- Ano IX - nº 4 (73) - Setembro / Outubro / Novembro de 2015.                           Direção: Osiris Costeira
 

CAMINHOS DA MENTE - Ricardo de Lima Costeira - ricardo@wfde.com

 

A Água e o Sol

 

A  Água

 

“Seja cuidadoso como rega seus sonhos. Regue-os com preocupação e medo, e irá produzir ervas daninhas, que sugarão a vida deles. Regue-os com otimismo e soluções, e irá cultivar sucessos. Busque sempre maneiras de transformar problemas, em oportunidades de sucesso. Busque sempre maneiras de cultivar seus sonhos.”

Lao Tse

 

A água é a fonte da vida. É condutora de energia. Simboliza nutrição, regeneração e purificação. Também está associada ao subconsciente e à sua linguagem, a emoção. Através da emoção, você nutre e regenera seus pensamentos, purifica seus sentimentos e fornece o alimento necessário à materialização de seus objetivos.

Neste livro, a água representa a emoção que jorra do seu subconsciente, nutrindo a semente com os ingredientes presentes no solo da sua mente. Sinta sua energia. Perceba como as emoções fluem por todo o seu corpo em resposta a certas situações. Perceba como a todo momento, uma semente mental é nutrida em sua mente, gerando uma emoção.

Quando sente uma emoção, você nutre uma semente mental. Seu objetivo é nutrir apenas aquelas que quer ver crescer. Por isso, não nutra com emoções aquilo que não deseja. Deixe essas sementes indesejadas murcharem. Retire a emoção do que não quer e direcione para o que você quer.

Para germinar, a semente precisa de energia. Simbolicamente, isso ocorre quando a emoção nutre o pensamento e é vitalizada pelo SOL, que ilumina nossa consciência. Se esse movimento for direcionado constantemente para aquilo que se quer realizar, renovando-se diariamente, a semente crescerá forte e saudável. Se for desordenado, a semente da realização não florescerá.

Isso pode ser constatado a todo o momento. Quando uma pessoa direciona suas emoções para aquilo que deseja, ela se torna mais feliz. Sua aparência é jovial, e ela emite uma luz que a torna bonita como uma flor saudável e hidratada.

Agora, se esta mesma pessoa começa a alimentar seus medos e ansiedades, ela murcha. Essa emoção negativa passa a alimentar as ERVAS DANINHAS e toda a vitalidade é drenada de seu corpo. Ela se torna seca e sem brilho. Uma expressão da falta de emoções positivas.

Pela leitura do parágrafo anterior, fica claro que nos tornamos aquilo que pensamos. Em nosso solo mental, novas sementes aguardam para germinar e gerar novas sementes que, para continuar vivendo, precisam de nutrição constante. E para isso é preciso água, é preciso emoção. Nunca deixe de renovar e compartilhar esse fluxo. Dele depende a manutenção de sua felicidade.

A analogia com o símbolo da água está presente de diversas formas em nosso dia-a-dia e pode ser percebida em vários anúncios que usam este símbolo. Nos cosméticos, que hidratam e nutrem nossa pele, tornando-nos mais jovens; nos isotônicos, que repõem os nutrientes, vitalizando nosso corpo; e de diversas outras maneiras, transmitindo sempre uma sensação de bem estar e saúde. Quando estamos hidratados, sentimo-nos mais saudáveis, felizes e cheios de energia.

Convido você a usar este símbolo constantemente e de diversas maneiras.

• Imagine uma emoção positiva, se transformando em água; nutrindo a semente do seu desejo quando penetra no solo da sua mente. Neste momento, sinta em seu corpo a emoção se renovando.

• Imagine um grande fluxo de água purificando seus pensamentos, transformando a emoção de situações indesejáveis.

Seja criativo. A água está presente em vários momentos de sua vida. Use sua simbologia para gerar emoções positivas em seu corpo. Ao tomar banho, sentindo-se purificado; quando a beber, sentindo seu corpo e mente sendo nutridos.

E até em situações – que alguns consideram negativas – como quando você se vê no meio da chuva, sem ter como escapar de se molhar. Nestas situações, mude o foco. Receba positivamente, a energia presente na água que vem do céu.

Use os vários momentos do seu dia para, de forma consciente, nutrir sua mente com emoções e atitudes positivas. Com a prática, perceberá que a todo o momento há uma oportunidade para a felicidade. Reconhecer esses momentos, e principalmente ser grato por eles, o impulsionará cada vez mais a buscar sua realização.

