- Ano VII - nº 6 (64) - Outubro /Novembro de 2013.                                        Direção: Osiris Costeira

Abaixo estão em destaque os artigos da edição do mês. Clique sobre o título do artigo para visualizar todo o seu conteúdo. Caso queira visualizar os artigos dos meses anteriores, clique ao lado sobre a chamada do mês correspondente.

ASSUNTO EM DESTAQUE - CAMINHOS DAS TERAPIAS

Osiris Costeira

Terapia Cognitivo Comportamental - TCC

Técnica psicoterápica baseada na hipótese de que nossas cognições influenciam nossas emoções, que por sua vez influenciam nossos comportamentos e reações fisiológicas.

Assim, a partir deste conceito, não são as situações ou acontecimentos que definem como nos sentimos ou como agimos, mas sim a percepção ou interpretação que damos para esses eventos, isto é, a explicação que por nós é dada.

Esta percepção da realidade objetiva provém de pensamentos (cognições), os quais sinalizam como vemos as coisas. Desta maneira, não nos relacionamos diretamente com a realidade objetiva, mas, sim, com a interpretação que fazemos dela...»

 

CAMINHOS DA MENTE

Ricardo de Lima Costeira

A Linguagem e o Subconsciente

"Tudo que plantamos no nosso subconsciente, e alimentamos repetidamente com emoção, se torna um dia realidade."

 Earl Nightingale

Neste livro você encontrará muitas vezes a palavra subconsciente – que se refere à parte da mente onde estão armazenadas as informações que estão ocultas da nossa consciência. Dada a importância desta palavra e de sua correta interpretação, achei por bem explicar com mais detalhes a que estou me referindo. Aconselho também que no decorrer da leitura você releia este capítulo toda vez que achar que não compreendeu o que lhe foi apresentado.

Isso o fará perceber que algumas informações precisam de tempo para serem compreendidas, porque elas falam à aquela parte do seu ser que não interpreta...»

 

TERAPEUTAS/TERAPIAS

Osiris Costeira

Ida Pauline Rolf e o Rolfing

Criado pela cientista norte-americana Ida Pauline Rolf (1896-1979), Rolfing é um método de integração das estruturas por meio da manipulação dos tecidos miofasciais, ou conjuntivos, e pela reeducação do movimento.

É um processo que permite à pessoa ampliar a percepção de si e mover-se de maneira mais natural, econômica e eficiente. Hábitos posturais decorrentes de padrões de movimento ou determinados por traumas físicos e emocionais são alguns dos principais fatores que podem nos impedir de estar bem alinhados em relação à força da gravidade. Esta desorganização, por sua vez, é responsável por tensões crônicas e desconforto físico e emocional.

O Rolfing é indicado para aqueles que sofrem de males causados pela má postura...»

 

FITOTERAPIA

Iára Vieira

Pesquisa sobre a Pueraria merifica

Espero que, com este artigo, responda à totalidade das dúvidas que são enviadas sobre a utilização da planta tailandesa Pueraria mirifica para aumento de seios.  Juntei todas as dúvidas das leitoras  (e não são poucos os e-mails que recebo com as mesmas perguntas) para produzir este artigo. Procurei fazer uma pesquisa bem abrangente com o objetivo de se tornar referência para quaisquer dúvidas futuras.

Vamos recordar um pouco de fisiologia em relação a complexidade da atuação dos hormônios no organismo da mulher.  O crescimento de seios e quadris, a saúde da pele, cabelo e unhas, o ciclo mensal da menstruação, desde a primeira até a menopausa,  tudo isso envolve hormônios produzidos por diversas glândulas, cada qual com sua função...»

 

 

CONVERSAS AO REDOR DO FOGO

Osiris Costeira

A Evolução da Mulher  

IV - A Mulher Idosa: Menopausa / Climatério

A mulher sempre foi prisioneira da sua própria feminilidade. Os ciclos menstruais, a gestação e o climatério estigmatizaram a vida da mulher através dos tempos, ora diminuindo a sua capacidade de competição, inclusive fisicamente, ora minimizando a sua qualidade de vida através da ansiedade, depressão e menos valia, além de sinais reais e palpáveis de desconforto.

Mensalmente, num constante jogo de hormônios ovarianos e hipofisários, a mulher menstrua, como um sinete da não procriação, trazendo com a hemorragia uma série de transtornos, inclusive enfraquecimento proveniente da própria perda sanguínea...»

BIBLIOTECA/LINKOTECA SELECIONADA

Nosso objetivo é formar um banco de referências bibliográficas das diferentes Terapias Holísticas, para consulta de todos os interessados em mais detalhes sobre determinado assunto. Seria muito importante, e verdadeiramente interativo, se recebessemos sugestões , objetivando uma das finalidades do site Terapia de Caminhos que é compartilhar experiências e conhecimento. Clique aqui para acessar a terapia que deseja uma bibliografia selecionada para consultas.

 

"As opiniões emitidas nos textos do site são de exclusiva responsabilidade de seus autores".