- Ano XI - nº 2 (78) - Abril/Julho 2017.   Direção: Osiris Costeira

 

CAMINHOS DA MENTE - Ricardo de Lima Costeira - ricardo@wfde.com

 

FOCO

 

 

Cultive uma idéia. Faça dessa única idéia sua vida – pense

nela, sonhe com ela, viva nesta idéia. Deixe o cérebro,

músculos, nervos, cada parte de seu corpo, inundar-se desta

idéia, afastando qualquer outra. Este é o caminho do sucesso,

a maneira pela qual se produzem grandes realizações.

Swami Vivekananda

 

Existe um ditado, bem conhecido da maioria que diz: “O que você foca, expande”. Simples matemática. Quanto mais você foca nas coisas que quer, mais destas coisas se manifestam em sua vida. O reverso também é verdadeiro. Quanto mais você foca nas coisas que não quer, mais destas coisas se manifestam em sua vida.

O problema é que 90 % das pessoas vivem numa “MATRIZ DE MEDO”, onde são programadas para temer a tudo, incluindo sucesso, fracasso, problemas de saúde, de dinheiro, de relacionamentos – e a lista continua infinitamente. Além de tudo que acontece em suas vidas, elas adicionam aos seus medos os dramas locais e globais, deixando-se influenciar, tornando-se parte destes eventos.

Esse bombardeio de informação negativa, leva as pessoas a desistir de seu poder de criar a vida que desejam, enquanto SUBCONSCIENTEMENTE criam exatamente o oposto daquilo que querem. Elas manifestam seus pesadelos, através de sentimentos de ansiedade e medo, acreditando em algo que “poderia” ocorrer. Vivem uma profecia que está prestes a se manifestar e que, claro, manifesta-se.

Tudo, tudo mesmo, começa com um pensamento. Acontece desta maneira com qualquer pensamento que você tiver, especialmente aqueles que são energizados com fortes emoções e sentimentos. É assim que consegue aquilo em que foca. É importante que entenda isto, para que aprenda a focar naquilo que quer, e não naquilo que não quer, ou tem medo que ocorra.

Quando foca naquilo que teme, inconscientemente cria o que NÃO quer, em escala individual, nacional e global. Esse foco alimenta ainda mais o medo, e o ciclo de “MANIFESTAÇÕES NEGATIVAS” continua. Pare um momento e reflita sobre isto.

Entenda que seus pensamentos são a causa; e sua vida, o efeito. Quando cria seus pensamentos, tendo por base os pensamentos de medo e preocupação de outras pessoas, você se torna mais um elo na corrente destas manifestações negativas, que só chegará ao fim, quando decidir rompê-la.

A resposta é monitorar seus pensamentos. Não todos, mas aqueles que venham acompanhados de uma emoção. Sugiro especificamente o seguinte:

Mantenha um foco positivo, independente das circunstâncias!

Existe uma maneira muito simples de eliminar uma enorme quantidade de medo e ansiedade em sua vida:

            Pare de assistir a TV e ler jornais.

            Um pouco drástico?

            Você precisa se manter informado?

Então selecione aquilo que lê ou assiste, busque a informação de que precisa, mas não se envolva. Lembre-se de que você é um ser individualizado; o fato de ter acontecido algo com alguém, não significa que irá acontecer com você.

A mídia é uma indústria manipuladora que lucra deixando você preocupado, amedrontado, assustado e ansioso. Quanto mais ela consegue manter você neste estado, maior será a sua necessidade de assistir e ler notícias, para manter-se “informado” (necessidade de controle, ilusão de segurança) sobre os últimos eventos.

Quanto maior for o tempo, que ela conseguir manter você sintonizado, maior será a entrada de dinheiro por parte dos anunciantes, que lucram induzindo uma audiência ao perpétuo transe, desesperada por uma solução para seus problemas.

Se for essencial para você, continue assistindo à TV e lendo os jornais, mas faça uma experiência. Durante uma semana, leia e assista somente o necessário, e não se deixe envolver emocionalmente. Passe seu tempo lendo um bom livro – como este, por exemplo – buscando artigos e informações que fortaleçam aquilo que busca realizar. Mude o foco de sua mente. Ao invés de continuar a alimentar seu subconsciente com imagens de desespero, miséria e ansiedade, foque nos aspectos positivos da vida, busque imagens de sucesso e felicidade, assista a uma comédia, vá a um parque e contemple a natureza, brinque com seus filhos, crie momentos que o façam sentir bem, que o coloquem mais próximo da realização de seus objetivos.

Durante este período, não dê ouvidos às pessoas que gostam de comentar seus medos e ansiedades. Se as escutar – ao se deixar envolver – estará prejudicando a você e a elas. Seus poderes criativos irão ajudá-las a manifestar o que temem, expandindo este estado de medo, como um vírus que se propaga pelo ar.

Mantenha seu foco claro. No minuto em que permite que uma emoção contraditória, como o medo, tenha poder, ele irá adiar ou tirar de curso seu desejo consciente. Em grande parte das vezes, irá até cancelá-lo.

Pense nisso como o lançamento de um foguete. Vamos chamá-lo de “Foguete do Desejo”. A força de lançamento é a EMOÇÃO de ter o que você quer. Entretanto, se após o lançamento você sentir MEDO e der ouvido a pensamentos como “Eu não tenho certeza de que posso fazer isso” ou “Não tenho certeza se isso irá funcionar”, fará com que seu foguete, que está se movendo a grande velocidade em direção ao seu objetivo, perca força e comece a se mover na direção contrária, despedaçando-se no chão.

É desta maneira que suas ansiedades e medos o afastam de seus objetivos.

