- Ano V - nº 3 (43) - Fevereiro de 2011.                                                     Direção: Osiris Costeira

CAMINHOS DAS TERAPIAS - Osiris Costeira. - osiris.costeira@uol.com.br

TERAPIA DOS ÍONS NEGATIVOS

 

É o uso de partículas de ar com cargas negativas para provocar a prevenção e, inclusive, a regressão de determinadas doenças. Os íons do ar eram desconhecidos até o final do século XIX, quando os físicos alemães Julius Elster (1854-1920) e Hans Geitel (1855-1923), na Alemanha, e Joseph John Thomson (1856-1940) na Inglaterra descobriram, independentemente, sua existência.

O ar contém íons com polaridades elétricas opostas: íons positivos, nocivos quando em excesso, e íons negativos (íons de Oxigênio) que, ao contrário de seu nome “negativo”, são chamados de “vitaminas do ar”. O equilíbrio desses íons no ar que se respira influi de maneira determinante na saúde e na vitalidade, em particular.

E isso porque o Oxigênio assegura as funções vitais básicas, mas ele só passa dos pulmões para o sangue em presença de íons negativos. As más condições da vida moderna provocam o rompimento do equilíbrio iônico e privam de muitos desses íons negativos, tão benéficos para a oxigenação e, consequentemente, para a saúde.

Ao que parece, essa carência de íons negativos é uma das causas das chamadas “doenças da civilização” (cansaço, nervosismo, dores de cabeça, depressão, e outros). O ar é ionizado naturalmente de maneira contínua, e os íons negativos se formam sob a influência de causas naturais, como a radioatividade natural do sol, a fotossíntese das plantas, os raios cósmicos e ultravioletas do Sol, as tempestades e os raios.

Da mesma forma, certos fatores naturais favorecem uma diminuição de íons negativos e um excesso de íons positivos, tais como o ar antes de uma tempestade e da chegada de ventos quentes e secos, o nevoeiro. Por outro lado, diversos fatores artificiais também diminuem a concentração de íons negativos no ar: poluição, ar confinado (residência, carro e transportes coletivos, escritório e escolas), ar condicionado, proximidade de um aparelho elétrico (aquecedor, aparelho de televisão, computador, forno de microondas), tecidos sintéticos (carpetes e roupas sintéticas), fumaças industriais, gás de escapamento dos carros, poeira, cigarro/charuto e até o ar que expelimos dos pulmões.

A utilização dos íons negativos como terapêutica pode ser feita através da ionização negativa artificial na vida diária, com aparelhos geradores de íons negativos, os ionizadores, com a finalidade de restabelecer o equilíbrio iônico do ambiente em que se vive, e desfrutar do mesmo ar que se respira na montanha ou à beira-mar. Desta maneira, a ionização do ambiente traz inúmeros benefícios para as doenças da civilização, além de poder ser benéfica em outras doenças como alergias, sinusite, asma, hipertensão arterial, enxaqueca, cicatrizações cutâneas de queimaduras, etc.

Além disso, os íons negativos também produzem mais atividade alfa no cérebro, e sincronizam esta atividade nas diferentes regiões do cérebro. E a atividade alfa está associada a sentimentos agradáveis e a uma sensação de relaxamento e bem estar.

Atualmente estudada em várias partes do mundo, a Terapia dos Íons Negativos ganhou um certo destaque nos laboratórios da NASA, dos Estados Unidos da América, em que, além de outras pesquisas, tem usado ionizadores negativos para melhorar a atmosfera  em espaçonaves.

Além disso, vem realizando pesquisas com astronautas mostrando que o desempenho, a capacidade de trabalho, a disposição, o tempo de reação, o metabolismo das vitaminas, os estados alérgicos, as dores, a cicatrização de queimaduras têm melhorado quando são submetidos ao ar negativamente ionizado.

 

CONTATO

fale conosco, tire suas dúvidas, fale com os terapeutas, opine sobre os artigos e dê sua sugestão de conteúdo.

BIBLIOTECA/LINKOTECA SELECIONADA

Nosso objetivo é formar um banco de referências bibliográficas das diferentes Terapias Holísticas, para consulta de todos os interessados em mais detalhes sobre determinado assunto. Seria muito importante, e verdadeiramente interativo, se recebessemos sugestões , objetivando uma das finalidades do site Terapia de Caminhos que é compartilhar experiências e conhecimento. Clique aqui para acessar a terapia que deseja uma bibliografia selecionada para consultas.

"As opiniões emitidas nos textos do site são de exclusiva responsabilidade de seus autores".