- Ano VII - nº 2 (60) - Fevereiro/Março de 2013.                                             Direção: Osiris Costeira

CAMINHOS DAS TERAPIAS - Osiris Costeira - osiris.costeira@uol.com.br

Cabala

 

Também denominada Kabbalah, Qabbala ou Kabbala, é uma palavra de origem hebraica que significa “recepção”, e se refere à sabedoria que investiga a natureza divina com o propósito de trazer clareza, compreensão e liberdade para nossas vidas.

A Cabala ensina que todo ser humano é uma obra em execução. Qualquer dor, desapontamento ou caos que exista em nossas vidas não ocorre porque a vida é assim mesmo, mas apenas porque ainda não terminamos o trabalho que nos trouxe até aqui.

Esse trabalho, simplesmente, é o processo de nos libertarmos do domínio do ego humano e de criar uma afinidade com a essência de compartilhar de Deus.

Na vida do dia a dia esta transformação significa desapegar-se da raiva, da inveja e de outros comportamentos reativos em favor da paciência, empatia e compaixão. Não significa abrir mão de todos os desejos e ir viver no topo de uma montanha. Muito pelo contrário, significa desejar mais da plenitude para a qual a humanidade foi criada para obter.

O primeiro livro sobre Cabala, existente ainda hoje, é o Sefer Yetzirah ("Livro da criação"), escrito por Abraão, o pai das religiões cristãs. Os primeiros comentários sobre este pequeno livro foram escritos durante o século X, e o texto em si é citado desde o século VI.

Sua origem histórica não é clara. Como muitos textos místicos judeus, o Sefer Yetzirah foi escrito de uma maneira que pode parecer insignificante para aqueles que o lêem sem um conhecimento maior sobre o Tanakh (Bíblia Judaica, equivalente ao Antigo Testamento) e o Midrash.

Outra obra muito importante dentro da Cabala é o Bahir ("iluminação"), também conhecido como "O Midrash do Rabino Nehuniah ben haKana", com aproximadamente 12.000 palavras. Publicado pela primeira vez em 1176 em Provença, muitos judeus ortodoxos acreditam que o autor foi o Rabino Nehuniah ben haKana, um sábio Talmúdico do século I. Historiadores mostraram que o livro aparentemente foi escrito não muito antes de ter sido publicado.

O trabalho mais importante da Cabala é o Zohar ("Esplendor"). Trata-se de um comentário esotérico e místico sobre o Torah (Antigo Testamento), escrito em aramaico. A tradição ortodoxa judaica afirma que foi escrito pelo Rabino Shimon ben Yohai durante o século II.

No século XII, um judeu espanhol chamado Moshe de Leon declarou ter descoberto o texto do Zohar. O texto foi então publicado e distribuído por todo o mundo judeu.

Gerschom Scholem, célebre historiador e estudante da Cabala, mostrou que o próprio de Leon teria sido o autor do Zohar: entre suas provas, uma é que o texto utiliza a gramática e estruturas fraseais da língua espanhola do século XII; outra é que o autor não tinha um conhecimento exato de Israel.

O Zohar contém e elabora sobre muito do material encontrado no Sefer Yetzirah e no Sefer Bahir, e sem dúvida é a obra cabalística por excelência.

Após o Zohar, temos os escritos de Ari, um renomado cabalista do século XVI. O século XX, por sua vez, viu o surgimento dos trabalhos do cabalista Yehuda Ashlag. Os textos do Ashlag são os mais adequados para a atual geração.

Eles, assim como outras fontes cabalísticas, descrevem a estrutura dos mundos superiores, como ela descende e como o nosso universo, com tudo o que possui, veio a existir.

O vídeo a seguir nos dá uma visão geral do que representa a CABALA no dia  a dia de todos nós, e, principalmente, no que ela pode propiciar de  melhorias em nossa vida.

CONTATO

fale conosco, tire suas dúvidas, fale com os terapeutas, opine sobre os artigos e dê sua sugestão de conteúdo.

BIBLIOTECA/LINKOTECA SELECIONADA

Nosso objetivo é formar um banco de referências bibliográficas das diferentes Terapias Holísticas, para consulta de todos os interessados em mais detalhes sobre determinado assunto. Seria muito importante, e verdadeiramente interativo, se recebessemos sugestões , objetivando uma das finalidades do site Terapia de Caminhos que é compartilhar experiências e conhecimento. Clique aqui para acessar a terapia que deseja uma bibliografia selecionada para consultas.

"As opiniões emitidas nos textos do site são de exclusiva responsabilidade de seus autores".