- Ano VIII - nº 3 (67) - Maio /Junho de 2014.                           Direção: Osiris Costeira

CAMINHOS DAS TERAPIAS - Osiris Costeira - osiris.costeira@uol.com.br

Ozonioterapia

 

Segundo a Associação Brasileira de Ozonioterapia, é uma técnica que utiliza o Ozônio como agente terapêutico em um grande número de patologias. É uma terapia natural, com poucas contra-indicações e efeitos secundários mínimos se realizada corretamente.

A descoberta e uso terapêutico do Ozônio data de 1840, que sabe-se hoje é obtido da união de três átomos de Oxigênio e é o gás que protege o planeta Terra  dos Raios Ultravioletas emitidos pelo Sol. 

O precursor de seu uso foi Werner von Siemens que em 1857 construiu o primeiro tubo de indução para a destruição de microorganismos. O médico alemão Christian Friedrich Schonbein, durante a Primeira Guerra Mundial, difundiu o Ozônio no tratamento de feridas em soldados, obtendo excelentes resultados.

Em 1915, outro médico alemão Albert Wolf escreveu um livro sobre o uso medicinal do Ozônio, e durante mais de 50 anos a Ozonioterapia ficou restrita praticamente à Alemanha e à Áustria.

Somente a partir dos anos de 1980 ela se expandiu para outros países. Esta expansão coincidiu com o início das pesquisas de laboratório sobre a ação do Ozônio, principalmente por Bocci na Itália.

A prática da Ozonioterapia no Brasil não é nova. Começou em 1975 com o médico paulista Dr.Heinz Konrad, e na década de 1980 ganhou mais adeptos e atraiu o interesse de algumas Universidades.

A partir de 2000 os estudos ganharam corpo. Há vários anos a PUC de Minas Gerais pesquisa a técnica em ratos, concomitante com pesquisas na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, com ratos e coelhos.

A terapia ganhou mais visibilidade a partir de 2004 quando, em Santo André, no ABC Paulista, foi realizada a Primeira Conferência Internacional sobre o Uso Medicinal do Ozônio.

Em Abril de 2006, em Belo Horizonte, especialistas de vários países realizaram o Primeiro Congresso Internacional de Ozonioterapia. Além de atualizar informações, os médicos brasileiros aproveitaram o Congresso para lançar as bases e a fundação da Associação Brasileira de Ozonioterapia (ABOZ).

Em termos de indicações terapêuticas, a Ozonioterapia  aumenta o aporte de Oxigênio a todas as células do organismo, aumentando a oxigenação e a respiração celular; facilita e estimula a circulação sanguínea; apresenta efeito bactericida, fungicida e de inativação viral; estimula a produção de interferon, interleucina e fator de necrose tumoral, e, aumentando a saturação de Oxigênio no sangue circulante, oferece efeito antiinflamatório importante.

Os vídeos a seguir, reportagens de telejornais, mostram a eficácia da  Ozonioterapia dentro de absoluta conceituação científica.

 

 

 

 

CONTATO

fale conosco, tire suas dúvidas, fale com os terapeutas, opine sobre os artigos e dê sua sugestão de conteúdo.

BIBLIOTECA/LINKOTECA SELECIONADA

Nosso objetivo é formar um banco de referências bibliográficas das diferentes Terapias Holísticas, para consulta de todos os interessados em mais detalhes sobre determinado assunto. Seria muito importante, e verdadeiramente interativo, se recebessemos sugestões , objetivando uma das finalidades do site Terapia de Caminhos que é compartilhar experiências e conhecimento. Clique aqui para acessar a terapia que deseja uma bibliografia selecionada para consultas.

"As opiniões emitidas nos textos do site são de exclusiva responsabilidade de seus autores".