- Ano XI - nº 3 (79) - Agosto / Novembro 2017.   Direção: Osiris Costeira

 

CAMINHOS DA MENTE - Ricardo de Lima Costeira - ricardo@wfde.com

 

AÇÃO

 

 

 

Agora mesmo você tem a sua disposição tudo o que precisa para dar um passo adiante. Quando der esse passo, terá ainda mais a sua disposição para seguir em frente. Quanto mais persistente for em continuar, passo a passo, irá construindo mais oportunidades. E esse é um processo que pode começar a qualquer tempo. Foque no passo que está dando agora. Livre-se de todos os ressentimentos e arrependimentos sobre o que aconteceu no passado. Livre-se de todos os medos e ansiedades sobre o que pode acontecer. Coloque sua energia onde você está, e use esta energia para fazer o que pode neste momento. Mesmo que aja ruído e confusão ao seu redor, você pode transcender todas essas distrações. Decida focar na tarefa escolhida, pois isso é o que o impulsionará em frente. Pense em como se sente bem movendo-se de forma positiva e produtiva. Foque sua energia no agora e faça acontecer.

Ralph Marston

 

            Visualização, foco e ação caminham juntos. Da mesma maneira que sua mente, têm de estar em harmonia para manifestar seus desejos, essas atitudes precisam ser usadas em conjunto, para que o que deseja se materialize. E isso tudo acontece no presente, tomando forma no momento em que decide realizá-las.

            Pense no momento presente como seu ponto de poder, porque este é o único momento em que pode exercê-lo. Para a maioria das pessoas, o momento presente existe apenas como um conceito mental.

            Portanto, como saber se estamos vivenciando o momento presente?

            Que evidência há de que ele é real?

            Considere isto: todas as suas esperanças futuras e memórias do passado ocorrem neste momento. O momento presente é o único ponto onde tudo se alinha e toma forma.

            Aonde a vida começa e onde termina?

            Aonde causa e efeito têm seu lugar?

            Aonde você encontra seus desafios, ou os problemas surgem e são resolvidos?

            Aonde sente dor e é curado?

            Tudo isso acontece no momento presente.

            É possível que tenha aprendido que esses acontecimentos estão separados uns dos outros, mas na verdade, todos eles ocorrem no agora. Não importa o que tenha acontecido em sua vida, você sente agora, sempre no momento presente. Nada existe fora do agora. Nada aconteceu no passado, mas no momento presente. Nada irá acontecer no futuro, acontecerá agora.

            Quando pensa no passado, que está armazenado em sua mente como uma emoção, você o sente no presente. Quando imagina o futuro, você também sente a emoção no presente, no momento em que imagina. O passado e o futuro não são reais por si só. Essas realidades são criadas agora. Elas têm a forma das percepções que você as dá, no momento em que as relembra ou antecipa.

            A infelicidade surge quando você nega o presente. Você pode pensar que os problemas são causados por situações da vida, mas o vínculo com o passado e futuro, sempre negando o momento presente, é o real problema.

            Quando vive o agora, qualquer situação é aceita ou resolvida.

            O problema surge, quando está vivendo mentalmente uma situação, sem a verdadeira intenção ou possibilidade, de agir no momento em que a vivencia.

            Talvez esteja buscando respostas para suas questões e problemas. Mas perceba que, na maioria das vezes, não as recebe.

            Por quê?

            Porque não está presente no momento em que elas chegam. Quando sua mente está fora do momento presente, você não consegue receber a resposta de que precisa, porque mentalmente, não está vivendo no momento presente.

            Esta resposta pode vir de várias maneiras e a qualquer hora, mas sempre virá no momento presente.

            Passamos a maior parte do tempo nos arrependendo do passado ou preocupados com o futuro, e isso desloca nosso foco do agora, onde toda força da criatividade têm lugar.

            Será que faz sentido desejar, pedir e reclamar por aquilo que o atormenta, e não estar atento quando surge a resposta?

            Seu ponto de poder existe somente neste eterno presente. Você cria a partir deste momento, tanto o que surge instantaneamente, quanto o que ocorre no futuro, como um evento complexo. Se entender realmente esta verdade, terá à sua disposição um infinito suprimento de energia criativa ao seu comando.

