- Ano XII - nº 1 (80) - Dezembro 2017/ Junho 2018.   Direção: Osiris Costeira

 

CAMINHOS DA MENTE - Ricardo de Lima Costeira - ricardo@wfde.com

 

A Parte Prática

  

Prática significa realizar, dia a dia, na presença de todos os obstáculos, algum ato de visão, de fé, de desejo. Praticar é um modo de atrair a perfeição desejada”

Martha Graham

Para ajudá-lo em sua prática e esclarecer dúvidas sobre o conteúdo do livro, acesse o site: www.jardimderealizacoes.com.br

Você irá encontrar artigos que aprofundam as idéias aqui apresentadas. Poderá compartilhar suas experiências com outras pessoas, participando de grupos de discussões. Aprenderá novas formas de cultivar sua semente e muito mais. A criação deste website, têm como objetivo formar uma comunidade de pessoas, que através de suas realizações e experiências, ajudem outras a perseverar no caminho rumo as suas realizações.

Importante

Quando começar a plantar suas sementes é provável que algumas germinem e outras não. Que algumas gerem flores saudáveis e outras flores frágeis. Que algumas alcancem a maturidade e murchem antes do seu desejo se realizar. Isso não quer dizer que não irá conse- guir o que deseja e sim que é preciso persistir. Entender porque isso ocorreu e usar esse conhecimento para que uma nova semente floresça.

O hábito de plantar uma semente, não é uma fórmula mágica para conseguir o que deseja, é uma maneira de você conhecer seu interior, alterar o que lhe é prejudicial e assim dar condições para que o que deseja se materialize em sua vida.

Sementes que não germinam, flores frágeis, desenvolvimento incompleto. Todas essas possibilidades, são a maneira que seu SUPRACONSCIENTE encontra para mostrar a você, o que está impedindo SEU crescimento. Ele usa a simbologia presente no processo de crescimento da flor, como um espelho, refletindo o que está ocorrendo em seu interior. Grave bem isso. Leia e releia até que internalize essa mensagem.

O subconsciente usa a linguagem dos símbolos e através de sua conexão com o supraconsciente, atrai para sua vida as pessoas e circunstâncias necessárias para que seu desejo se materialize. Algumas vezes, seus hábitos podem estar dificultando essa atração e para que seus desejos sejam realizados da maneira mais rápida e harmônica, eles precisam ser modificados.

É através dos símbolos que seu supraconsciente irá lhe fornecer “dicas” do que está impedindo essa realização, por isso, é importante que pratique o hábito de plantar e cuidar do desenvolvimento da semente. Isso lhe dará condições de perceber as “dicas” e assim alterar o que está impedindo o desenvolvimento da semente, que cresce em seu interior.

É importante ressaltar que esse não é um processo mágico, onde basta que plante a semente e tudo o que deseja se tornará realidade. É um processo, para que através do aprendizado de cuidar de uma vida – que de- pende inteiramente de suas ações para crescer e florescer – você aprenda a realizar estas mesmas ações, para criar crescimento e realização em sua própria vida – que também depende inteiramente de suas ações para crescer e florescer.

Não é porque plantou a semente que os seus desejos se realizam. Eles se realizam porque você aprendeu a cultivá-los até sua realização.

Enquanto aprende, comece a perceber as mensagens que recebe. Se sua semente morrer, talvez seja por muita água, e isso é uma mensagem de que um excesso de emoção, esteja dificultando a realização do que deseja. Pode ser que ela precise de mais sol, o que simboliza que precisa confiar mais na sua intuição.

Para que aprenda a decifrar estas mensagens é preciso prática. Como tudo na vida é através da prática que adquirimos o conhecimento, para realizar da melhor forma e com o menor esforço aquilo que decidimos aprender.

Use os símbolos descritos neste livro para interpretar as mensagens que seu supraconsciente lhe envia. Por isso a prática é importante. Através dela você aprenderá a compreender estas mensagens. Passará a perceber que em cada experiência há uma mensagem oculta, que o ensina a viver melhor e o impulsiona em direção ao que deseja.

