- Ano VII - nº 1 (59) - Dezembro /Janeiro de 2013.                                        Direção: Osiris Costeira

Abaixo estão em destaque os artigos da edição do mês. Clique sobre o título do artigo para visualizar todo o seu conteúdo. Caso queira visualizar os artigos dos meses anteriores, clique ao lado sobre a chamada do mês correspondente.

YOGA

Sri Ananda Deha

Yoga e Compaixão

No Upanishad há mais uma linha que diz que o ‘Um’ tornaram-se vários apenas para apreciar-se. A partir deste entendimento profundo podemos avançar em direção ao nosso estado natural de Seres Iluminados e Livres. Saudações iôguicas a todos os leitores!!!

Por muito tempo não escrevo um artigo. Estive em retiro pessoal, dentro de minha própria vida. Em auto-estudo profundo. Em árduo trabalho. Buscando um significado/sentido pra tudo que me rodeia, pra todas as escolhas tomadas, todos os caminhos traçados, todas as pessoas conhecidas. Buscando um sentido integral da minha estada aqui nesta galáxia, neste planeta, neste continente, país, região, estado, cidades, bairros,... O resultado desta viagem interior vocês verão nos próximos artigos. Espero que tragam Luz nos seus Caminhos!

Neste artigo, gostaria de fazer uma pequena reflexão sobre como essas três palavras...»

MED. TRAD. CHINESA

Osiris Costeira

Ba Gua

Ba Gua ou Pa Kua  é a representação de um princípio filosófico fundamental não só da Medicina Tradicional Chinesa, mas de toda a  antiga China, em que a sua sua tradução significa oito trigramas ou oito mutações.

Pode ser representado como um diagrama octogonal com um trigrama situado em cada lado. Os trigramas podem ser dispostos segundo diferentes arranjos, assumindo diferentes significados, sendo os mais importantes os denominados    Céu Primordial e Céu Posterior.

Representam, fundamentalmente, as oito combinações possíveis das energias Yin/Yang em três linhas, em que as tracejadas significam Yin e as contínuas representam o Yang.

O Ba Gua é a união desses trigramas e serve para delimitar onde cada energia se localiza em pessoas e em ambientes. Contudo, sua configuração no Feng Shui...»

BODY TALK

Celia Barboza

A Linguagem da Saúde

II - O Método

Body Talk System (traduzido literalmente significa Sistema de Fala Corporal), também conhecido por BTS, é uma técnica de diagnóstico e tratamento recentemente difundida nos Estados Unidos da América para buscar o equilíbrio corporal e o bem-estar físico.

Mundialmente, assim como aqui no Brasil, é conhecido apenas como “Body Talk”. A estratégia usada na sua criação foi a de unificar a sabedoria de medicinas milenares, como a Medicina Tradicional Chinesa e a Quiroprática (Medicina dirigida ao Sistema Músculo-Esquelético feita com as mãos), com conhecimentos atuais como a Cinesiologia (ciência que analisa os movimentos do corpo) e a Medicina Moderna...»

CONVERSAS AO REDOR DO FOGO

Osiris Costeira

AS DORES

As Dores Sentidas e Sofridas:

Sua Presença em Nossa Vida - Parte Final

A dor constitui a maior justificativa para a procura de assistência médica, e estima-se que esteja presente em 76 a 85% dos pacientes. Portanto, mais do que um sintoma comum, a dor é um dos maiores problemas de saúde pública da sociedade moderna.

No adulto as queixas álgicas mais comuns são as cefaléias, artralgias, lombalgias, dores abdominais, dismenorréias, disúria (dor à micção), dor torácica e nos membros.

Não há dados estatísticos sobre a ocorrência de dor aguda na população em geral. Estudos epidemiológicos sugerem que adultos experimentam três ou mais tipos de dor a cada ano, que se localizam na região lombar (15 a 29,7%), nas articulações (11 a 32,7%), no segmento cefálico (26ª a 27%), e no abdome e tórax (12 a 17%)...»

 

 

 

 

 

BIBLIOTECA/LINKOTECA SELECIONADA

Nosso objetivo é formar um banco de referências bibliográficas das diferentes Terapias Holísticas, para consulta de todos os interessados em mais detalhes sobre determinado assunto. Seria muito importante, e verdadeiramente interativo, se recebessemos sugestões , objetivando uma das finalidades do site Terapia de Caminhos que é compartilhar experiências e conhecimento. Clique aqui para acessar a terapia que deseja uma bibliografia selecionada para consultas.

"As opiniões emitidas nos textos do site são de exclusiva responsabilidade de seus autores".