- Ano IX - nº 3 (72) - Junho / Julho / Agosto de 2015.                           Direção: Osiris Costeira

Abaixo estão em destaque os artigos da edição do mês. Clique sobre o título do artigo para visualizar todo o seu conteúdo. Caso queira visualizar os artigos dos meses anteriores, clique ao lado sobre a chamada do mês correspondente.

ASSUNTO EM DESTAQUE - ENCONTROS

Angela Costeira

Folha em branco, por enquanto

Palavras fogem parecendo se esconder atrás do teclado. Idéias surgem e desaparecem na mesma velocidade. Corro e não as alcanço. Por que correr se elas vão e vem ?

Saio e me dirijo ao meu canto preferido, ao meu recanto encantado. Lá é fonte. Lá é manancial.

Ali, perto do mar, gosto de olhar para o céu e me distraio. Quando os olhos se voltam, o cenário já mudou. Nuvens passeiam sem se embaralhar e às vezes se embaralhando. Um bando de pássaros, pude contar 12, perfilados em V, me ensina, sem GPS, onde chegar...»

CAMINHOS DA MENTE

Ricardo de Lima Costeira

O Solo

"Como o solo, por mais rico que seja, não é produtivo se não for cultivado, assim é a mente, sem cultura nunca produzirá bom fruto."  Seneca

O solo é o símbolo da matéria, estabilidade e riqueza. Representa a fertilidade, a criatividade infinita, o local de onde brota a vida. Neste livro, ele é o símbolo da mente, onde todas as sementes são plantadas e de onde são retirados os nutrientes para seu desenvolvimento. É o lugar onde germinam as idéias.

O segredo é visualizar esse símbolo percebendo que existe o que está abaixo do solo (subconsciente), como também existe o que está acima dele (consciente). Compreender este simbolismo é o primeiro passo para controlar o que cresce em sua vida.

Faça uma visita a qualquer cadeia ou presídio e vai encontrar centenas de pessoas dizendo que são VÍTIMAS das circunstâncias. Viaje para qualquer área pobre das grandes cidades e vai encontrar a mesma coisa. Visite pessoas em áreas nobres e a história será a mesma. Fale com pessoas em  Nova Iorque, Paris, Londres, Brasil e o resultado será igual. Falarão das oportunidades que tiveram ou não. Serão gratas pela sua educação ou reclamarão de sua falta. Uma pessoa fará...» 

 

TERAPEUTAS/TERAPIAS

Osiris Costeira

Hawayo Tanaka

Hawayo Takata, a grande divulgadora do Reiki  no Ocidente, nasceu em 24 de Dezembro de 1900, na Ilha de Kauai,  em Hanamaulu, no Hawai, filha de imigrantes japoneses trabalhadores na cultura do bambu e da cana-de-açucar como cortadores. Casou-se com o tesoureiro de uma plantação, Saichi Takata, e tiveram duas filhas.

Em Outubro de 1930, com 32 anos, Saichi Takata faleceu de ataque cardíaco. Durante os cinco anos seguintes, Hawayo Takata, viúva e com duas crianças pequenas, passou a ter graves problemas de saúde, principalmente no fígado, e  necessitava de uma intervenção cirúrgica. Contudo, seus problemas respiratórios impediam a cirurgia pelo risco do uso de anestésicos.

Indo, em 1935,  ao Japão rever a sua família e em busca de alternativas  ao seu tratamento, conheceu a clínica Reiki  do Dr. Chujiro Hayashi. Após quatro meses de sessões diárias de Reiki, praticadas pelo próprio Dr. Chujiro, Hawayo Takata estava completamente curada no nível físico, além de mental e espiritualmente.

Maravilhada com os resultados, permaneceu no Japão e conseguiu que ele...» 

FITOTERAPIA

Iára Vieira

Diabetes

Terminando as nossas observações sobre o que a Fitoterapia pode fazer para melhorar as condições clínicas da Diabetes, observemos os seguintes aspectos:

9) LOSNA (Artemísia absinthium)

Parte utilizada: folhas e sumidades floridas

Princípios ativos: óleo essencial contendo absintina (amargo), artabsina (amargo), tujona, isotujona e camazuleno).

Propriedades: anti-helmíntico, convulsivante, tônica, aperiente, vermífuga (lombrigas), antipirética, emenagoga, colagoga, estomáquica, afrodisíaca.

 Superdosagem: em altas doses é psicoestimulante, provocando perturbações psíquica e alucinações; seu óleo essencial puro é epileptizante, atuando sobre o sistema neuromuscular provocando convulsões tetânicas.

Toxicologia: em estágio de intoxicação ocorre defecação involuntária, desmaios, coma e pode ocorrer morte; os principais constituintes tóxicos são o tuiol e a tuiona...» 

 

CONVERSAS AO REDOR DO FOGO

Osiris Costeira

A "DOENÇA" de TCHAIKOVSKY - 3º Parte

A grande dúvida, pelo menos para muitos historiadores, é se Tchaikovsky se suicidou ou, da mesma forma que pai e mãe, morreu vítima de cólera ao ingerir agua contaminada em um bar, com amigos.

A hipótese de suicídio, negada peremptoriamente pela maioria dos historiadores, tem uma versão interessante revelada pela musicóloga soviética Alexandra Orlova, em 1978.

Segundo sua apuração, um membro da aristocracia russa havia escrito uma carta direcionada ao czar Alexandre III acusando Tchaikovsky de seduzir e manter um relacionamento sexual com seu sobrinho de 17 anos...»

 

BIBLIOTECA/LINKOTECA SELECIONADA

Nosso objetivo é formar um banco de referências bibliográficas das diferentes Terapias Holísticas, para consulta de todos os interessados em mais detalhes sobre determinado assunto. Seria muito importante, e verdadeiramente interativo, se recebessemos sugestões , objetivando uma das finalidades do site Terapia de Caminhos que é compartilhar experiências e conhecimento. Clique aqui para acessar a terapia que deseja uma bibliografia selecionada para consultas.

 

 

 

"As opiniões emitidas nos textos do site são de exclusiva responsabilidade de seus autores".