- Ano IX - nº 3 (72) - Junho / Julho / Agosto de 2015.                                                                Direção: Osiris Costeira
 

CAMINHOS DA MENTE - Ricardo de Lima Costeira - ricardo@wfde.com

 

O Solo

 

"Como o solo, por mais rico que seja, não é produtivo se não for cultivado, assim é a mente, sem cultura nunca produzirá bom fruto."  Seneca

 

O solo é o símbolo da matéria, estabilidade e riqueza. Representa a fertilidade, a criatividade infinita, o local de onde brota a vida. Neste livro, ele é o símbolo da mente, onde todas as sementes são plantadas e de onde são retirados os nutrientes para seu desenvolvimento. É o lugar onde germinam as idéias.

O segredo é visualizar esse símbolo percebendo que existe o que está abaixo do solo (subconsciente), como também existe o que está acima dele (consciente). Compreender este simbolismo é o primeiro passo para controlar o que cresce em sua vida.

Faça uma visita a qualquer cadeia ou presídio e vai encontrar centenas de pessoas dizendo que são VÍTIMAS das circunstâncias. Viaje para qualquer área pobre das grandes cidades e vai encontrar a mesma coisa. Visite pessoas em áreas nobres e a história será a mesma. Fale com pessoas em Nova Iorque, Paris, Londres, Brasil e o resultado será igual. Falarão das oportunidades que tiveram ou não. Serão gratas pela sua educação ou reclamarão de sua falta. Uma pessoa fará relatos sobre sua infância maravilhosa, enquanto outra reclamará que veio de uma família disfuncional.

Não há como negar que rendimento, status, educação, criação, vizinhança, amizades, família e muitas outras situações influenciam, afetam e até determinam os resultados de nossas vidas.

 

MAS QUEM CRIA ESSAS CIRCUNSTÂNCIAS. Seus pais? Seu meio? Destino? Acima de tudo, o efeito de seu pensamento sobre as circunstâncias.

 

Você não pode mudar o que aconteceu com você, mas pode mudar a PERCEPÇÃO do que aconteceu. Essa é a chave para mudar seu passado, presente e futuro.

Sua mente é como um jardim. Você pode cultivá-lo conscientemente, ou deixar que cresça desordenadamente. Se cuidar diligentemente, ele produzirá o que você cultivar. Mas se não plantar sementes específicas, então fatores externos como animais, vento e outros elementos, vão causar eventos aleatórios que sufocarão as sementes que quer cultivar.

Uma coisa é certa: ALGUMA COISA VAI CRESCER NO SEU JARDIM.

Assim como um jardineiro cuida do jardim, retirando as ervas daninhas, você deve cuidar da sua mente, arrancando os pensamentos de falta, limitação e negatividade.

Se praticar esse tipo de jardinagem, logo vai descobrir que é o jardineiro de sua vida. Terá uma profunda revelação de que não é vítima das circunstâncias e sim criador delas. A razão é simples: qualquer coisa que você foca e dá atenção, molda seu caráter, cria suas circunstâncias e determina o seu destino.

Por favor, leia de novo.

O que experimenta em sua vida está diretamente ligado ao seu modo de pensar. A coisa mais importante que pode aprender sobre sucesso, prosperidade e felicidade é que CAUSA (pensamento) e EFEITO (resultado e experiência) são uma coisa só.

Compreenda este fato importante: você simplesmente não acaba na cadeia ou hospital, sozinho ou falido, assim como não acorda rico, bem sucedido, feliz e com saúde. Todas essas CIRCUNSTÂNCIAS são o RESULTADO de milhares de pequenas decisões, tomadas por você, como resultado dos pensamentos aos quais dá atenção.

Agora, se você é como a maioria das pessoas, esse é o momento onde começa mentalmente a formular desculpas e a discordar do que escrevo. Talvez até acredite que isso é verdade para os outros, mas não para você. Você é vítima das circunstâncias e elas estavam fora de seu controle.

Eu sei. Eu sei. Seus pais não puderam lhe dar educação. Seu tempo já passou. Agora é tarde demais para mudar. Será?

Vamos ver como isso funciona e como se aplica a você.

