- Ano VII - nº 2 (71) - Março / Abril / Maio de 2015.                                                                Direção: Osiris Costeira
 

CAMINHOS DA MENTE - Ricardo de Lima Costeira - ricardo@wfde.com

 

A Semente

Spes messis in seminae (A esperança da colheita reside na semente.)

A semente é um símbolo que representa a potência divina. É o símbolo da eternidade, da ressureição. É o símbolo que contêm o mistério da vida. Nela encontra- se a matéria vital, a essência de todas as possibilidades. O mesmo simbolismo pode ser encontrado no óvulo e no ovo. Toda semente gera uma vida que contém em si a própria semente, perpetuando sua existência, por isso sua associação com a eternidade.

Neste livro, a semente é o símbolo da imaginação, ou imagem (mental) em ação. Imaginação é o processo mental, exclusivo dos seres humanos, que nos dá a possibilidade de reviver situações passadas, (imaginação reprodutiva), e através da combinação destas, imaginar situações futuras, (imaginação criativa). Cada situação imaginada contém em si as emoções e percepções destes eventos, e isso, é a essência da semente.

Perceba que você já passou por situações no passado, e o conjunto delas, formou e vem formando o que você é hoje. Perceba também que, ao imaginar seu futuro, você é influenciado por essas mesmas situações. E todo esse processo acontece no presente, onde você sente essas emoções, toda vez que imagina estas situações. Essas emoções são fruto de sementes plantadas na sua mente, que se perpetuam, gerando novas sementes com a mesma essência. Mude essa essência, e sua vida – quem você é – também mudará.

Lembre-se, toda semente gera uma vida que contém em si a própria semente. Portanto, se seus pensamentos contêm emoções de medo, fracasso, infelicidade, decepção, essa será a substância da nova semente. Enquanto não as mudar, não mudará seu futuro.

Existem dois tipos de imaginação: Reprodutiva e Criativa.

A imaginação reprodutiva revive as situações com as percepções e emoções passadas. É sempre igual. Como um filme, ela se repete toda vez que uma situação externa se apresenta ativando o subconsciente. Quando a usa, revive seu passado com todas as suas nuances, inclusive as emoções presentes nestes acontecimentos, e isso é um ponto positivo.

Quando conscientemente entra em contato com essas emoções, você tem o poder de alterá-las, percebendo e sentindo a situação de outra maneira. Use este poder para alterar a emoção presente neste acontecimento e assim alterará o que viverá no futuro. Torne-se o diretor do filme da sua vida, recrie os personagens, mude seus papéis, mude o enredo. O poder é seu, começe a usá-lo agora.

A Imaginação criativa, por sua vez, se divide em fantasia e imaginação construtiva. A fantasia é espontânea e incontrolada. Surge do subconsciente, quando estimulada por alguma imagem ou percepção externa, e não tem objetivo definido. É muito parecida com a imaginação reprodutiva, mas é composta de uma com- binação de realidades. Ocorre quando vemos um filme que nos emociona, lemos um livro, ouvimos uma música que nos inspira, ou quando ouvimos um comentário que é capaz de “juntar as peças do quebra-cabeça”.

Quando fantasia, o corpo experimenta diversas emoções e sensações. Essas emoções podem ser a “inspiração” que você precisa para criar algo novo ou mudar um hábito. Mas, para que isso ocorra, é preciso que se trans- forme em imaginação construtiva.

A imaginação construtiva é a responsável pelas invenções, inovações, filosofias. É através dela que este livro tomou forma, assim como tudo o que foi criado pelo homem. Durante este processo criativo, acessamos continuamente nosso subconsciente, e as mensagens que recebemos em forma de emoções são as responsáveis pelo sucesso ou fracasso do empreendimento.

Use o símbolo da semente toda vez que se sentir inspirado a criar algo novo. Imagine seu objetivo como uma semente. Coloque dentro dela a imagem mental de sua realização. Seja objetivo e específico. Se for uma casa, imagine sua forma, tamanho, cor, localização. Se for um relacionamento, imagine a pessoa, suas características, qualidades e o local onde se encontram. Recorte figuras de revistas, imagine-se morando nesta casa ou vivendo este relacionamento. Imagine os dois juntos. Não há limites para sua imaginação. Apenas aqueles que você ali colocar.

