- Ano X - nº 2 (75) - Abril/Julho 2016.                           Direção: Osiris Costeira
 

CAMINHOS DA MENTE - Ricardo de Lima Costeira - ricardo@wfde.com

 

FLORES E FRUTOS

 

"Se pudermos perceber o milagre de uma única flor

claramente, toda a nossa vida mudará."

Buda

 

Flores e frutos são o símbolo da nova vida que floresce ou frutifica. Neste livro, são os símbolos da REALIZAÇÃO. No mundo todo, esses símbolos são usados para expressar a materialização de um projeto, ou de qualquer outro objetivo levado a uma conclusão satisfatória. São a expressão do desejo realizado.

Cada flor e fruto possuem uma forma, cor, gosto e perfume que os tornam únicos, e isto é a representação física do que buscam simbolizar. Essas diferenças também simbolizam a individualidade de cada um de nós. Todos somos humanos e compartilhamos o mesmo solo, o Planeta Terra, mas nos expressamos de maneiras diferentes. Nossas cores, formas, perfumes e gostos são expressões do que somos, e o nosso corpo é o símbolo dessa expressão.

Quando plantamos uma semente, buscamos sua flor e seu fruto que passam a existir no momento em que plantamos essa semente no solo. O tempo para que eles se manifestem fisicamente, fica a cargo da natureza, do universo, ou do símbolo que cada um dá à energia divina, que está presente em tudo que existe. Nosso trabalho é apenas plantar a semente e cuidar para que ela tenha todo o necessário para florescer e frutificar.

Não nos preocupamos – na maioria das vezes nem sabemos como – com a maneira que nosso corpo trabalha para nos manter vivos. Ele executa milhões de tarefas a todo instante, para que possamos andar, ver, ouvir, pensar. E tudo isso ocorre inconscientemente. Sem que seja necessário saber ou dizer como ele deve executar essas tarefas.

É seguindo esse mesmo processo que nosso desejo se materializa. Não cabe a nós saber como ele se realizará. Nossa responsabilidade é plantar essa semente, cuidar que tenha todo o necessário para se desenvolver, e agir no momento certo para que ela continue a crescer, através de nossas ações. Visualizando e acreditando sempre nesta realização, nosso desejo se realizará.

A materialização de nosso desejo não é o fim, mas o início de um ciclo de grandes realizações. Cada flor e fruto possuem em si novas sementes, que gerarão mais flores e frutos de mesma qualidade. Em cada flor, a esperança de outras mil. Em cada fruto, a semente de uma nova árvore.

A natureza trabalha em ciclos que se perpetuam, gerando abundância ilimitada daquilo que se plantou. Plante felicidade e será feliz. Plante prosperidade e será próspero. VOCÊ COLHE O QUE PLANTA. E, a partir de agora, você já sabe como plantar.

 

CICLOS DA VIDA

"Todos morrem. O objetivo não é viver para

sempre, mas criar algo que irá."

Chuck Palahniuk

 

Todo ser vivo nasce, cresce, alcança a maturidade, envelhece e morre, dando início novamente ao nascimento. O seu desejo também, ao seu tempo, passará por todas essas fases. Reconhecê-las, agindo em harmonia com cada período, determinará a continuidade do sucesso, que é seu objetivo manifestar. Ir contra elas, guiando-se pelos medos e necessidades de controle de sua mente consciente, é lutar contra os ciclos universais. E quando se tem o universo como seu adversário, a derrota é apenas uma questão de tempo.

Existem vários exemplos de pessoas que obtiveram sucesso, e que a partir de determinado momento, começaram a perder tudo o que conquistaram. Você deve conhecer algumas. Geralmente, elas se dizem vítimas das circunstâncias, do governo, das crises econômicas, de um companheiro(a) que não o(a) compreende mais, da sorte ou do azar. As desculpas são muitas. Mas o que não percebem, é que alguma coisa dentro delas mesma mudou, passando a ver falta onde antes havia abundância, medo onde havia segurança, incerteza onde antes, certeza era a única coisa que permitiam existir. Seu foco mudou. Assim como sua vibração.

O ciclo foi rompido. E uma semente nunca germinará diante de condições adversas ao desenvolvimento de seu ciclo.

Muitas vezes, quando alcança o que deseja, o medo da perda faz germinar a ansiedade, o ciúme, a avareza; elementos que se alimentam de toda sua energia criativa. Você passa a viver preocupado em manter aquilo o que conquistou. Por essa necessidade de controle, coloca sua flor, símbolo da sua conquista, em uma redoma de vidro, sufocando-a, impedindo que novas sementes caiam ao solo, para assim renascer e gerar novas flores, perpetuando o ciclo da vida, que necessita de constante renovação.

Tenha em mente de que quando se busca a realização de um desejo, o que realmente se quer é tornar a emoção presente nesta realização parte de sua vida. Seja liberdade, felicidade, segurança, amor. Não importa. Todos os objetos, pessoas ou títulos, são apenas símbolos destas emoções, são as flores e frutos de seu desejo. Mas não o desejo em si.

Esses símbolos não são eternos, eles acabam, envelhecem, morrem. Mas não a emoção; ela sobrevive eternamente, renascendo e materializando-se de várias outras formas, transmutando-se no símbolo que desejar.

Se o símbolo de sua realização é um negócio, uma empresa, transmita a emoção que nutriu esse desejo realizado e ele se perpetuará através das gerações. Se for um casamento feliz, expresse esse amor e semeará o solo para novas uniões. Perpetue o ciclo, continuando a expressar a emoção que nutriu sua conquista e ela não o abandonará. Compartilhe suas sementes e verá nascer flores numa abundância além da sua imaginação.

Quando plantou a semente, foi essa emoção que nutriu o seu desejo e o materializou. Use a mesma emoção e materializará novamente aquilo que desejar. Mude a emoção, e outra coisa irá nascer.

Perceba como a natureza trabalha. Se algo falta, ela se adapta, transforma e renasce de uma maneira totalmente nova, que se harmoniza perfeitamente com esta nova realidade. Ela continua a criar e recriar, até alcançar seu objetivo, através de sua constante renovação.

Nós somos parte desta natureza. Portanto, honre sua essência e viva de forma intensa e positiva, lembrando-se sempre de que a felicidade está na jornada e não no destino a ser alcançado.

  

Extraído do livro

 JARDIM DE REALIZAÇÕES.

Semeando Sucessos. Colhendo Vitórias

 

 RICARDO COSTEIRA

 

 

CONTATO

fale conosco, tire suas dúvidas, fale com os terapeutas, opine sobre os artigos e dê sua sugestão de conteúdo.

BIBLIOTECA/LINKOTECA SELECIONADA

Nosso objetivo é formar um banco de referências bibliográficas das diferentes Terapias Holísticas, para consulta de todos os interessados em mais detalhes sobre determinado assunto. Seria muito importante, e verdadeiramente interativo, se recebessemos sugestões , objetivando uma das finalidades do site Terapia de Caminhos que é compartilhar experiências e conhecimento. Clique aqui para acessar a terapia que deseja uma bibliografia selecionada para consultas.

"As opiniões emitidas nos textos do site são de exclusiva responsabilidade de seus autores".