conclusão esperada...»

OS GRANDES MESTRES

Osiris Costeira

Mestre Kuthumi

I - Do Egito ao Taj Mahal

Kuthumi, ou Koot Hoomi, do pouco que se sabe a respeito de sua vida mundana, nasceu no século XIX na Índia, e pertencia à classe dos punjabis, tendo a sua família se estabelecido na região da atual Cachemira.

Estudou na Universidade de Oxford a partir de 1850, e antes de regressar à sua terra natal passou um bom tempo em Dresden, Wurzberg, Nurenberg e na Universidade de Leipzig, onde, em 1875, esteve com o Dr. Gustav Fechner, o fundador da Psicologia moderna.

Encerrada a fase de viagens e de aproximação com a civilização ocidental, Kuthumi recolheu-se a um mosteiro de lamas em Shigatse, Tibet, de onde enviava vários escritos a alguns dos seus seguidores. Essas cartas encontram-se conservadas nos arquivos do Museu Britânico.

Segundo o conhecimento exotérico...»

FITOTERAPIA

Iára Vieira

Palmeiras Nativas do Brasil. 1ª Parte

Nos nossos próximos números trarei para vocês curiosidades com que tive contato quando participei de nosso congresso anual dos Terapeutas Naturalistas, em Governador Valadares.  

Um participante me perguntou sobre as propriedades medicinais de algumas palmeiras nativas; nunca tinha atentado para estas espécies, o que me desafiou a fazer uma pesquisa sobre o assunto.  Achei interessante apresentar nas nossas publicações.

Espero que gostem do trabalho.

AÇAÍ (Euterpe oleracea)

Ocorrência: da região amazônica até a Bahia

Florescimento: Setembro a Janeiro -

Frutificação: Julho a Dezembro...»

CONVERSAS AO REDOR DO FOGO

Osiris Costeira

AS DORES

III - As Dores Sofridas

Uma criança, sem nenhuma noção de perigo, é atraída pelas chamas de uma fogueira. O vermelho vivo de uma brasa é irresistível e a criança estica o bracinho para apanhá-la. Logo sente uma violenta sensação de dor e recolhe a mão rapidamente. já chorando e fugindo para longe do fogo. 

Se não sentisse dor, sofreria lesões irreparáveis na mão e no braço, por queimaduras, ao passo que a dor forte a “salvou”, limitando o dano físico a algumas bolhas e à alteração de tecidos superficiais, que se recompõem com o passar do tempo...»

 

 

 

BIBLIOTECA/LINKOTECA SELECIONADA

Nosso objetivo é formar um banco de referências bibliográficas das diferentes Terapias Holísticas, para consulta de todos os interessados em mais detalhes sobre determinado assunto. Seria muito importante, e verdadeiramente interativo, se recebessemos sugestões , objetivando uma das finalidades do site Terapia de Caminhos que é compartilhar experiências e conhecimento. Clique aqui para acessar a terapia que deseja uma bibliografia selecionada para consultas.

"As opiniões emitidas nos textos do site são de exclusiva responsabilidade de seus autores".