- Ano VIII - nº 3 (67) - Maio /Junho de 2014.                           Direção: Osiris Costeira

Abaixo estão em destaque os artigos da edição do mês. Clique sobre o título do artigo para visualizar todo o seu conteúdo. Caso queira visualizar os artigos dos meses anteriores, clique ao lado sobre a chamada do mês correspondente.

ASSUNTO EM DESTAQUE - FLORAIS

Osiris Costeira

Essências Florais Brasileiras - 1ª Parte

A Terapia Floral utiliza essências de flores, em extratos líquidos naturais e altamente diluídos. Essas essências são utilizadas como instrumentos de harmonização das forças da Natureza em comunhão com o organismo humano, levando as pessoas ao completo equilíbrio mental, emocional e espiritual, consequentemente sem necessidade de lesar o corpo físico através de doenças.

Apesar de conhecida há milênios, na Lemúria e na Atlântida, e desde os egípcios, gregos e mesopotâmios, a Terapia Floral foi "redescoberta", metodizada e difundida pelo médico inglês Edward Bach, entre 1928 e 1935, ao sintetizar e usar, terapeuticamente, 38 essências florais....»

 

FITOTERAPIA

Iára Vieira

Unha de Gato

Os primeiros estudos sobre a Unha de Gato datam de 1830. Ela pode ser encontrada em toda a Amazônia Peruana e, principalmente, nas bacias dos rios da selva central do Peru.  Os Incas se beneficiavam de seus princípios ativos e passaram os seus conhecimentos sobre a planta para os índios que a usavam no tratamento de doenças como artrite, gastrite, reumatismo e inflamações em geral.

A Unha de Gato apresenta grande atividade antiinflamatória e antiviral. A erva fortalece o sistema imunológico sendo indicada como auxiliar nos tratamentos de desequilíbrios orgânicos que provocam a redução ou alteração da capacidade de defesa do organismo.

Suas aplicações terapêuticas revelam grandes possibilidades nos tratamentos de:  doenças inflamatórias, Herpes Genital, Herpes Zoster, enfermidades virais, Lupus, doenças degenerativas, Artrite...»

 

CAMINHOS DA MENTE

Ricardo de Lima Costeira

Símbolos

"O inconsciente sabe mais que o consciente, mas seu saber é de uma essência particular, de um saber eterno que, frequentemente, não tem nenhuma ligação com o “aqui” e o “agora” e não leva absolutamente em conta a linguagem que fala nosso intelecto.”

Carl Gustav Jung

 Se você buscar no dicionário (Dicionário Michaelis – Moderno Dicionário da Língua Portuguesa) o significado de símbolo, encontrará, dentre outras, estas definições: “1-Qualquer coisa usada para representar outra, especialmente objeto material que serve para representar qualquer coisa imaterial: O leão é o símbolo da coragem. A pomba com um ramo de oliveira no bico é o símbolo da paz. 2-Divisa, emblema, figura, marca, sinal que representa qualquer coisa. 3- Psicol. Imagem que representa e encerra a significação de tendências...» 

 

 

 

CAMINHOS / TERAPIAS

Osiris Costeira

Ozonioterapia

Segundo a Associação Brasileira de Ozonioterapia, é uma técnica que utiliza o Ozônio como agente terapêutico em um grande número de patologias. É uma terapia natural, com poucas contra-indicações e efeitos secundários mínimos se realizada corretamente.

A descoberta e uso terapêutico do Ozônio data de 1840, que sabe-se hoje é obtido da união de três átomos de Oxigênio e é o gás que protege o planeta Terra  dos Raios Ultravioletas emitidos pelo Sol. 

O precursor de seu uso foi Werner von Siemens que em 1857 construiu o primeiro tubo de indução para a destruição de microorganismos. O médico alemão Christian Friedrich Schonbein, durante a Primeira Guerra Mundial, difundiu o Ozônio no tratamento de feridas em soldados, obtendo excelentes resultados...»

 

CONVERSAS AO REDOR DO FOGO

Osiris Costeira

OTITE, Nº2 - Opus 4, em Sol Maior  

II - A Surdez de Um Gênio da Música

Uma característica que diferencia Beethoven de seus antecessores - o que tem muito a ver com o conceito de gênio, cuja arte está acima de tudo - é a necessidade imperiosa de documentação. São centenas de cartas que escreveu e inúmeras anotações, material através do qual o compositor tentava explicar-se aos demais.

É precisamente esta abundante correspondência que permitirá à posteridade apreciar a grandeza do grande músico junto à Humanidade, e com todas as suas debilidades próprias do Homem. Apesar de gênio...»

BIBLIOTECA/LINKOTECA SELECIONADA

Nosso objetivo é formar um banco de referências bibliográficas das diferentes Terapias Holísticas, para consulta de todos os interessados em mais detalhes sobre determinado assunto. Seria muito importante, e verdadeiramente interativo, se recebessemos sugestões , objetivando uma das finalidades do site Terapia de Caminhos que é compartilhar experiências e conhecimento. Clique aqui para acessar a terapia que deseja uma bibliografia selecionada para consultas.

 

"As opiniões emitidas nos textos do site são de exclusiva responsabilidade de seus autores".