Espero que tenha compreeendido que este é um processo contínuo. Que não à morte ou fim e sim um eterno ciclo de renovação e renascimento. Que o fato de uma semente não germinar ou florescer, não representa um destino ou maldição que o impede de realizar o que quer. Apenas mostra que precisa aprender a ajustar suas ações para conseguir o que deseja.

Esse é um processo que deve ser realizado com prazer. Assim como deve aprender a ter prazer na busca de sua realização. Não uma obrigação ou condição para que consiga aquilo que deseja. Plantar e cuidar de uma semente é uma experiência que não pode ser descrita, têm de ser vivenciada para que se perceba a totalidade desta experiência.

Pode ser que sinta que não precisa plantar e cuidar de uma semente para realizar o que deseja. Pode ser que somente através das visualizações, consiga se manter focado naquilo que quer. Pode ser que se sinta melhor escrevendo um diário, que o relembre do que deseja. Apenas não descarte essa prática sem antes experimentá-la. Talvez você descubra que cui- dar de uma vida e uma experiência extremamente gratificante.

A parte prática deste livro foi concebida para ajudá- lo a compreender melhor como plantar e cuidar de sua semente, usufruindo de todos os benefícios que esse hábito pode lhe proporcionar. Ele pode e deve ser mo- dificado, se, durante esse aprendizado, sentir que deve realizá-lo de outra maneira. O importante é que se sinta bem ao cultivar sua semente.

Você é um ser único, que realiza atos únicos, por isso encontre a sua maneira. Fazendo isso, além de aprender a cultivar a semente, aprenderá a cultivar a sua CRIATIVIDADE.

A Prática do Sucesso

“Flores e frutos são apenas o começo. Na semente reside a vida e o futuro.”

Marion Zimmer Bradley

Chegamos agora na parte prática deste livro. A partir de agora, tudo o que foi ensinado será utilizado com o objetivo de o ajudar a transformar seus pensamentos em concretas realizações. Quando você lê sobre alguma coisa, isso o afeta ao nível do pensamento, en- quanto ao nível da ação e da emoção essa mesma coisa permanece intocada.

Para que sua realidade pessoal seja modificada é necessário que estes três níveis sejam ativados. Isso será feito através do hábito diário de cultivar uma vida. Faça. Não deixe para amanhã. Comece agora. Não descarte subconscientemente, novamente, tudo que aprendeu.

Meu conselho é que comece plantando a semente de um girassol. É uma planta resistente, que não exige mui- tos cuidados, precisando apenas de sol, água e um solo fértil para florescer. Suas sementes podem ser encontra- das facilmente, inclusive em supermercados, podendo ser utilizadas as sementes usadas na alimentação de aves, especialmente papagaios.

É importante que reserve um tempo diário para o cultivo da semente. Não trate esse hábito como algo sem importância, onde você apressado, demora dois minutos regando o vaso, enquanto seus pensamentos, vagueiam por coisas a fazer, preocupações e outros afazeres diários. Lembre-se de que esta semente é o símbolo do seu desejo. Ela exige sua total atenção.

Os melhores momentos são pela manhã ou fim da tarde. Escolha um desses períodos e reserve pelo menos trinta minutos para a prática deste hábito. Neste momento, desligue-se de tudo e de todos, certifique-se de que não será incomodado, desligue o celular e peça para outra pessoa atender ao telefone fixo se houver. Asseguro a você que o mundo continuará a existir, mesmo que não esteja à disposição durante esse pequeno espaço de tempo.

Considere o cultivo da semente como um ato de compaixão e caridade. Ao cultivá-la, estará cultivando esses sentimentos em você. Através do cultivo de uma vida, que passivamente aceita o que você lhe ofertar, sem críticas ou julgamentos, você aprenderá a viver sua vida da mes- ma maneira, compreendendo as diferentes personalidades não como algo negativo, mais sim como a expressão da diversidade da vida, que nós ensina a melhorar a cada dia.

