- Ano X - nº 1 (74) - Dez 2015 / Mar 2016.                           Direção: Osiris Costeira
 

CAMINHOS DA MENTE - Ricardo de Lima Costeira - ricardo@wfde.com

 

Raízes

 

A fé é a certeza das coisas que esperamos

e a prova das coisas que não podemos ver.

Hebreus, 11:1

Muito bem. Você plantou a semente no solo da sua mente. Todos os dias a nutre com as águas da emoção e a vitaliza com a luz solar da intuição. Mas, de início parece que nada mudou. Você não vê resultados e começa a acreditar que tudo foi em vão.

Cuidado. No momento em que permite que a dúvida germine, ela absorve toda a energia da sua semente e nada realmente irá acontecer. Antes de tudo, é preciso DECIDIR o que se quer, ter FÉ no resultado imaginado, e PERSISTIR até que ele se realize.

Você passou um longo tempo cultivando todo tipo de ervas daninhas, e agora quer que tudo isso simplesmente desapareça?

Não é assim que funciona.

Se cada pensamento se tornasse realidade como num passe de mágica, você teria grandes problemas. Acredite. A natureza trabalha sem esforço e resistência, fazendo a semente germinar no tempo certo, no momento em que as condições são favoráveis ao seu crescimento.

E quando isto ocorre?

No momento em que você decide o que quer, acreditando de forma inabalável na realização do seu desejo.

Neste momento, esse desejo começa a criar RAÍZES em seu subconsciente. Essas RAÍZES passam a sustentá-lo e nutri-lo, promovendo seu desenvolvimento. Se você persiste, continuando a nutrir e vitalizar sua semente, ela emerge do seu subconsciente, manifestando-se acima do solo (consciente,) sob a forma de idéias, inspirações e acontecimentos, que serão a base para o desenvolvimento daquilo que quer manifestar em sua vida.

A Raiz é o símbolo da estabilidade, da estrutura. Representa o elo que sustenta e nutre toda criação. Neste livro, simboliza as DECISÕES baseadas na FÉ e não nas CIRCUNSTÂNCIAS. Da CERTEZA de propósito. Do ACREDITAR, incontestavelmente, naquilo que se quer realizar. Porque, quando ACREDITA, você persiste, tendo a CERTEZA de que irá alcançar o que DECIDIU realizar.

Criar raízes é um trabalho de FÉ. É como se o seu consciente colocasse em teste a REALIDADE daquilo que deseja. Se você persiste, VISUALIZANDO diariamente o mesmo resultado, renovando a mesma EMOÇÃO, passa a ACREDITAR neste desejo. Neste momento, seu consciente aceita o que deseja como algo real e permite que essa REALIDADE se manifeste a partir do subconsciente. É o seu subconsciente quem nutre, através de suas raízes, as flores e frutos de seu desejo. É ele quem mantém viva a sua criação. Quanto maior for o seu desejo, mais fortes e profundas terão de ser estas raízes. E isto depende de uma única coisa: DECISÃO.

Decisões nutrem todos os sucessos de sua vida. Quando você decide fazer algo e o faz, obtém um sucesso, independente de qual seja o resultado. Você toma decisões a todo o momento, várias vezes ao dia. O conjunto dessas decisões construiu o seu passado e continuará a contruir seu futuro. Mesmo que não perceba, que tome essas decisões inconscientemente, elas continuam a ser decisões, criando raízes em sua mente, que nutrem a todo momento a sua realidade.

O grande problema ocorre quando você se mantém indeciso. É aí que você fracassa. Não importa que atitude você tome, quanto esforço faça. Enquanto não decidir o que quer, seu desejo não terá força para se realizar.

Tomadas de decisão trazem ordem para sua mente. Indecisão, por sua vez, gera conflitos. Quando está indeciso, cria ambilavência, que, segundo o dicionário, signi- fica: “a coexistência, em uma pessoa, de sentimentos opostos, em relação a um mesmo objetivo”.

