- Ano VIII - nº 1 (65) - Dezembro 2013 /Janeiro de 2014.                           Direção: Osiris Costeira

Abaixo estão em destaque os artigos da edição do mês. Clique sobre o título do artigo para visualizar todo o seu conteúdo. Caso queira visualizar os artigos dos meses anteriores, clique ao lado sobre a chamada do mês correspondente.

ASSUNTO EM DESTAQUE - CAMINHOS DAS TERAPIAS

Osiris Costeira

Terapia do Labirinto

Técnica terapêutica em que determinados pacientes neurológicos e psiquiátricos, ou mesmo pessoas sem rótulos diagnósticos, ao percorrerem os caminhos de um labirinto desenhado no chão experimentam bons níveis de relaxamento psíquico, ocasionando diminuição do estresse, da ansiedade e de uma série de sintomas ligados a manifestações psicossomáticas.  

“Os labirintos se mostraram uma ferramenta eficiente para aliviar a tensão emocional e muscular. Por isso, oferecem grandes benefícios à saúde”...»

 

TERAPIAS DO CORPO

Camila Moraes

Método Pilates.

III - Pilates na Gestação

A gestação é uma experiência única e mágica, e a prática de exercícios físicos, aliada a uma boa alimentação, pode torná-la ainda mais prazerosa.

 

O Pilates está entre as modalidades de exercícios recomendados para este período por ser um método de exercícios de baixo impacto que não provoca sobrecargas nas articulações.

 

Durante a gravidez, o centro de gravidade da mulher muda, aumentando a curvatura fisiológica da coluna lombar. Esta é a principal causa das dores e desconforto na coluna da gestante. O Pilates atua, dando uma maior consciência corporal à mulher, para que ela se adapte a este novo corpo em constante mudança.

O trabalho respiratório feito durante as aulas de Pilates diminui o nível de estresse, melhora a circulação sanguínea e também beneficia o bebê com a melhora da oxigenação no organismo da mulher...»

 

FITOTERAPIA

Iára Vieira

Pesquisa sobre a Pueraria Mirifica. 2ª Parte

Como vimos, o Estrógeno é um hormônio feminino e tem uma função importante que é o de construir um corpo feminino, ajudar a ter os seios fartos, cabelos bonitos, pele refinada e quadril e cintura modeladas. E a diminuição dos níveis desse estrógeno traz consequências visíveis e sintomas indesejáveis.  É na época da menopausa, que  sua produção interna em nosso organismo diminui muito, influenciada também pelo estresse mental e as mudanças do meio-ambiente.

 

No reino vegetal, também existe um tipo de hormônio que tem o mesmo efeito do Estrógeno e a eles dá se o nome de Phitoestrógenos.  Fitoestrogênios são substâncias encontradas naturalmente nas plantas  com estrutura química semelhante com estrogênio. Eles não são hormônios e, portanto, não devem ser confundidos com...»

 

QUIROLOGIA

Marcia Tavares

Quirologia, Espiritualidade e Ciência. Gêmeos

Ao observarmos um par de gêmeos univitelinos constatamos a incrível semelhança dos caracteres físicos, ou seja, de seu fenótipo. Esta semelhança decorre de ambos provirem de um único genótipo. Um gameta masculino e um feminino que se uniram durante o fenômeno da fecundação e formaram um único ovo, que se separou em duas células idênticas, contendo a mesma mensagem genotípica.

As linhas das palmas das mãos e das plantas dos pés, juntamente com as impressões digitais, são formadas durante o desenvolvimento do embrião em feto.   Contudo, é importante entender que esses processos independem do genoma do indivíduo, ou seja, não são características genéticas.

Segundo dados científicos, a formação da derme, que mais tarde vai formar a pele, precisa de sinais químicos...»

 

 

 

CONVERSAS AO REDOR DO FOGO

Osiris Costeira

A Evolução da Mulher  

V - A Mulher Idosa: Climatério com e sem Sintomas

No climatério com sintomas, o quadro clínico de manifestações mais precoces inclui fogachos, vagina seca, atrofia da pele e alterações de humor, como depressão e irritabilidade.

Sintomas como fogachos estão presentes em cerca de 50% das mulheres, sendo que em 82% delas os fogachos permanecem no mínimo por um ano, e em 26% por cinco anos ou mais. Clinicamente caracterizam-se por sensação de calor, com ou sem enrubescimento da face, seguida de sudorese, principalmente no tronco e na face...»

BIBLIOTECA/LINKOTECA SELECIONADA

Nosso objetivo é formar um banco de referências bibliográficas das diferentes Terapias Holísticas, para consulta de todos os interessados em mais detalhes sobre determinado assunto. Seria muito importante, e verdadeiramente interativo, se recebessemos sugestões , objetivando uma das finalidades do site Terapia de Caminhos que é compartilhar experiências e conhecimento. Clique aqui para acessar a terapia que deseja uma bibliografia selecionada para consultas.

 

"As opiniões emitidas nos textos do site são de exclusiva responsabilidade de seus autores".