- Ano VII - nº 2 (60) - Fevereiro /Março de 2013.                                        Direção: Osiris Costeira

Abaixo estão em destaque os artigos da edição do mês. Clique sobre o título do artigo para visualizar todo o seu conteúdo. Caso queira visualizar os artigos dos meses anteriores, clique ao lado sobre a chamada do mês correspondente.

ASSUNTO EM DESTAQUE - CAMINHOS DAS TERAPIAS

Osiris Costeira

Cabala

Também denominada Kabbalah, Qabbala ou Kabbala, é uma palavra de origem hebraica que significa “recepção”, e se refere à sabedoria que investiga a natureza divina com o propósito de trazer clareza, compreensão e liberdade para nossas vidas.

A Cabala ensina que todo ser humano é uma obra em execução. Qualquer dor, desapontamento ou caos que exista em nossas vidas não ocorre porque a vida é assim mesmo, mas apenas porque ainda não terminamos o trabalho que nos trouxe até aqui...»

FITOTERAPIA

Iára Vieira

Palmeiras Nativas do Brasil - 2ª Parte

Nesta segunda parte de nossa revisão sobre as Palmeiras Nativas do Brasil, gostaríamos de destacar:

GUARIROBA (Syagrus oleracea)

Ocorrência: nordeste e sudeste até o Paraná 

Alimentação/Culinária: a população nativa retira as amêndoas, aproveitadas na produção de doces caseiros. Além disso, dessa amêndoa, que contém mais de 60% de matérias graxas, extrai-se um abundante e excelente óleo comestível.  Porém, entre todos os produtos extraídos da guariroba, destaca-se o seu palmito ou broto terminal. Considerado por muitos como verdura de sabor amargo, o que de fato é quando comparado aos palmitos doces das espécies da Mata Atlântica, o palmito da guariroba é uma iguaria de largo aproveitamento culinário.  As frutas nativas são consumidas in natura ou beneficiadas artesanalmente em sucos, geléias, sorvetes e licores...»

CAMINHOS DA MENTE

Ricardo de Lima Costeira

Ervas Daninhas

Elas são responsáveis pela morte de muitas sementes. São resistentes e crescem em uma velocidade impressionante. Pergunte a qualquer jardineiro qual o seu maior pesadelo e ele lhe dirá que são elas. As ervas daninhas roubam os nutrientes do solo, deixando-o improdutivo. Impedem o crescimento das plantas e se proliferam, espalhando suas sementes através do vento e das aves.

Ao ler este relato, você deve ter formado uma imagem de algo poderoso e assustador. Um tipo de monstro devorador que destrói as plantações e suga a vida do solo, transformando tudo que toca num deserto  árido e sem vida. Algo difícil de ser destruído e que, ao menor descuido, volta a assombrar a vida da vítima escolhida.

Parece assustador, mas não é. São apenas pequenas plantas, seguindo o ritmo natural. Quando plantadas, buscam germinar, crescer e reproduzir. Todas as plantas fazem isso...»

OS GRANDES MESTRES

Osiris Costeira

Mestre Kuthumi - II  Mensagem Canalizada

Canalizada por Lynette Leckie-Clark, nos Estados Unidos da América, em 12 de Agosto de 2012, achamos por bem divulgá-la, não somente pelos aspectos extremamente interessantes de sua mensagem, mas, principalmente, pela atualidade de seus ensinamentos:

Eu, KUTHUMI, venho mais uma vez falar com vocês e lhes trazer segurança. Temos observado aqui quantos de vocês se sentem sozinhos, ainda que possam ter o que consideram como um estilo de vida acelerado, repleto de colegas de trabalho, amigos e trabalho diário.

Observamos, através das suas lutas, o foco nestas questões, com o resultado de se sentirem muitas vezes sozinhos, nos poucos momentos em que se permitem simplesmente ser. Quando irão dizer: “Basta”?

Estamos esperando por vocês. Enquanto esperamos, vemos...»

 

 

 

 

BIBLIOTECA/LINKOTECA SELECIONADA

Nosso objetivo é formar um banco de referências bibliográficas das diferentes Terapias Holísticas, para consulta de todos os interessados em mais detalhes sobre determinado assunto. Seria muito importante, e verdadeiramente interativo, se recebessemos sugestões , objetivando uma das finalidades do site Terapia de Caminhos que é compartilhar experiências e conhecimento. Clique aqui para acessar a terapia que deseja uma bibliografia selecionada para consultas.

 

 

 

 

"As opiniões emitidas nos textos do site são de exclusiva responsabilidade de seus autores".