Primeiro, deve adquirir a compreensão que, de uma maneira ou de outra, você manifesta tudo que acontece em sua vida. Concordo que pode não ter feito isso conscientemente ou até ter aceito essas circunstâncias por não saber como mudá-las. Mas a responsabilidade é sua. Compreender isso lhe dá poder para mudar. Agora vamos aos fatos...

Você está envolvido em uma esfera de informações que promovem negatividade, medo, ansiedade, limitação e falta, que atingem seus sentidos continuamente de todas as direções. Elas vêm da sua TV, rádio, internet, jornais, revistas, família, amigos, religião e até das pessoas com quem trabalha. Muitas pessoas sentem-se tão saturadas com essa programação mental negativa, que não conseguem sequer conceber uma vida sem lutas e reclamações.

O que você vê, lê, ouve, bem como as pessoas com quem fala, causam um grande impacto na formação de seus pensamentos e de quem você é. Por isso é importante reconhecer, que essa esfera de informação o programa continuamente, vinte quatro horas por dia, sete dias na semana. E que em grande parte deste tempo, a programação é de medo, infelicidade e limitação.

Então, o que você deve fazer?

Se você quer alcançar um alto nível de sucesso, deve guardar zelosamente a entrada do que permite em sua vida. Deve controlar sua programação, e rejeitar conscientemente, as ervas daninhas que as pessoas e meios de comunicação insistem em plantar no solo da sua mente. Resumindo, deve saber o que quer e rejeitar o que não quer. Lembre-se de que o poder é seu.

Pra criar uma orientação para o SUCESSO, é essencial que dê mais atenção ao seu desenvolvimento pessoal. Toda manhã e antes de dormir, cuide do seu jardim mental. Use este tempo para focar em algo positivo e importante para você.

Lembre-se. Você é a fundação sobre a qual todos os seus sonhos se tornam realidade. E essa é uma excelente maneira de garantir seu sucesso, riqueza e felicidade.

Dica:

Existem momentos do dia em que é mais fácil fazer seu consciente aceitar novas idéias: poucos minutos antes de adormecer, e logo após acordar. Nestes momentos, estamos mais conectados com nosso subconsciente, e podemos usá-los, para perceber que tipo de “orientações” estão lá guardadas. Como também aproveitar essas janelas de oportunidade para criar novas programações mentais. O subconsciente irá aceitá-las e as atrairá para a nossa realidade.

Nestes momentos, nosso racional não dispara os “porquês” e “como” isso irá ocorrer, analisando e classificando as possibilidades, tendo por base apenas nossa situação atual. Ele permite que as visualizações penetrem no subconsciente, criando uma nova realidade em nossa mente. Isso gera uma oportunidade, para que o subconsciente, busque através de sua conexão com o supra consciente, novas possibilidades de manifestar aquilo que desejamos.

Perceba que não falo de algo mágico, mas basicamente do que acreditamos ser real. Enquanto no subconsciente existir uma crença, qualquer coisa contrária a ela não pode existir. E se você não acredita, essa coisa não existe. Ela pode estar na sua frente que você não vai percebê-la. Alterando a crença subconsciente você passa a perceber essa mesma coisa no seu dia a dia, atuando para que seus desejos comece a se realizar.

  

Extraído do livro

 JARDIM DE REALIZAÇÕES.

Semeando Sucessos. Colhendo Vitórias

 

 RICARDO COSTEIRA

 

 

CONTATO

fale conosco, tire suas dúvidas, fale com os terapeutas, opine sobre os artigos e dê sua sugestão de conteúdo.

BIBLIOTECA/LINKOTECA SELECIONADA

Nosso objetivo é formar um banco de referências bibliográficas das diferentes Terapias Holísticas, para consulta de todos os interessados em mais detalhes sobre determinado assunto. Seria muito importante, e verdadeiramente interativo, se recebessemos sugestões , objetivando uma das finalidades do site Terapia de Caminhos que é compartilhar experiências e conhecimento. Clique aqui para acessar a terapia que deseja uma bibliografia selecionada para consultas.

"As opiniões emitidas nos textos do site são de exclusiva responsabilidade de seus autores".