Quando você lança vários foguetes, impulsionados pela força de seus medos, queima o “combustível” que poderia ser usado para o lançamento do foguete de seu desejo. Eliminando o máximo possível de medo e ansiedade de sua vida, focando e direcionando a força de seu pensamento na visualização de seu “foguete do desejo”, ele irá voar rápido e alto em direção ao seu objetivo.

É muito simples. Quanto mais foca nas coisas que quer, mais destas coisas manifestam-se em sua vida.

Seja sincero. De tempos em tempos, você sente que a vida é uma série de dificuldades e problemas intermináveis, embora a verdade não seja essa. De fato, é exatamente o contrário. Viver nada tem a ver com dificuldade e problema. Viver é possuir e criar o que você verdadeiramente deseja, de uma maneira fácil e sem stress.

Pense em algo que deseja, mas que sempre “escapa das suas mãos”. Se você ainda não possui, é porque existe em seu SUBCONSCIENTE, uma contradição entre o que QUER, e o que SENTE em relação a possuir esta coisa. Resumindo, você QUER algo, mas não ACREDITA que possa possuir.

Por exemplo, enquanto diz “Eu quero ser feliz”, sua crença subconsciente é a de que, “Ser feliz é muito difícil”, ou então, “Eu não mereço ser feliz”.    Reparou a contradição?

A força de seus desejos caminham em direções opostas e se chocam, uma anulando a outra. Seu consciente e seu subconsciente estão sempre em conflito. Por mais que diga “Eu quero ser feliz”, o seu subconsciente irá retornar o sentimento DIFICULDADE ou MERECIMENTO. Essa competição, conflito e desarmonia é o que mantém o que deseja fora de seu alcance.

Por quê?

Porque a desarmonia entre seu consciente e subconsciente gera uma TENSÃO em seu corpo. Essa sensação de “tensão” (stress, em inglês), como se houvesse um cabo de guerra dentro do seu peito, atrai sempre o que você não quer, porque, no final, o subconsciente sempre vence.

Quando acontece o que teme, a “tensão” termina.

Deixe-me lhe explicar o que está realmente ocorrendo. Cada pensamento é recebido pelo cérebro – que é o órgão onde os processos mentais se realizam – e é submetido ao poder da razão. Esta, quando satisfeita, entende esse pensamento como verdadeiro. Quando você ACREDITA, ela o envia ao subconsciente para que ele se manifeste através da “lei de atração”. A partir daí, o seu desejo não está mais sujeito a qualquer tipo de argumento e está a caminho de se materializar. O subconsciente não argumenta, ele apenas age, aceitando a conclusão da mente consciente como final.

É neste ponto que o que existia apenas como um pensamento começa a se materializar; o invisível começa a se tornar visível.

Cada pensamento que você tem, possui uma frequência vibracional única. Esse pensamento é impresso no subconsciente como uma IMAGEM MENTAL, e sua vibração é a EMOÇÃO associada. Então, através da lei da atração, ele irá energeticamente atrair pessoas, lugares, coisas e circunstâncias que possuam a mesma frequência vibracional.

Seu subconsciente e consciente cooperam entre si, quando o que acredita e o que imagina, estão em sintonia.

Emoções negativas são sinais emocionais de seu subconsciente, que dizem que o que você deseja não está em harmonia com o que ACREDITA, criando bloqueios energéticos em seu corpo, fazendo-o se sentir desmotivado, cansado, “sem forças para continuar”.

Esse tipo de conflito, manifestado no corpo, é comum em quase todos. Ele ocorre em atletas que, mesmo possuindo anos de treinamento, não produzem resultados em competições; estudantes que, apesar de possuírem o conhecimento, não conseguem passar nos exames; pessoas que vivem em depressão, mesmo possuindo uma vida considerada próspera em nossa sociedade.

Na maioria das vezes essas pessoas vivem em conflito, e a maneira de acabar com isso é esgotar sua fonte de conflito.

Aqui está um exercício que pode fazer a partir de agora:

Perceba quando estiver sentindo qualquer conflito ou emoção negativa. Esse é o seu “guia interior” dizendo a você que não está em harmonia com o que percebe ou deseja. Use este momento para se corrigir, mudar o foco.

Altere a EMOÇÃO NEGATIVA que surgiu no momento em que teve esse pensamento específico. É essa EMOÇÃO a causa do conflito que atrai para sua vida aquilo que NÃO quer. Tenha em mente que precisa corrigir e parar a atração, no momento em que ela surgir em forma de EMOÇÃO NEGATIVA, para se livrar de seu “sabotador interno”.

Isso pode ser difícil de compreender ou aceitar num primeiro momento, mas lembre-se de que está elevando seu nível de percepção e entendimento, para que possa alcançar o que realmente deseja.

Pratique esse simples exercício, até ele se tornar um hábito, e ele o ajudará a realizar todos os seus sonhos. E, ACREDITE, vale a pena.

  

Extraído do livro

 JARDIM DE REALIZAÇÕES.

Semeando Sucessos. Colhendo Vitórias

 

 RICARDO COSTEIRA

 

 

CONTATO

fale conosco, tire suas dúvidas, fale com os terapeutas, opine sobre os artigos e dê sua sugestão de conteúdo.

BIBLIOTECA/LINKOTECA SELECIONADA

Nosso objetivo é formar um banco de referências bibliográficas das diferentes Terapias Holísticas, para consulta de todos os interessados em mais detalhes sobre determinado assunto. Seria muito importante, e verdadeiramente interativo, se recebessemos sugestões , objetivando uma das finalidades do site Terapia de Caminhos que é compartilhar experiências e conhecimento. Clique aqui para acessar a terapia que deseja uma bibliografia selecionada para consultas.

"As opiniões emitidas nos textos do site são de exclusiva responsabilidade de seus autores".