- Ano VII - nº 5 (63) - Agosto /Setembro de 2013.                                        Direção: Osiris Costeira

Abaixo estão em destaque os artigos da edição do mês. Clique sobre o título do artigo para visualizar todo o seu conteúdo. Caso queira visualizar os artigos dos meses anteriores, clique ao lado sobre a chamada do mês correspondente.

ASSUNTO EM DESTAQUE - CAMINHOS DAS TERAPIAS

Osiris Costeira

Alcoólicos Anônimos - AA

Segundo os preceitos dos  Alcoólicos Anônimos do Brasil, abreviadamente AA, é uma irmandade de homens e mulheres que compartilham suas experiências, forças e esperanças, a fim de resolver seu problema comum e ajudar outros a se recuperar do alcoolismo.

Os grupos de Alcoólicos Anônimos surgiram nos Estados Unidos da América e se espalharam por todo o mundo. Tiveram início em 1935 em Akron, Ohio, quando um corretor da Bolsa de Valores de Nova York – Bill W - e um cirurgião de Ohio – Dr. Bob - ambos com graves problemas de alcoolismo, perceberam que trocando relatos sobre suas bebedeiras conseguiam manterem-se sóbrios...»

 

TERAPIAS DO CORPO

Camila Moraes

Método Pilates

II - A Importância da Respiração no Pilates

Quando Joseph Pilates criou o seu método, ele buscava desenvolver um trabalho corporal que fosse capaz de unir corpo e mente. A ponte que ele utilizou para os unir foi a respiração.

A respiração é básica para a vida, mas ninguém nos ensina como é a forma mais correta de respirar e, por isso, não lhe damos a devida importância.

Os benefícios de uma boa respiração são vários: ao inspirar e expirar de forma completa utilizamos a maior parte dos pulmões, oxigenamos melhor todo o corpo e melhoramos a nutrição de todos os tecidos do organismo.

Do ponto de vista psicológico, uma respiração controlada e profunda tem uma função relaxante, pois, além do cérebro receber mais oxigênio, a mente e o corpo trabalham com mais energia e calma...»

 

FITOTERAPIA

Iára Vieira

Palmeiras Nativas do Brasil - 3ª Parte

COQUEIRO (Cocos nucifera)
Ocorrência: do Pará a São Paulo.
Florescimento: janeiro a abril - Frutificação: julho a fevereiro. 
O FRUTO – COCO
Nome Popular: Coco, coco-da-baia coqueiro, Kokospalm (alemão), coco (espanhol), noix de coco (francês), coconut (inglês), palma de cocco (italiano).
Parte Usada: castanha, água.
Princípio Ativo: Aceto-vanilona, ácido ascórbi-co, ácido cáprico, ácido caprílico, ácido Cítrico, ácido fenólico, ácido láurico, ácido mirístico, ácido quínico, ácido succínico, ácido valínico, celulose, chlorina, fitos-terol, inositol, tocoferol, vanilina e vitamina E.
Propriedades Terapêu-ticas: Antiinflamatória, calmante, condicionan-te, emoliente, hidratan-te, nutritiva, oxidante, protetora das membra-nas celulares, refres-cante, remineralizante, umectante.

Existem mais de 100...»

 

CAMINHOS/TERAPIAS

Adriana Heineman

A Osteopatia

II - Osteopatia Visceral

Como falamos em nosso último artigo, o trata-mento osteopático pode ser extremamente útil em pessoas acometidas de quadros dolorosos, prin-cipalmente dor lombar, dores de cabeça e pescoço, cólicas mens-truais, ciáticas, lesões relacionadas ao trabalho e ao esporte, problemas funcionais digestivos e respiratórios. Para tan-to, o osteopata, basicamente um estudioso de Anatomia e Fisiologia, compreende como os sistemas corporais se interrelacionam e se afetam mutuamente, ao examinar com rigor suas estruturas.

E, para entendermos melhor como se processa este inter-relacionamen-to, falaremos um pouco sobre a chamada Osteopatia Visceral, ou seja, o estudo da Osteopa-tia voltado para o bom funcionamento sistêmico do corpo, abrangendo as relações entre as vísceras...»

 

 

CONVERSAS AO REDOR DO FOGO

Osiris Costeira

A Evolução da Mulher  

III - A Mulher Adulta: Concepção / Anticoncepção

A procriação, e a consequente perpetuação da espécie, sempre foi desde tempos imemoriais uma das grandes preocupações do Homem, por mais primitivo que ele fosse, visto que além da momentânea incapacidade de participação mais ativa da mulher/fêmea ao gestar, representava a continuação do grupo, naqueles primeiros conceitos de propriedade privada e familiar.

E, até os nossos dias, a gestação adquiriu uma importância que transcende, às vezes, a própria noção de procriação e descendência, e é envolvida em um manto protetor de amor, afeto e de esperança naquele ser que irá nascer...»

BIBLIOTECA/LINKOTECA SELECIONADA

Nosso objetivo é formar um banco de referências bibliográficas das diferentes Terapias Holísticas, para consulta de todos os interessados em mais detalhes sobre determinado assunto. Seria muito importante, e verdadeiramente interativo, se recebessemos sugestões , objetivando uma das finalidades do site Terapia de Caminhos que é compartilhar experiências e conhecimento. Clique aqui para acessar a terapia que deseja uma bibliografia selecionada para consultas.

 

"As opiniões emitidas nos textos do site são de exclusiva responsabilidade de seus autores".