- Ano VIII - nº 5 (69) - Setembro /Outubro / Novembro de 2014.                           Direção: Osiris Costeira

Abaixo estão em destaque os artigos da edição do mês. Clique sobre o título do artigo para visualizar todo o seu conteúdo. Caso queira visualizar os artigos dos meses anteriores, clique ao lado sobre a chamada do mês correspondente.

ASSUNTO EM DESTAQUE - CAMINHOS DAS TERAPIAS

Osiris Costeira

Apiterapia

Método terapêutico de tratamento e prevenção da saúde, praticado há mais de dois mil anos pelos chineses, egípcios e gregos, utilizando-se dos produtos da colméia.

As pesquisas científicas têm demonstrado os efeitos benéficos desses produtos sobre o organismo humano, de tal forma que, juntamente com as plantas medicinais, desempenham um papel cada vez mais destacado em todo mundo nas prescrições da medicina naturalista, e na elaboração de produtos farmacêuticos e cosmiátricos (cosméticos com ação terapêutica)...»

 

CAMINHOS DA MENTE

Ricardo de Lima Costeira

Sabedoria Popular

O Hábito faz o Monge

O que for a profundeza do teu ser, assim será teu desejo.O que for o teu desejo, assim será tua vontade.O que for a tua vontade, assim serão teus atos.O que forem teus atos, assim será teu destino.

Brihadaranyaka Upanishad IV, 4.5

 

O hábito faz o monge. Muitos já devem ter ouvido essa expressão, e se você leu a introdução deste livro, percebeu que nossos hábitos diários, aquilo que fazemos e pensamos a maior parte do tempo, é o que molda nossas circunstâncias e nossa vida.

Criar um novo hábito leva 21 dias. Este é o tempo que o nosso cérebro precisa para criar novas ligações e conexões neurais, sobrepondo os antigos traços de memória pertinentes a um hábito anterior. Persista em alguma atividade, pensamento ou ação por 21 dias e você fará germinar uma nova semente mental...»

 

MED. TRAD. CHINESA

Osiris Costeira

Terapêuticas: Massagens

Finalizando as observações sobre Massagens Terapêuticas da Medicina Tradicional Chinesa -MTC, vejamos algumas características da Tui-na, da sua variante infantil e da Anma:

TUI-NA -  A massagem Tui-Na teve sua origem na China, sendo parte integrante da Medicina Tradicional Chinesa -MTC, juntamente com a Acupuntura, a Fitoterapia, a Dietética e o Chikung.

Tui” significa empurrar, por em movimento, apertar, comprimir, estimular, afastar, separar e dissipar. “Na” significa pegar, segurar, puxar, amassar e massagear.

Este termo é representado por dois caracteres sobrepostos: o de baixo significa “mão” e o de cima significa “união”, “harmonia”. Assim, Tui-Na significa “a mão que busca a harmonia, comprimindo, estimulando, pondo em movimento”...» 

 

 

 

FITOTERAPIA

Iára Vieira

Diabetes

O Que é o Diabetes?

O diabetes é uma síndrome metabólica de origem múltipla, decorrente da falta de insulina e/ou da incapacidade de a insulina exercer adequadamente seus efeitos, causando um aumento da glicose (açúcar) no sangue.

O diabetes acontece porque o pâncreas não é capaz de produzir o hormônio insulina em quantidade suficiente para suprir as necessidades do organismo, ou porque este hormônio não é capaz de agir de maneira adequada (resistência à insulina).

A insulina promove a redução da glicemia ao permitir que o açúcar que está presente no sangue possa penetrar dentro das células, para ser utilizado como fonte de energia. Portanto, se houver falta desse hormônio, ou mesmo se ele não agir corretamente, haverá aumento de glicose no sangue e, consequentemente, o diabetes...» 

 

 

 

 

BIBLIOTECA/LINKOTECA SELECIONADA

Nosso objetivo é formar um banco de referências bibliográficas das diferentes Terapias Holísticas, para consulta de todos os interessados em mais detalhes sobre determinado assunto. Seria muito importante, e verdadeiramente interativo, se recebessemos sugestões , objetivando uma das finalidades do site Terapia de Caminhos que é compartilhar experiências e conhecimento. Clique aqui para acessar a terapia que deseja uma bibliografia selecionada para consultas.

 

 

 

"As opiniões emitidas nos textos do site são de exclusiva responsabilidade de seus autores".