- Ano VII - nº 4 (62) - Junho /Julho de 2013.                                                                Direção: Osiris Costeira
 

CAMINHOS DA MENTE - Ricardo de Lima Costeira - ricardo@wfde.com

 

Medo

 

FEAR is an acronym in the English language for “False Evidence Appearing Real”

(“MEDO é um acrônimo na língua inglesa para “Falsa Evidência que Parece Real”)

                                                                                   Neale Donald Walsch

Finalizando a trilogia de artigos sobre o tema "Ervas Daninhas" (nº 60, Fevereiro/Março de 2013), falaremos sobre o Medo, demonstrando diversas técnicas para superá-lo e seguir adiante na realização daquilo que desejamos.

No momento em que se aproxima a realização de seus objetivos não se surpreenda se sentimentos de medo e dúvida começarem a surgir. Isso é apenas o seu racional tentando se adaptar a nova realidade que se aproxima. É o medo do desconhecido, que se manifesta pela incerteza do que está por vir e que algumas vezes faz você se sabotar para continuar vivendo na segurança

da sua antiga, mais conhecida, realidade. Por medo de perder o que já conquistaram ou de não conseguir realizar seus desejos, muitas pessoas desistem ou sequer começam a buscar seus sonhos.

Apresento agora cinco maneiras de superar o medo em suas diversas manifestações:

1. PARA ACABAR COM A INDECISÃO – Se você se sente indeciso, isso irá ajudar. Desenhe uma linha no centro de uma folha de papel. No alto da folha, descreva seu sonho com o maior número de detalhes possível. Lembre-se, você precisa saber o que quer e o que não quer. Na parte de baixo da mesma folha, descreva sua realidade atual (a que sua realização mudará). Inclua seus medos, dúvidas e emoções na descrição.

Você está mais comprometido com seus sonhos ou com seus medos?

Duas coisas podem ser a causa de você estar mais comprometido com seus medos. A primeira é que você não tem um sonho claramente definido. A segunda é que, se você está projetando seus maiores medos dentro de seus sonhos, escolherá sempre sua realidade atual porque é mais segura. Quando o medo for colocado no seu devido lugar, como parte de sua realidade, é mais fácil se comprometer com sua visão, e o medo se torna apenas algo a ser controlado.

2. PARA SUPERAR O CRÍTICO INTERIOR – No momento em que decide caminhar em direção aos seus sonhos, na maioria das vezes começará a ouvir a voz de seu “Crítico Interior”. Você pode ignorá-lo ou se tornar obcecado com isso, porque ele lhe diz tudo que pode dar errado. Essa é a voz de seu subconsciente; as emoções e argumentos apresentados são as suas crenças. O que realmente o afasta dos seus sonhos.

Ignorar esse crítico pode ser desastroso. Não lhe dê ouvido e ele se tornará a voz do “Realista Interior”, que primeiramente argumentará sobre o que você está planejando. Como de início você pode não ter pensado em todos os detalhes, criar uma estratégia neste momento, baseada nestes argumentos interiores, vai limitar ou adiar seus sonhos.

Entreviste mentalmente seu “Crítico Interior”, seja curioso. Descubra seus reais motivos. Explore suas crenças, necessidades e sabedoria.

O seu “Crítico Interior” providenciará uma lista de obstáculos baseados em seus medos e preocupações. Lide com elas baseando-se nesta regra. Aonde houver um obstáculo, crie uma estratégia para superá-lo. Use esta lista, identificando qual deles são percepções negativas ou crenças, e qual deles requerem estratégias de superação. O primeiro passo para gerenciar seus medos é identificar exatamente o que você teme. A simples expressão “Eu tenho medo” pode ser “um banho de água fria”, que o manterá preso em algum tipo de situação. Por isso, encontre a raiz de seus medos e liberte-se.

3. PARA ALTERAR AS CRENÇAS – Crenças nunca são neutras. Quando você acredita, vincula uma emoção. Ou melhor, é exatamente por haver uma emoção que você acredita. Essas crenças impulsionarão ou impedirão seu progresso, mas quem escolhe em que acreditar é você. A maneira de transformar crenças que o limitam em outras que o impulsionam se dá através da coragem, vontade e prática, uma vontade inabalável que através de atos corajosos o impulsionam em direção aos seus sonhos. Pratique esta atitude continuamente que ela se tornará, verdadeiramente, parte de sua identidade.

4. PARA SUPERAR OS OBSTÁCULOS – Você está consciente do que tipicamente o impede? Para a maioria das pessoas, é algo que elas odeiam, na qual não são boas ou que têm dificuldades em lidar. Isto pode ser aterrorizante, e quando esta atividade é essencial para o sucesso de seu empreendimento, pode ser o que fará você desistir. Não permita que esta necessidade se torne um obstáculo.

Se o seu sonho é escrever um livro, mas não suporta digitar, isso não deve impedi-lo. Aprenda esta nova habilidade ou contrate alguém. Se não tiver recursos, descubra como trocar por serviços ou produtos que possua. Explore sua criatividade e siga adiante. O tempo que você gasta preocupado será melhor aproveitado buscando soluções e encontrando respostas.

5. PARA SEGUIR ADIANTE – Supere o medo e outros obstáculos recrutando outros em sua visão. Desenvolva esta habilidade e realizará grandes sonhos com pouco esforço. Aprenda a identificar as pessoas com o mesmo objetivo e compartilhe seus sonhos de uma maneira que elas se sintam inspiradas. Pergunte a elas sobre seus sonhos pessoais e profissionais e ajude-as a realizá-los. Tenha sempre um sentimento de solidariedade e cooperação. Construa uma fraternidade de pessoas que possa contar em todos os momentos. Desenvolva um robusto banco de dados de recursos que possam ser acessados a qualquer momento. Crie uma comunidade de sonhadores ou se junte a uma que compartilhe seus ideais.

Quando você acredita realmente em seus sonhos, quando é guiado por este sentimento, atrairá seus semelhantes e juntos poderão caminhar em direção aos seus objetivos.

 

Extraído do livro

 JARDIM DE REALIZAÇÕES.

Semeando Sucessos. Colhendo Vitórias

 

 RICARDO COSTEIRA

 

 

CONTATO

fale conosco, tire suas dúvidas, fale com os terapeutas, opine sobre os artigos e dê sua sugestão de conteúdo.

BIBLIOTECA/LINKOTECA SELECIONADA

Nosso objetivo é formar um banco de referências bibliográficas das diferentes Terapias Holísticas, para consulta de todos os interessados em mais detalhes sobre determinado assunto. Seria muito importante, e verdadeiramente interativo, se recebessemos sugestões , objetivando uma das finalidades do site Terapia de Caminhos que é compartilhar experiências e conhecimento. Clique aqui para acessar a terapia que deseja uma bibliografia selecionada para consultas.

"As opiniões emitidas nos textos do site são de exclusiva responsabilidade de seus autores".