Feito isto, é preciso que crie a essência desta semente. Até agora, ela é apenas uma possibilidade. É preciso que você a ative. E para isso é preciso emoção.

Imagine o que esta semente representa. O que você sente ao conquistar esse desejo. Sinta o desejo realizado. Visite a casa dos seus sonhos. Conheça novas pessoas. Viva a emoção. Se busca felicidade, sinta-se feliz. Se busca segurança, sinta-se seguro. Coloque esta emoção no interior da semente e plante-a no solo da sua mente. Cuide de seu desenvolvimento e com certeza seu desejo será realizado.

Mas lembre-se, se você planta uma semente e no dia seguinte a desenterra para ver se já germinou, ela nunca se desenvolverá. Ela precisa absorver os nutrientes do solo, e ser regada constantemente para florescer. Da mesma forma, se você planta uma semente de sucesso e todos os dias a desenterra com sentimentos de dúvida, ela não germinará.

O segredo está em plantar a semente, sentir em seu corpo a emoção, e todo dia renovar este pensamento; vitalizando seu objetivo através da emoção presente na visualização. Não cabe a você imaginar como seu desejo vai ser realizado. Apenas visualize a conquista. Imagine este desejo realizado. Sinta-se morando na casa. Vivendo com a pessoa amada. A lei da atração, através da conexão entre o subconsciente e o supraconsciente, encontrará os meios, pessoas e circunstâncias favoráveis. Seu papel é apenas AGIR, no momento em que as oportunidades SURGIREM em sua vida.

Muitas vezes, pela crença de ser necessário agir constantemente, gastamos uma energia desnecessária, buscando caminhos que dão em lugar nenhum. Isso porque nos guiamos pelo racional, pela lei das probabilidades, e nos fechamos para um conhecimento superior, que tem um potencial de organização, muito maior do que nossa razão e lógica. Não se trata de não fazer nada e esperar a oportunidade surgir. Mas de se preparar para que quando a oportunidade surja, você possa aproveitá-la. E você só se prepara para algo que acredita que irá acontecer.

Primeiro saiba o que quer, depois acredite nesta possibilidade, e quando a oportunidade surgir, aja. E pode acreditar, elas vão aparecer. Em síntese, o que quero demonstrar é que é necessário acreditar naquilo que deseja, e para que isso aconteça, você tem de criar um hábito de visualizar o objetivo alcançado, sentindo a emoção desta conquista como se naquele momento ela já estivesse realizada. Fazendo isso você passa a acreditar naquela realidade imaginada e começa a atrair pessoas e oportunidades para sua vida. O nosso papel é agir no momento em que essas oportunidades surgem e não tentar controlar sua manifestação, imaginando “de que maneira” esse desejo irá se realizar. Quando você se mantém focado naquilo que deseja, começa a ver oportunidades que antes passavam despercebidas, usando-as para realizar aquilo que deseja.

Cuide desta semente regando-a com a mesma emoção que a criou. Acredite. Só assim ela florescerá. No capítulo "Cultivando o Jardim" falarei mais sobre isso.

  

Extraído do livro

 JARDIM DE REALIZAÇÕES.

Semeando Sucessos. Colhendo Vitórias

 

 RICARDO COSTEIRA

 

 

CONTATO

fale conosco, tire suas dúvidas, fale com os terapeutas, opine sobre os artigos e dê sua sugestão de conteúdo.

BIBLIOTECA/LINKOTECA SELECIONADA

Nosso objetivo é formar um banco de referências bibliográficas das diferentes Terapias Holísticas, para consulta de todos os interessados em mais detalhes sobre determinado assunto. Seria muito importante, e verdadeiramente interativo, se recebessemos sugestões , objetivando uma das finalidades do site Terapia de Caminhos que é compartilhar experiências e conhecimento. Clique aqui para acessar a terapia que deseja uma bibliografia selecionada para consultas.

"As opiniões emitidas nos textos do site são de exclusiva responsabilidade de seus autores".