            Todos os pensamentos, atitudes e emoções só têm poder no momento em que ocorrem. Não é o que aconteceu no passado, que o levará a um caminho que não quer seguir. É o seu vínculo com este passado que dá poder a todo drama e trauma que você traz para o presente.

            Quando reexamina e se preocupa constantemente com o que aconteceu, tentando encontrar respostas para o que está acontecendo agora, você acaba reforçando o foco nesta realidade indesejada, recriando-a exatamente da mesma forma.

            Imagine-a diferente. Foque e aja da maneira que quer que ela aconteça.

            Por que você acha que pessoas ricas ficam mais ricas, e pessoas felizes atraem mais felicidade? Porque elas vivem o presente, tendo como guia situações anteriores, que contêm a mesma vibração, a mesma emoção. Elas agem baseadas nestas experiências, mantendo a mesma vibração, atraindo cada vez mais daquilo, que é seu estado de espírito constante.

            Neste momento, você pensa:

            Mas meu passado não é feliz, como posso sentir aquilo que não vivi?

            IMAGINE.

            Plante uma nova semente. Use o poder criativo de sua imaginação.

            Você pode não ter vivido, mas com certeza conhece alguém que já vivenciou, ou vive da maneira que você deseja. Se não conhece, leia um livro com estas histórias e imagine-se vivendo a situação. Veja um filme que o inspire. Observe. Sinta como estas pessoas se sentem, e viva de acordo com o que deseja, tornando isso uma realidade.

            Entenda que a cada momento você está emitindo uma vibração através de seus pensamentos. Essa vibração magnetiza e atrai tudo para você. Se você envia uma vibração baseada no que não quer, atrairá esta mesma coisa, criando o que NÃO deseja. Quando perceber esta verdade, verá que é muito mais vantajoso usar o momento presente para atrair o que quer, e que nada é mais importante que isso.

            Sua mente consciente resiste ao presente porque não consegue funcionar e manter o controle neste momento. Para que se mantenha no controle, ela continuamente preenche este presente com a única coisa que conhece: SEU PASSADO. Continuando a criar seu presente com base na sua história pessoal, naquilo que ACREDITA e no acúmulo de emoções que experimentou durante a vida.

            Se você constantemente foca e age tendo como guia seu passado, não está usando sua mente; ela esta usando você. E talvez você nem se perceba como um escravo. É como se estivesse possuído, sem ter consciência disso.

            Se você acha difícil viver o agora, experimente relaxar, e apenas observe a tendência habitual de sua mente consciente, tentando escapar do presente. Você irá perceber que o futuro parece melhor ou pior que o momento presente. Se for melhor, você criará sentimentos de esperança, prazer e antecipação; se for pior, criará sentimentos de ansiedade, medo e perda. Perceba que os dois são apenas ilusões.

            Não julgue ou analise o que observa. Assista ao pensamento como a um filme, sinta a emoção, observe as reações. Torne-se o expectador silencioso. Isso o manterá focado neste momento, e na hora em que tomar consciência de que não está vivendo o momento, você se tornará presente.

            Você está preocupado?

            Possui muitos pensamentos de “e se...”?

            Pergunte-se que problema tem agora, não amanhã, não daqui a cinco minutos.

            O que há de errado agora, neste momento?

            Não transforme o presente num meio para um futuro. Não espere mais para começar a viver. Se você mantiver esse hábito mental, não importa o que alcance ou consiga, nunca será suficiente. O futuro será sempre melhor. E isso é uma receita para um sentimento de permanente insatisfação e falta do que está por vir.

            Quanto da sua vida é gasto aguardando o próximo feriado, melhor emprego, os filhos crescerem, ter sucesso, ter dinheiro, ser importante, tornar-se iluminado?

            Esperar é um estado mental. Significa que você quer o futuro, não o presente, criando um conflito interno com o aqui e agora.

            A solução é quebrar os antigos padrões de negação e resistência do agora, desviando seu foco do passado e do futuro, retirando o poder destas ilusões, onde não são mais necessárias.

            Quando surgir uma situação com a qual precise lidar, suas ações, quando baseadas no momento presente, serão claras e decisivas. Sua resposta não virá

de condicionamentos anteriores de sua mente, mas de uma clara e intuitiva percepção da situação no momento em que ela ocorre.

            Todas as jornadas possuem dois propósitos, um exterior e um interior, um consciente e um subconsciente, razão e emoção são o que nos movem adiante. O propósito exterior é a realização de seu desejo, atingir o que se quer e, é claro, isto implica num futuro acontecimento.

