- Ano VII - nº 3 (61) - Abril /Maio de 2013.                                        Direção: Osiris Costeira

Abaixo estão em destaque os artigos da edição do mês. Clique sobre o título do artigo para visualizar todo o seu conteúdo. Caso queira visualizar os artigos dos meses anteriores, clique ao lado sobre a chamada do mês correspondente.

 

TERAPEUTAS/TERAPIAS

Osiris Costeira

Maharish Mahesh e sua Meditação Transcedental

Maharishi Mahesh sempre foi bastante sigiloso a respeito de sua vida pessoal. Contudo, algumas fontes referem que nasceu como Mahesh Prasad Varma, em Jabalpur, Madhya Pradesh, Índia, em 12 de Janeiro de 1917, no seio de uma família indu de classe média da casta kshatrya (guerreiros).

Em 1940, licenciou-se em Física na Universidade de Allahabad.  Em 1941 tornou-se discípulo de Swami Brahmananda Saraswati (1871-1953), Shankaracharya de Jyotirmath, nos Himalaias. Pouco tempo depois, tornou-se brahmacharya, o primeiro nível da vida monástica, tendo recebido o nome de Bal Brahmacharya Mahesh, e trabalhou como secretário do Shankarachaya, ou Guru Dev.

Depois da morte do Guru Dev, em 1953, Mahesh se retirou para Uttar Kashi, um vale nas encostas dos Himalaias, retiro de muitos yogis e eremitas, onde o seu Mestre vivera durante muitos anos. Ali, o Brahmachaya praticou meditação intensiva...»

PSICOSSOMÁTICA

Iára Vieira

Conversando com os Sintomas

Primeiramente quero deixar bem claro que quando falo em doenças não estou entrando no mérito da pesquisa da Medicina, dos processos materiais expressos no corpo físico e que podem ser diagnosticados  através dos diversos exames clínicos tão conhecidos e necessários para o mapeamento dos danos provocados pela doença em nosso organismo.  Estes são sintomas físicos visíveis e mensuráveis que devem ser tratados pela Medicina. 

Refiro-me ao fato de que estes processos não são as únicas causas relacionadas às doenças.  Existem processos imateriais, impossíveis de serem mensurados nos exames clínicos, nas causas que desencadeiam as doenças.

A doença é flexível e se expressa através de sintomas oportunistas com finalidade e conteúdo determinados e pode procurar e encontrar diversas causas para continuar existindo.

Em todos os sintomas ...»

CAMINHOS DA MENTE

Ricardo de Lima Costeira

Ansiedade e Procrastinação

Dando continuidade ao artigo Ervas Daninhas (Edição nº60 - Fevereiro /Março de 2013), falaremos agora sobre duas das três ervas daninhas mentais: a Ansiedade e a Procrastinação.

No próximo número, finalizando a trilogia de artigos sobre o tema, falaremos sobre o Medo, demonstrando diversas técnicas para superá-lo e seguir adiante na realização daquilo que desejamos.

ANSIEDADE

Ansiedade é uma pequena corrente de medo

fluindo pela mente. Se encorajada, ela abre um canal por onde todos os outros pensamentos são drenados.

(Arthur Somers Roche)

Uma das razões porque pensamentos positivos e afirmações não são eficazes em reduzir a ansiedade é porque a fonte não se encontra em seu consciente...»

 

CONVERSAS AO REDOR DO FOGO

Osiris Costeira

A Evolução da Mulher  

I - Adolescência e Sexualidade

A adolescência é um período na vida da pessoa marcada pelas primeiras reações emocionais e transformações corporais próprias da puberdade. Segundo a Organização Mundial da Saúde, a adolescência está contida na população que tem entre 10 e 19 anos de idade.

É necessário diferenciar  adolescência de puberdade. Enquanto esta é uma etapa fisiológica em que o indivíduo adquire a capacidade de procriar, a adolescência é um fenômeno psicossocial, cujas manifestações variam em função da cultura, época e local, e da própria pessoa...»

 

 

BIBLIOTECA/LINKOTECA SELECIONADA

Nosso objetivo é formar um banco de referências bibliográficas das diferentes Terapias Holísticas, para consulta de todos os interessados em mais detalhes sobre determinado assunto. Seria muito importante, e verdadeiramente interativo, se recebessemos sugestões , objetivando uma das finalidades do site Terapia de Caminhos que é compartilhar experiências e conhecimento. Clique aqui para acessar a terapia que deseja uma bibliografia selecionada para consultas.

 

 

"As opiniões emitidas nos textos do site são de exclusiva responsabilidade de seus autores".