Você já sabe que sentimentos e emoções são a linguagem do subconsciente. Estar indeciso é a prova de que o que deseja está em conflito com o que acredita. Em seu subconsciente existem duas sementes, uma daquilo que deseja e outra daquilo que acredita ser real.

Cabe a você decidir que emoção quer manifestar, e persistir nesta decisão até ela se tornar realidade. Enquanto não tomar essa decisão, você dissipa sua energia, alimentando tanto a semente de seu desejo, como as ervas daninhas. Esses sentimentos opostos buscam sobreviver gerando tensão, transformando a vida em uma sobrevida, criando raízes onde você quer, como também onde você não quer.

Existem momentos em que é difícil DECIDIR, mas é necessário que encontre forças para acabar com a indecisão. Muitas vezes a dificuldade se encontra no medo de que essa escolha possa “piorar a situação”. Medo esse que nasce das imagens que cria em sua imaginação. Por isso é importante a FÉ.

Quando nos deparamos com momentos onde as nossas crenças impedem nosso crescimento, devemos compreender que não existe certo ou errado; negativo ou positivo. Isso é apenas a manifestação da dificuldade que nosso cérebro tem de lidar com o desconhecido. Ele prefere a segurança daquilo que compreende e usa o medo para classificar como negativo, aquilo que ele não consegue controlar.

Como um computador, ele se mantém num ciclo continuo de processamento – que esgota nossa energia – tentando encontrar maneiras de controlar as consequências de cada escolha. Enquanto não consegue, continuamos indecisos, até que pela FÉ, façamos a escolha do caminho a seguir.

Esse é um ponto importante. Uma das leis que regem nosso plano de manifestação é a LEI DA POLARIDADE. Você só percebe algo como “ruim” porque existe algo “bom”. Logo, quando decide por algo que percebe como positivo, você o faz baseado numa realidade que já é conhecida, que já tem raízes no solo da sua mente e, na maioria das vezes, esta realidade é algo negativo para você.

O que deve ficar claro, é que negativo e positivo são apenas PERCEPÇÕES. Eles são a mesma coisa em diferentes graus de vibração. Essa percepção é a forma que nosso cérebro encontra para definir algo que falta (-), e algo que existe em abundância (+). Ela muda de pessoa para pessoa, e tem íntima ligação com a realidade em que essa mesma pessoa vive.

Para alguém que recebe 200 mil por mês, passar a receber 20 mil é algo negativo. Mas, para alguém que recebe 2 mil, receber 20 mil por mês é algo extremamente positivo. É tudo uma questão de seguir adiante em busca de mais. De adicionar, ao invés de subtrair.

Durante o processo de realização do seu desejo, você irá se deparar com vários acontecimentos. É sua a decisão de como irá percebê-los. Se perceber como algo negativo, essa negatividade nutrirá sua realidade, absorvendo cada vez mais coisas negativas para sua vida. Se perceber como algo positivo, essa positividade nutrirá a semente de seu desejo, expandindo-se, atraindo cada vez mais coisas positivas para sua vida. Perceba a diferença. Enquanto o negativo cresce absorvendo e transformando o positivo em negativo, o positivo cresce expandindo-se, gerando mais positividade.

Por favor, leia novamente. A compreensão deste simples conceito, lhe dá poder para lidar, de forma positiva, com as mais diferentes situações indesejadas. Retirando sua atenção delas, você não permite que a sua positividade seja absorvida, e assim, elas não terão força para continuar a existir.

Faça esta experiência com dois ímãs. Coloque um ímã em frente ao outro, com seus lados positivo e negativo confrontando-se. Imagine seu desejo como o pólo positivo e a sua realidade atual como o pólo negativo. Agora, tente afastar um ímã do outro, como se tentasse caminhar em direção ao que deseja.

Perceba que, quando faz isso, um pólo atrai o outro, gerando uma força de tensão entre eles. O mesmo ocorre em sua mente. Quando busca algo positivo, mas mantém uma percepção negativa, essa negatividade cria tensão, absorvendo a positividade, transformando tudo em sua vida em algo negativo. Enquanto perceber sua realidade atual como uma sucessão de eventos negativos, essa negatividade o manterá preso a ela.