            Mas se esse destino ou os passos que irá dar em direção ao futuro tomarem grande parte de sua atenção, eles se tornarão mais importantes do que os passos que dá no presente, e assim você perde completamente seu propósito interior.

            Esse propósito não tem nada a ver com onde você está indo ou o que está fazendo, mas tem tudo a ver com o presente, não com o futuro.

            Se não compreende e sente seu propósito interior, a emoção que o move, então você estará sujeito às circunstâncias, perdendo o controle de sua vida.   Tenha em mente que seu propósito exterior é um jogo que você continua a jogar porque tem prazer nisto. E mesmo que não consiga o que quer num determinado momento, você continua jogando.

            Quanto mais cedo perceber as limitações de seu propósito exterior, e entender que não é ele que irá preencher suas necessidades, você poderá desistir da expectativa de que é isso que o fará feliz. Mais importante: o tornará subserviente ao seu propósito interior. Sua emoção passará a ser seu guia, ao invés da razão.

            Viva no momento presente, mas saiba que neste momento está criando seu futuro. Em outras palavras, viva no presente enquanto criativamente, imagina algo que deseja, mantendo seu foco e agindo em harmonia com esse desejo.

            O que o impede de seguir seus sonhos?

            Para a maioria das pessoas é o MEDO de que suas idéias não sejam boas o bastante ou aceitas pelas outras pessoas. Elas comparam seus pensamentos com o que é considerado a “norma” social.

            Talvez você decida que não pode pintar, porque compara seu estilo com outros já existentes. Mas a verdade é que você não pinta como Picasso, tanto quanto Picasso não pintava como você. A diferença é que Picasso ACREDITAVA nele e em seu estilo de pintura.

            Esta é a mágica.

            Acredite em seus sonhos e os outros acreditarão em você.

            Ninguém pode fazer nada da mesma maneira que você. E isto inclui negócios, artes ou qualquer outra área de sua vida. Quando a decisão de agir em busca do que acredita, lhe traz alegria e o faz sentir-se vivo, é uma indicação de que o que busca irá trazer alegria e realização à sua vida.

            Infelizmente, a maioria das pessoas passa muito tempo de seus dias, fazendo o que acreditam ser necessário, ao invés de fazer o que lhe traz alegria. Essa atitude a coloca cada vez mais longe dos seus sonhos, porque, somente fazendo o que lhe dá prazer, é que irá conquistar o que no final, todos nós buscamos, que é: FELICIDADE.

            Você realmente espera experimentar felicidade e alegria, enquanto a primeira preocupação que tem ao acordar, é ir para um trabalho que não gosta, ou TER de fazer algo que lhe desagrada?

            Enquanto setenta por cento do seu tempo é gasto com atividades ou atitudes que não lhe trazem felicidade, os outros trinta não compensarão este tempo.

            Todos os livros, meditações, afirmações, visualizações, não irão surtir efeito. Porque você AGE em desarmonia com o que VISUALIZA. Você ainda não ACREDITA em seus sonhos.

            Além disso, quanto mais tempo passa fazendo o que não gosta, mais dinheiro gasta em outras coisas, tentando compensar essa infelicidade, com produtos que o induzem a um estado de felicidade artificial passageira, criando mais dívidas, tendo que continuar a TER de fazer o que não gosta para pagá-las, gerando um ciclo de perpétua insatisfação.

            Neste livro, reafirmei diversas vezes e de várias formas que toda mudança nasce internamente. Fiz isso propositalmente, para que fique claro, que é preciso SENTIR e ACREDITAR em seus sonhos. Tentar mudar as coisas externamente, usando somente o racional, dificultará muito as coisas.

            É preciso mudar quem você é. E essa responsabilidade é só sua. Pode parecer egoísmo, mas, para gerar FELICIDADE, antes de tudo e de todos, VOCÊ precisa ser feliz.

            Quando começa a caminhar em direção a sua felicidade e realização, poderá sentir este processo como algo egoísta. Principalmente se for do tipo que abdica de sua felicidade em benefício dos outros. Se for este o caso, outras pessoas de sua convivência, também o acusarão deste mesmo sentimento. Isso ocorre porque elas ainda não compreendem que ao permitir que você seja livre

para buscar sua felicidade, elas também serão livres para buscar o mesmo caminho.