Um ponto a destacar é que, desde sempre, nos foi ensinado que só através do trabalho duro conseguimos alcançar o que desejamos. Se assim não for, todos os méritos são perdidos. É por isso que desde tempos imemoriais, o ser humano empreendeu buscas fantásticas e penosas, sendo a dificuldade a medida da glória a ser alcançada.

Peço que antes que comece a plantar a semente de seu desejo, verifique em seu interior se este conceito de trabalho duro e realização está enraizado em seu subconsciente. Se estiver, livre-se dele. Esta única crença já o destina a uma vida de luta e ansiedade. Encerra um perigoso destino de que tudo que vem “fácil”, ou seja, sem trabalho duro, dificuldade e sofrimento, não vale a pena, fazendo você se sabotar constantemente para reafirmar essa crença.

Altere este conceito ao cultivar sua semente. Sinta prazer em cuidar de sua nova vida. Se você se sentir mal com isso, é porque algo está errado. Busque no seu subconsciente o porquê e mude. Entenda que o herói não adquire seu prêmio por ter superado as dificuldades. Ele o merece, porque durante a jornada seu interior se modificou, suas crenças subconscientes mudaram, modificando assim a realidade exterior.

Cuidar de sua semente não é algo complexo, por isso, é seu nível de comprometimento, que determinará o foco e a atenção que dará a esta prática. Para realizar este ato de forma correta, você precisa estar completamente presente. Ter toda a atenção focada no objetivo a ser alcançado, não deixando que nenhum outro pensamento aflore em sua consciência, enquanto cuida de seu desejo.

Prepare este ato com a mesma intensidade com que se prepara para uma festa, ou qualquer outro evento social no qual deseja muito comparecer. Compre um belo vaso, ele representa sua cabeça. Escolha a terra, ela representa sua mente. Adquira um belo regador: é através dele, que a água da sua emoção, irrigará o solo da sua mente. Selecione as sementes, afinal, elas são o símbolo de onde seu desejo nascerá. Faça deste processo um evento que marca o renascimento de uma vida. A sua vida.

DICA:

Ao se preparar para seu hábito diário, coloque uma roupa diferente, e sempre use este mesmo tipo de roupa. Se o seu desejo é ser um executivo(a) de sucesso, vista-se como um(a). Se seu objetivo é emagrecer, use uma roupa onde se sinta magro(a). Simbolicamente, você estará se despindo para a realidade das aparências, enquanto se veste para entrar neste mundo desejado, um mundo onde você é o mestre da sua vida, onde a opinião dos outros não o afeta, onde só existe aquilo que você quer que exista.

Lembre-se do Super-Homem e de outros heróis. Eles só são reconhecidos como tal quando estão vestidos com seus uniformes.

A cada dia, você tem a escolha de fazer algo similar. Não importa quem você seja ou o que faça, pode imaginar grandes sonhos, e ser parte deles. Pode se imaginar vivendo a vida de seus sonhos e vestir-se de acordo. Comece a viver neste mundo desejado por meia hora que seja, não apenas visualizando-o, e sua vida começará a mudar em direção a ele. Você começará a se sentir como aquilo que deseja ser.

  

Extraído do livro

 JARDIM DE REALIZAÇÕES.

Semeando Sucessos. Colhendo Vitórias

 

 RICARDO COSTEIRA

 

 

CONTATO

fale conosco, tire suas dúvidas, fale com os terapeutas, opine sobre os artigos e dê sua sugestão de conteúdo.

BIBLIOTECA/LINKOTECA SELECIONADA

Nosso objetivo é formar um banco de referências bibliográficas das diferentes Terapias Holísticas, para consulta de todos os interessados em mais detalhes sobre determinado assunto. Seria muito importante, e verdadeiramente interativo, se recebessemos sugestões , objetivando uma das finalidades do site Terapia de Caminhos que é compartilhar experiências e conhecimento. Clique aqui para acessar a terapia que deseja uma bibliografia selecionada para consultas.

"As opiniões emitidas nos textos do site são de exclusiva responsabilidade de seus autores".