- Ano VIII - nº 4 (68) - Julho /Agosto de 2014.                           Direção: Osiris Costeira

Abaixo estão em destaque os artigos da edição do mês. Clique sobre o título do artigo para visualizar todo o seu conteúdo. Caso queira visualizar os artigos dos meses anteriores, clique ao lado sobre a chamada do mês correspondente.

ASSUNTO EM DESTAQUE - MEDICINA TRADICIONAL CHINESA

Osiris Costeira

Terapêuticas: Massagens - Shiatsu

A Medicina Tradicional Chinesa - MTC se utiliza de várias modalidades de Massoterapia para atuar terapeuticamente, principalmente visando a dor, o relaxamento e preservando o equilíbrio energético do organismo.  As principais são:

SHIATSU - Técnica de Massoterapia que, embora o seu significado literal seja “pressão dos dedos”, representa em seu espírito a comunicação  através do toque.

Apesar de a palavra Shiatsu só tenha sido cunhada no Japão por volta de 1925, as origens dessa técnica se confundem com os primórdios da Medicina Tradicional Oriental - MTC...»

 

TERAPEUTAS E TERAPIAS

Osiris Costeira

Herbert Shelton

Ciência  e filosofia de vida, o Higienismo, ou Natural Hygiene como é conhecido nos Estados Unidos da América do Norte, foi criado por  Herbert Macgolfin Shelton (1895-1985), e, em sequência, T.C. Fry (1926-1996) a partir dos estudos que realizaram sobre os processos físicos e químicos que regem o corpo humano.

O objetivo do Higienismo é manter a saúde em função de que o corpo é capaz de reconstruir-se, de autopreservar-se e de autolimpar-se. Para tal, devemos livrá-lo das toxinas, fornecendo a ele, apenas, alimento, ar puro, água, luz solar, descanso, sono, relaxamento, exercício, diversão, alegria, fé e coragem.

Desta maneira, o Higienismo é mais do que uma dieta pois envolve maneiras de encarar a vida. Em sendo contrários à ingestão de qualquer tipo de toxina, os adeptos do Higienismo...»

 

FITOTERAPIA

Iára Vieira

Uxi Amarelo (Endopleura Uchi)

O Uxi é uma árvore alta da família das humiriáceas, nativa da Amazônia, de tronco reto e liso, casca cinzenta, madeira de boa qualidade, folhas denteadas e drupas comestíveis, com sementes oleaginosas. Também chamada de uxipuçu, encontrada em estado silvestre da mata primária de terra firme dispersa por todo Pará e Amazonas, árvore que alguns brasileiros consideram quase milagrosa no tratamento de miomas.


Estima-se que 50% das mulheres em idade reprodutiva desenvolvam mioma uterino, um tumor benigno cujo único tratamento existente até bem pouco tempo era a cirurgia, que extirpa os nódulos ou o útero inteiro.

 

A casca do Uxi-amarelo é utilizada no tratamento de miomas, ovário policístico, infecções urinárias. Em casos específicos de tratamento para mioma e cisto ele tem se mostrado extremamente eficaz...» 

 

 

 

CAMINHOS DAS TERAPIAS

Osiris Costeira

Renascimento (Rebirthing)

Técnica de meditação profunda, criada na década de 70 do século passado pelo filósofo e teólogo norte-americano Leonardo Orr, que permite que a pessoa entre em contato com o seu nascimento e sua primeira respiração,  não para revivê-los dolorosamente, mas para transformá-los numa experiência regeneradora e prazerosa.

O fio condutor desta abordagem é a respiração conectada, isto é, sem pausas e pela mesma via (boca ou narinas), e através da qual se cria um movimento energético que propicia recodificação de padrões e crenças de forma cada vez mais favorável à vida.

Na sua realização, após alguns minutos desta hiperventilação, começa-se a experimentar diversas sensações físicas, tais como alterações de temperatura...»

 

BIBLIOTECA/LINKOTECA SELECIONADA

Nosso objetivo é formar um banco de referências bibliográficas das diferentes Terapias Holísticas, para consulta de todos os interessados em mais detalhes sobre determinado assunto. Seria muito importante, e verdadeiramente interativo, se recebessemos sugestões , objetivando uma das finalidades do site Terapia de Caminhos que é compartilhar experiências e conhecimento. Clique aqui para acessar a terapia que deseja uma bibliografia selecionada para consultas.

 

 

 

"As opiniões emitidas nos textos do site são de exclusiva responsabilidade de seus autores".