Agora, inverta o pólo negativo. O que acontece? A tensão termina, mantendo os dois pólos separados por um espaço entre eles. Isso acontece porque você alterou a vibração negativa, da mesma forma como altera o modo como percebe a sua realidade. Quando faz isso, um ímã passa a impulsionar o outro adiante. A positividade se expande, criando um espaço entre eles, aumentando seu campo de atuação, da mesma forma que a positividade se expande em sua vida, sem esforço e tensão.

Enquanto se mantém indeciso, continua a criar resistência entre essas duas polaridades. Essa resistência gera tensão, que se perpetua até que exista apenas uma polaridade manifestada, até que decida o que quer adicionar a sua vida. Só assim poderá seguir adiante, mantendo a mesma vibração entre os dois pólos, que representam onde está e aonde quer chegar.

Algumas pessoas podem questionar a validade deste experimento, assim como nosso consciente, questiona a realidade daquilo que desejamos. Elas argumentarão que se o pólo positivo for invertido, a negatividade tambem se expandirá. Elas estão corretas. Como disse anteriormente, positivo e negativo são apenas PERCEPÇÕES. É você quem decide o que quer expandir em sua vida, e se, por alguma razão, quiser mais coisas negativas, assim será.

A partir de agora, mude a percepção de sua realidade. Passe a ser grato pelo que já possui. Entenda que a negatividade só existe porque você acredita que algo falta em sua vida.

Quando passa a acreditar que já possui o que deseja, e se sente feliz por possuir; esse sentimento se expande, impulsionando-o a buscar mais dessa mesma coisa, gerando abundância, nutrindo seu crescimento, gerando flores, frutos e novas sementes, que adicionam cada vez mais do que quer em sua vida num fluxo perpétuo e continuo. Até que decida quanto é o suficiente para se tornar uma realização.

PARA MEDITAR:

Reserve um tempo do seu dia, para meditar sobre o significado destes símbolos, e como você os percebe em sua vida. O negativo tem como símbolo o sinal de menos (-), o positivo tem como símbolo o sinal de mais (+).

O negativo é uma linha reta horizontal, com início e fim. O espaço entre esses dois pontos, se manifesta no mesmo plano. Consideremos esse plano, como uma re- presentação do nosso consciente. A realidade das circunstâncias. Neste plano você acredita no que percebe com seus 5 sentidos: visão, olfato, tato, audição e paladar.

Já o símbolo de mais (+), possui uma outra linha, que se manifesta em dois planos, encima e embaixo, que consideraremos como o elo entre o supraconsciente e o subconsciente.

A linha vertical corta a horizontal, criando um ponto de união entre as duas. Esse é o ponto onde o impossível se torna possível, onde você passa a acreditar, que independente das circunstâncias, existe um poder superior que manifesta tudo o que deseja.

Quando esta linha vertical corta a horizontal entre o início e o fim, ela muda o final. O símbolo de menos se torna mais. A partir deste ponto, tudo o que decidir acreditar, através desta fé, com certeza irá se manifestar.

Medite sobre isso. Não é à toa que o símbolo da fé, a cruz, é simbolizada da mesma maneira (+).

  

Extraído do livro

 JARDIM DE REALIZAÇÕES.

Semeando Sucessos. Colhendo Vitórias

 

 RICARDO COSTEIRA

 

 

CONTATO

fale conosco, tire suas dúvidas, fale com os terapeutas, opine sobre os artigos e dê sua sugestão de conteúdo.

BIBLIOTECA/LINKOTECA SELECIONADA

Nosso objetivo é formar um banco de referências bibliográficas das diferentes Terapias Holísticas, para consulta de todos os interessados em mais detalhes sobre determinado assunto. Seria muito importante, e verdadeiramente interativo, se recebessemos sugestões , objetivando uma das finalidades do site Terapia de Caminhos que é compartilhar experiências e conhecimento. Clique aqui para acessar a terapia que deseja uma bibliografia selecionada para consultas.

"As opiniões emitidas nos textos do site são de exclusiva responsabilidade de seus autores".