- Ano VIII - nº 2 (66) - Fevereiro /Março / Abril de 2014.                           Direção: Osiris Costeira

Abaixo estão em destaque os artigos da edição do mês. Clique sobre o título do artigo para visualizar todo o seu conteúdo. Caso queira visualizar os artigos dos meses anteriores, clique ao lado sobre a chamada do mês correspondente.

ASSUNTO EM DESTAQUE - CAMINHOS DAS TERAPIAS

Osiris Costeira

Terapia da Flutuação - TREA

Oriunda dos Estados Unidos da América do Norte nos anos de 1950, criado  pelo neurocientista americano John Cunningham Lilly (1915/2001) querendo pesquisar o que ocorre no cérebro na ausência de estímulos, a Terapia da Flutuação é o resultado da evolução da Terapia da Restrição da Estimulação Ambiental – TREA - ou originalmente "Restricted Environmental Stimulation Therapy" (REST), também conhecido pela técnica de privação de sentidos.

A Terapia da Flutuação resulta de uma abordagem científica à questão do relaxamento profundo e envolve a privação dos estímulos sensoriais do corpo. Isto reduz a carga mental significativamente, conservando grandes quantidades de energia que são redirecionadas para o...»

 

CAMINHOS DA MENTE

Ricardo de Lima Costeira

Tríade Mental

Tudo o que somos é resultado do que pensamos. A mente é tudo. O que pensamos nos tornamos.

Buda

A primeira coisa que deve perceber, é que tudo que existe teve origem em um pensamento seu, ou de alguma outra pessoa. Tudo começa na mente, como idéia, inspiração ou desejo. A partir dela, tudo o que conhecemos tomou forma e materializou-se em nosso mundo. Essa é a idéia principal e a prova irrefutável de que se outros puderam, você também pode criar o que desejar.

A única diferença entre você e o(a)s grandes inventore(a)s, pessoas de sucesso e que vivem a vida de seus sonhos é a seguinte: eles sabem como a mente funciona e usam este conhecimento de forma correta.

Neste capítulo, mostrarei como a mente humana funciona. As explicações a princípio podem parecer simples, mas não presuma que devido...»

 

CONSTELAÇÕES

Marcia Tavares

Constelação Familiar Multidimensional com Bonecos

Somos como árvores e, embora não vejamos, nossas raízes estão conectadas desta forma influenciamos e somos influenciados. Assim também, nossos descendentes podem seguir atrelados pelo destino aos fatos, experienciando processos num movimento de compensação, muitas vezes desconhecidos, negligenciados ou esquecidos, vivenciados pelos antecessores e / ou pessoas que de alguma forma se ligaram a família.

Através da Constelação Familiar, que é uma técnica terapêutica sistêmico fenomenológica, que tem como objetivo trazer à consciência elementos ocultos e desemaranhar os acontecimentos, conseguimos desvelar aquilo que está influenciando de forma negativa os acontecimentos.

Os participantes vivenciam experiências através de...»

 

 

FITOTERAPIA

Iára Vieira

Candidíase Recorrente

A candidíase é uma infecção provocada por um fungo, a Candida albicans, que normalmente existe no organismo de uma mulher saudável. O problema aparece quando ela se multiplica mais do que deveria.  Também está associada a processos alérgicos e pessoas com predisposição a ter alergias são mais vulneráveis à infecção vaginal por fungos.

O tipo de agente causador da alergia não importa. Pode ser algum medicamento, alimento ou substâncias químicas. Há mulheres que desenvolvem alergia às proteínas do sêmen do parceiro sexual ou até a remédios consumidos por eles, cuja substância lhes chegam através do sêmen.

O estresse e a nicotina do cigarro são outros dois fatores de risco para a infecção, uma vez que contribuem para diminuir as defesas imunológicas, particularmente...»

 

 

 

CONVERSAS AO REDOR DO FOGO

Osiris Costeira

OTITE, Nº2 - Opus 4, em Sol Maior  

I - O Verdadeiro Aparelho Auditivo de Beethoven

Quando nós, médicos e amantes da música clássica, discutimos patologias do aparelho auditivo, notadamente aquelas que podem levar à surdez, é inevitável a lembrança de BEETHOVEN, tal é a força de sua vida artística em que dois aspectos aparentemente antagônicos delimitam a sua imagem: surdez e genialidade musical.

É difícil para qualquer um imaginar um som sem ouvi-lo. Muito mais difícil é imaginar uma sucessão de sons harmônicos e ritmados na construção de uma melodia. De uma música. Uma sinfonia, assim criada, é inimaginável para qualquer um de nós, simples mortais. Normais...»

BIBLIOTECA/LINKOTECA SELECIONADA

Nosso objetivo é formar um banco de referências bibliográficas das diferentes Terapias Holísticas, para consulta de todos os interessados em mais detalhes sobre determinado assunto. Seria muito importante, e verdadeiramente interativo, se recebessemos sugestões , objetivando uma das finalidades do site Terapia de Caminhos que é compartilhar experiências e conhecimento. Clique aqui para acessar a terapia que deseja uma bibliografia selecionada para consultas.

 

"As opiniões emitidas nos textos do site são de exclusiva responsabilidade de seus autores".