 

O Sol

 

“O Sol ilumina somente o olho do homem, masbrilha nos olhos e no coração da criança.”

 

Ralph Waldo Emerson

 

O Sol é o símbolo da energia infinita, do coração, da verdadeira essência do homem. Representa energia, fogo, vitalidade, calor. Iluminação do corpo e do espírito. É o símbolo da intuição e da inspiração. Sua energia luminosa vitaliza e impulsiona o crescimento de todas as sementes. É a luz que ilumina o mundo; e mesmo quando a Lua surge, é a luz do Sol que a faz brilhar.

Neste livro, ele é o símbolo da energia vital, do SUPRACONSCIENTE, do sexto sentido. É a energia que vitaliza o solo da mente fazendo germinar a semente. É a inspiração que ilumina o caminho em direção à realização de seus desejos.

No cultivo de uma semente, a luz solar é essencial. É ela que cria o movimento de constante renovação, necessário para todo crescimento. Esse processo é conhecido como FOTOSSÍNTESE.

A fotossíntese nada mais é do que a transformação de energia solar em energia química. A energia solar é utilizada para fomentar a transformação de dióxido de carbono (CO2) e água (H2O), em oxigênio (O2) e glicose (açúcar). Esse processo se divide em duas fases, onde, durante as horas de iluminação, as plantas absorvem CO2 e liberam Oxigênio; enquanto nas horas de escuridão ocorre o oposto e as plantas absorvem Oxigênio e liberam CO2.

Fazendo uma analogia deste mesmo processo, podemos compreender a importância do símbolo SOLAR na criação de nossa realidade.

Quando desejamos algo, formamos uma imagem mental (semente), e a nutrimos com emoções (água). A nossa realidade atual, o que queremos mudar ao plantar essa semente, é o nosso gás carbônico, é ela que nos intoxica e retira nossa vitalidade.

O SOL, simbolizando nossa intuição, transformará esse gás carbônico e água (atuais circunstâncias, que geram sementes de emoções negativas) em oxigênio e glicose (realidade imaginada, que gera sementes de energia positiva). Ele iluminará nossa consciência, mostrando os meios para transmutar essas circunstâncias que nos desvitalizam, em outras que nos dão vitalidade e energia.

Perceba também que, nas horas de escuridão, as plantas absorvem oxigênio e liberam gás carbônico, enquanto nos períodos de luz absorvem gás carbônico e expelem oxigênio. O ser humano trabalha da mesma forma. Pessoas negativas absorvem a energia positiva do ambiente (oxigênio) e liberam negatividade (gás carbônico), enquanto pessoas positivas, somente pela sua presença, transmutam toda negatividade (gás carbônico) deste mesmo ambiente, irradiando felicidade e energia (oxigênio).

O símbolo do SOL deve ser visualizado toda vez que a realidade atual desvitalizar seu desejo.

Nos momentos em que a dúvida, o medo e a ansiedade começarem a roubar a vitalidade de sua semente, imagine a luz solar penetrando no solo da sua mente, secando com seu calor todas as sementes indesejadas. Sinta toda a água ser drenada destas sementes até que elas se tornem secas e sem vida.

Visualize esta água se transformando em vapor, desaparecendo quando aquecida pela luz solar. Enquanto isso comece a sentir uma emoção agradável, que aos poucos se transforma na água que nutrirá a semente do seu desejo, trazendo vitalidade e inspirações que transformarão essa realidade indesejada naquela que você deseja.

Permita que esse símbolo ilumine seu caminho, confiando nesta chama de energia infinita que nunca se apaga.

  

Extraído do livro

 JARDIM DE REALIZAÇÕES.

Semeando Sucessos. Colhendo Vitórias

 

 RICARDO COSTEIRA

 

 

CONTATO

fale conosco, tire suas dúvidas, fale com os terapeutas, opine sobre os artigos e dê sua sugestão de conteúdo.

BIBLIOTECA/LINKOTECA SELECIONADA

Nosso objetivo é formar um banco de referências bibliográficas das diferentes Terapias Holísticas, para consulta de todos os interessados em mais detalhes sobre determinado assunto. Seria muito importante, e verdadeiramente interativo, se recebessemos sugestões , objetivando uma das finalidades do site Terapia de Caminhos que é compartilhar experiências e conhecimento. Clique aqui para acessar a terapia que deseja uma bibliografia selecionada para consultas.

"As opiniões emitidas nos textos do site são de exclusiva responsabilidade de seus autores".