- Ano IX - nº 4 (73) - Setembro / Outubro / Novembro de 2015.                           Direção: Osiris Costeira

Abaixo estão em destaque os artigos da edição do mês. Clique sobre o título do artigo para visualizar todo o seu conteúdo. Caso queira visualizar os artigos dos meses anteriores, clique ao lado sobre a chamada do mês correspondente.

ASSUNTO EM DESTAQUE - AYURVEDA

Osiris Costeira

Massoterapia Ayurvédica

A Massoterapia Ayurvédica, um dos pilares mais antigos e importantes na terapia indiana, representa um conjunto de práticas com o objetivo de utilizar a massagem como instrumento tera­pêutico, visto que, segundo o Ayurveda, ela é a melhor amiga do homem porque nutre os tecidos, equilibra os doshas, é rejuvenescedora, aumenta a força e a virilidade, e diminui o estresse e a tensão.

As principais massagens são:

Abhyanga

É uma modalidade de Massoterapia Ayurvédica que em sânscrito significa untar, friccionar com óleo, e representando, antes de tudo, massagem diária com óleo. É a massagem mais usada nos tra­tamentos ayurvédicos, sendo base para todas as outras modalidades...»

PSICOSSOMÁTICA

Iára Vieira

Quando a Mente Encontra o Corpo

O que somos hoje vem dos nossos pensamentos passados, e os nossos pensamentos presentes constroem o nosso amanhã, a nossa vida é a criação da nossa mente”.

Buddha

 

Vivemos dias de intensa correria.  Estamos sempre apressados em função de algo, acontecimentos ou alguém.  Nosso sistema ação-reação é quase mecânico, agimos na maioria do tempo, no piloto automático, dando respostas automáticas.

Nos tornamos surfistas de nossas ondas emocionais. Não temos tempo para sentir, avaliar o que sentimos não temos tempo para expressar nossas emoções, nossos sentimentos, ao menos nos esforçamos para identificá-los.

Há muita confusão entre expressar emoções, afetos, sentimentos, com o hábito de simplesmente falar, e falar, e falar...  Aliás, bem lembrado, expressar as emoções, afetos e sentimentos, como temos dificuldades em nomear o que sentimos, porque não sabemos nomear, como temos dificuldades em reconhecer a diferença entre emoção, sentimento e afeto.

Aliás, um parênteses, desde pequeninos...» 

 

TERAPEUTAS/TERAPIAS

Osiris Costeira

As Buscas de Willhelm Reich

Willhelm  Reich, importante personagem do pensamento psiquiátrico do século XX, nasceu em 24 de Março de 1897, em  Dobrzanica, pequena aldeia do distrito de Peremyshliany, no Noroeste da Ucrânia (Império Austro-Hungaro) em uma família de abastados negociantes judeus.

Era filho de Leon e Cecilie Reich. Pouco tempo depois de seu nascimento, a família Reich mudou-se para o Sul, Bukovina, onde o pai foi gerenciar uma grande fazenda na localidade de Jujinetz.

O jovem Wilhelm foi educado segundo a cultura alemã, mantido sempre afastado dos grupos judeus e da cultura iídiche, tendo, até os 13 anos, professores particulares, somente então indo para o Liceu de Czemowitz, com o falecimento de sua mãe, que se suicidou.

Com o falecimento também de seu pai, a família ficou quase que na miséria, principalmente quando eclodiu a 1ª Guerra Mundial e teve a sua casa invadida pelo Exército Russo. Desta maneira, alistou-se no Exército Austríaco, chegando à patente de Tenente...» 

CAMINHOS DA MENTE

Ricardo de Lima Costeira

A Água e o Sol

A  Água

 

“Seja cuidadoso como rega seus sonhos. Regue-os com preocupação e medo, e irá produzir ervas daninhas, que sugarão a vida deles. Regue-os com otimismo e soluções, e irá cultivar sucessos. Busque sempre maneiras de transformar problemas, em oportunidades de sucesso. Busque sempre maneiras de cultivar seus sonhos.”

Lao Tse

 

A água é a fonte da vida. É condutora de energia. Simboliza nutrição, regeneração e purificação. Também está associada ao subconsciente e à sua linguagem, a emoção. Através da emoção, você nutre e regenera seus pensamentos, purifica seus sentimentos e fornece o alimento necessário à materialização de seus objetivos.

Neste livro, a água representa a emoção que jorra do seu subconsciente, nutrindo a semente com os ingredientes presentes no solo da sua mente. Sinta sua energia. Perceba como as emoções fluem por todo o seu corpo em resposta a certas situações. Perceba como a todo momento, uma semente mental é nutrida em sua mente, gerando uma emoção...» 

 

BIBLIOTECA/LINKOTECA SELECIONADA

Nosso objetivo é formar um banco de referências bibliográficas das diferentes Terapias Holísticas, para consulta de todos os interessados em mais detalhes sobre determinado assunto. Seria muito importante, e verdadeiramente interativo, se recebessemos sugestões , objetivando uma das finalidades do site Terapia de Caminhos que é compartilhar experiências e conhecimento. Clique aqui para acessar a terapia que deseja uma bibliografia selecionada para consultas.

 

 

 

"As opiniões emitidas nos textos do site são de exclusiva responsabilidade de seus autores".

Mapa de acessos ao site por localização geográfica