- Ano IX - nº 4 (73) - Setembro / Outubro / Novembro de 2015.                           Direção: Osiris Costeira 

AYURVEDA - Osiris Costeira - osiris.costeira@uol.com.br

Massoterapia Ayurvédica

 

A Massoterapia Ayurvédica, um dos pilares mais antigos e importantes na terapia indiana, representa um conjunto de práticas com o objetivo de utilizar a massagem como instrumento tera­pêutico, visto que, segundo o Ayurveda, ela é a melhor amiga do homem porque nutre os tecidos, equilibra os doshas, é rejuvenescedora, aumenta a força e a virilidade, e diminui o estresse e a tensão.

As principais massagens são:

 

Abhyanga

É uma modalidade de Massoterapia Ayurvédica que em sânscrito significa untar, friccionar com óleo, e representando, antes de tudo, massagem diária com óleo. É a massagem mais usada nos tra­tamentos ayurvédicos, sendo base para todas as outras modalidades.

Segundo o Ayurveda, as dores são causadas por acúmulo de energia, denominada “prana”, acúmulo este que determina a obstrução do fluxo energético do corpo. Quando se faz a massagem o calor gerado movimenta a energia estagnada, aliviando a tensão e diminuindo a dor.

A pessoa respira melhor, mais profundamente, além de sentir-se relaxada e dormir tranquila, regulariza o apetite e, em geral, torna-se uma pessoa mais satisfeita com a Vida.

O tipo de óleo a ser utilizado vai variar de acordo com a constituição do indivíduo. Os óleos minerais não são aconselhados para massagem, sendo mais indicados os vegetais, prensados a frio, porque nutrem a pele e previnem o envelhecimento.

 

Os óleos e Abhyanga

Descrição: https://encrypted-tbn2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQ3BNzrwYA7OpKb9QDbaCC3cukQRZG7dayGHXf8ocjrrrmWpfU9jg

 

De um modo geral, para os pacientes do tipo Pitta os óleos indicados são os de coco ou girassol e o seu toque deve ser constante e em ritmo moderado; para os tipo Vata o de gergelim com toque e manobras firmes, e para os tipo Kappa os óleos de mostarda, amêndoa ou milho são os mais ade­quados, com manobras vigorosas e profundas.              

 

Shantala

É a massagem milenar ayurvédica indicada para os bebês desde a hora em que nasce, feita pela própria mãe, trazida para o Ocidente pelo obstetra francês Frédérick Leboyer.

 

 

Frédérick Leboyer

Descrição: http://static.guim.co.uk/sys-images/Guardian/About/General/2011/6/20/1308588103811/Frederick-Leboyer-007.jpg

 

Numa viagem à Calcutá ficou fascinado ao observar uma jovem que massageava o seu bebê. Apesar de fazer parte de uma situação de miséria, Leboyer constatou que a criança era sadia e dentro do seu peso normal. Aprendeu os princípios da massagem e batizou-a com o nome da jovem mãe que o ensinou: Shantala.

 

Shantala, Massagem Milenar Ayurvédica

Descrição: https://i.ytimg.com/vi/FoOa9O1tyEA/hqdefault.jpg

A Shantala é tão importante para os pais quanto para as crianças, pois proporciona uma enorme interação e uma grande troca de afeto entre eles. Ela pode ser praticada com o bebê deitado sobre as pernas da mãe esticadas para frente, ou sobre a banheirinha do bebê (aquelas que têm uma tampa reta para trocar a fralda), ou ainda sobre um colchonete no chão. O importante é que a mãe e o bebê sintam-se confortáveis e em um ambiente agradável.             

 

Terapia Marma

É a Massoterapia Ayurvédica que trabalha determinados pontos do corpo físico chamados marmas ou pontos de pressão que consistem em encontros anatômicos de músculos, veias, artérias, tendões, ossos e articulações.

 

Localização dos Pontos Marmas

Descrição: http://www.naradeva.com.br/waUpload/vedikmarma00304072013233550.jpg

Caso haja algum trauma, de qualquer tipo, em algum dos marmas, serão gerados bloqueios de energia e o corpo físico refletirá este bloqueio com dores físicas ou outros tipos de desarmonias.  

No corpo inteiro existem 107 marmas, divididos em 11 nos músculos, 41 nas veias e artérias, 8 nos ossos, 27 nos tendões e 20 em áreas vulneráveis.

De acordo com a Ayurveda, a energia vital, ou prana, depende do funcionamento adequado dos pontos marmas. Para que estes pontos sejam harmonizados, a Ayurveda indica massagens com pressões nos pontos vitais do corpo.

Os movimentos em cada um destes pontos são determinados por meio de um diagnóstico Ayurveda, por um especialista nesse tipo de terapia, pois quando estes pontos são trabalhados de forma incorreta, podem ocasionar mal estar ou até um desequilíbrio no corpo físico.

Antigamente, na Índia, os especialistas em Ayurveda utilizavam os marmas para provocar anes­tesia local na realização de cirurgias. Desse modo, fica evidente que estes pontos exercem um grande poder sobre a mente.

Sendo assim, por meio da manipulação dos marmas, é possível ativar e desativar memórias dolorosas ocultas no subconsciente, responsáveis por traumas ou desarmonias emocionais.

 

CONTATO

fale conosco, tire suas dúvidas, fale com os terapeutas, opine sobre os artigos e dê sua sugestão de conteúdo.

BIBLIOTECA/LINKOTECA SELECIONADA

Nosso objetivo é formar um banco de referências bibliográficas das diferentes Terapias Holísticas, para consulta de todos os interessados em mais detalhes sobre determinado assunto. Seria muito importante, e verdadeiramente interativo, se recebessemos sugestões , objetivando uma das finalidades do site Terapia de Caminhos que é compartilhar experiências e conhecimento. Clique aqui para acessar a terapia que deseja uma bibliografia selecionada para consultas.

"As opiniões emitidas nos textos do site são de exclusiva responsabilidade de seus autores".