            No início, possuir uma família, inclusive com filhos, tornará mais desafiadora a sua jornada. Algumas vezes, essa busca trará à tona sentimentos de irresponsabilidade e imaturidade. Você pode começar a ter medo, de que o que deseja seja apenas uma fantasia tola, que o fará perder tempo e dinheiro, que seriam melhor usados em benefício de sua família.

            Neste momento, pare e identifique a fonte deste medo. Só continue sua jornada quando tiver certeza e realmente acreditar em seus sonhos. Quando isto ocorrer, você se tornará mais feliz, a cada passo que der nesta direção. Sua qualidade de vida e momentos com a família se tornarão mais alegres. O que precisa ser feito será feito com prazer, não por obrigação, mas porque você quer fazer.

            Durante este processo, as pessoas perceberão quanto mais feliz e radiante você está. Isto atrairá a atenção delas e calmamente começara a influenciá-las. No início, poderá haver alguma resistência, mas se realmente acreditar em você, isso não irá afetá-lo. Felicidade é empolgante, todos querem um pouco, e isso atrairá as pessoas a você.

            No momento em que elas percebem que é possível viver uma vida próspera e feliz e que isso é um processo criativo e não destrutivo, elas irão querer isso para suas vidas. Sua coragem será o exemplo a ser seguido.

             Isto ocorre com os astros de cinema, dos esportes, dos negócios. As pessoas os idolatram porque eles são o símbolo da vida que desejam. O problema é que, na maioria das vezes, essas pessoas deixam de viver sua própria vida, para assistir ao sucesso de outra pessoa.

            Buscar sua felicidade não é dar um grande passo, como largar o emprego ou passar os dias sob uma árvore. Isso não é buscar a felicidade, é escapar da realidade. O segredo é encontrar neste momento presente aquilo que realiza com alegria e prazer. Quando encontrar, faça de tudo para perpetuar esta emoção. Isso criará uma reação em cadeia, que trará mais oportunidades e circunstâncias para expressar esta alegria, tornando-se um hábito fazer o que lhe faz feliz.

            Busque sua felicidade aonde quer que ela lhe leve, e mesmo que esse caminho mude enquanto avança, deixe os detalhes se resolverem por si mesmos. Não tente racionalizar ou controlar toda a situação. Você perderá sua vitalidade antes de encontrar todas as respostas. Guie-se pela emoção de se sentir feliz, e o que é melhor para você e para todos os envolvidos neste caminho, se fará presente.

            Tudo o que deseja está esperando para ser conquistado. Você não precisa saber todos os detalhes de como este objetivo vai ser alcançado. Só precisa focar e visualizar exatamente no que quer. Acredite em você e no seu poder interior. Acredite realmente que pode alcançar a felicidade fazendo o que lhe faz feliz e tudo o mais se organizará para que isso aconteça.

            O grande obstáculo para a felicidade é não viver o agora e não seguir sua alegria. A solução é fazer exatamente o contrário. Se sentir que está focado no passado ou no futuro, perceba que o presente é tudo que há. Renda-se a este momento, e sinta como a vida começa a atuar a seu favor.

            Se você se esforçar em buscar aquilo que lhe traz alegria, com a mesma intensidade que se esforça para fazer aquilo que lhe desagrada, vai alcançar resultados que o farão pensar: Por que eu demorei tanto tempo para fazer isso?

  

Extraído do livro

 JARDIM DE REALIZAÇÕES.

Semeando Sucessos. Colhendo Vitórias

 

 RICARDO COSTEIRA

 

 

CONTATO

fale conosco, tire suas dúvidas, fale com os terapeutas, opine sobre os artigos e dê sua sugestão de conteúdo.

BIBLIOTECA/LINKOTECA SELECIONADA

Nosso objetivo é formar um banco de referências bibliográficas das diferentes Terapias Holísticas, para consulta de todos os interessados em mais detalhes sobre determinado assunto. Seria muito importante, e verdadeiramente interativo, se recebessemos sugestões , objetivando uma das finalidades do site Terapia de Caminhos que é compartilhar experiências e conhecimento. Clique aqui para acessar a terapia que deseja uma bibliografia selecionada para consultas.

"As opiniões emitidas nos textos do site são de exclusiva responsabilidade de seus autores".