- Ano VII - nº 4 (62) - Junho /Julho de 2013.                                        Direção: Osiris Costeira

Abaixo estão em destaque os artigos da edição do mês. Clique sobre o título do artigo para visualizar todo o seu conteúdo. Caso queira visualizar os artigos dos meses anteriores, clique ao lado sobre a chamada do mês correspondente.

ASSUNTO EM DESTAQUE - TERAPIAS DO CORPO

Camila Moraes

Método Pilates

 I - Apresentação

O Pilates é um método de condicionamento físico desenvolvido em 1920 pelo enfermeiro e atleta alemão Joseph Hubertus Pilates.

Joseph Pilates nasceu em 1880, perto de Düsseldorf, Alemanha e, apesar de ter sido uma criança frágil, portadora de asma, raquitismo e febre reumática, viveu até os 87 anos.

Determinado a melhorar a sua condição física, dedicou-se ao estudo e a prática de vários esportes como musculação, ginástica, sky, mergulho e boxe, com o intuito de construir um corpo forte e saudável...»

ENCONTROS

Tanya Althea

Paganelli

Hoje, 26 de abril, escrevo este artigo num local “encantado”, na região da Úmbria, em meio a montanhas verdes e floridas, num ambiente diverso ao que estamos acostumados no Brasil, com temperatura de 3 graus pela manhã, e sol brilhante, entremeado por chuva fina, chegando a 16 graus.

Todo o ambiente cheira a flores, é primavera aqui, os pássaros cantam felizes, inclusive o cuco, enchendo o ambiente com seu mágico canto, desconhecido ao vivo por mim até hoje.

Sinto-me honrada e abençoada por ter vindo parar aqui pois, sem saber dos detalhes, aceitei  o convite com o coração aberto e ganhei este presente.

Fui convidada por um amigo de Roma a passar uns dias na “casa de férias de sua familia, em Norcia, junto às montanhas e à Natureza, numa pequena Vila.”

O lugar è mesmo bem pequeno como ele me disse, com umas 15 casas...»

CAMINHOS DA MENTE

Ricardo de Lima Costeira

Medo

FEAR is an acronym in the English language for “False Evidence Appearing Real”

(“MEDO é um acrônimo na língua inglesa para “Falsa Evidência que Parece Real”) - Neale Donald Walsch

Finalizando a trilogia de artigos sobre o tema "Ervas Daninhas" (nº 60, Fevereiro/Março de 2013), falaremos sobre o Medo, demonstrando diversas técnicas para superá-lo e seguir adiante na realização daquilo que desejamos.

No momento em que se aproxima a realização de seus objetivos não se surpreenda se sentimentos de medo e dúvida começarem a surgir. Isso é apenas o seu racional tentando se adaptar a nova realidade que se aproxima. É o medo do desconhecido, que se manifesta pela incerteza do que está por vir e que algumas vezes faz você se sabotar para continuar vivendo na segurança

da sua antiga, mais conhecida, realidade...»

CAMINHOS/TERAPIAS

Adriana Heineman

A Osteopatia

A Osteopatia, criada no século XIX, é uma atividade da área da saúde que trata do ser humano de forma global, isto é, está fun-damentada no conceito de que todas as partes e sistemas do corpo humano funcionam de maneira integrada.

O profissional que pratica a Osteopatia – o osteopata – utiliza somente as mãos para realizar o diagnóstico e tratar de seus pacientes. Para tal, é necessário que tenha uma vasta experiência teórica e prática da aplicação das técnicas manuais dia-gnósticas e terapêuticas osteopáticas.

É indicada, de uma forma geral, no tratamento das disfunções do corpo humano, principalmente mecânicas, onde ocorre uma alteração da função de alguma estrutura.

Como exemplo, podemos citar as lesões musculares e articulares (pertencentes ao sistema musculoesquelético), as que se relacionam aos sistemas circulatório e nervoso.
..»

 

 

CONVERSAS AO REDOR DO FOGO

Osiris Costeira

A Evolução da Mulher  

II - Adolescência, Sexualidade e Gravidez

A adolescência implica num período de mudanças físicas e emocionais, considerado, por alguns, um momento conflitivo ou de crise. Não podemos descrever a adolescência como simples adaptação às transformações corporais, mas como um importante período no ciclo existencial da pessoa, uma tomada de posição social, familiar, sexual e entre o grupo.

A puberdade, que marca o início da vida reprodutiva da mulher, é caracterizada pelas mudanças fisiológicas corporais e psicológicas da adolescência. Uma gravidez na adolescência provocaria mudanças maiores ainda na transformação que já vinha ocorrendo de forma natural. Neste caso, muitas vezes, a adolescente precisaria de um importante apoio do mundo adulto para saber lidar com esta nova situação...»

BIBLIOTECA/LINKOTECA SELECIONADA

Nosso objetivo é formar um banco de referências bibliográficas das diferentes Terapias Holísticas, para consulta de todos os interessados em mais detalhes sobre determinado assunto. Seria muito importante, e verdadeiramente interativo, se recebessemos sugestões , objetivando uma das finalidades do site Terapia de Caminhos que é compartilhar experiências e conhecimento. Clique aqui para acessar a terapia que deseja uma bibliografia selecionada para consultas.

 

"As opiniões emitidas nos textos do site são de exclusiva responsabilidade de seus autores".