- Ano IV - nº 9(37) - Agosto de 2010.                                                     Direção: Osiris Costeira

CAMINHOS DAS TERAPIAS - Osiris Costeira. - osiris.costeira@uol.com.br

INSTITUTO ESALEN E AS TERAPIAS NATURAIS HOLÍSTICAS

O Instituto Esalen, famoso centro criador, divulgador e praticante de terapias naturais e holísticas, além do culto da meditação e de estudos de filosofia e psicologia, foi fundado em 1962, em Big Sur, Califórnia, Estados Unidos da América, por Michael Murphy e Richard Price.

A sua denominação é oriunda da tribo indígena dos “Esselen”, que viveu naquela região por vários séculos, e que praticava trabalhos corporais provavelmente em seus rituais xamânicos. 

A idéia do Instituto nasceu em 1910 quando o Dr. Henry Murphy, avô de Michael Murphy, sonhava em ter o seu próprio centro de saúde, adquirindo a propriedade conhecida como State’s Hot Spring, hoje Instituto Esalen, com a finalidade de estudar o homem como uma unidade única de corpo e mente, e não dicotomisada como preceitua a ciência clássica.

Ao longo de quase meio século de existência, o Instituto Esalen é um pólo irradiador de novas idéias visando melhorar o ser humano como um todo, na busca da harmonia entre corpo e espírito.

Para tanto, inúmeros pesquisadores e pensadores passaram por Esalen, e de lá irradiaram para o mundo as suas idéias e convicções, entre os quais os filósofos Aldous Huxley, Gerald Heard e Alan Warts, os psicólogos humanísticos Abraham Maslow, Carl Rogers e Rollo May, os pensadores Arnold Toynbee, Paul Tillich e Lancelot White, os pioneiros da psicoterapia Fritz Pearls e Will Schutz, o grande divulgador do Eneagrama Claudio Naranjo, Cristina e Stanislaw Grof (criadores do Método Respiração Holotrópica), além de Ida Rolf (criadora do Rolfing), Milton Traeger, Moshé Feldenkrais (criador do Método Feldenkrais para a flexibilização dos hábitos posturais), Alexander Lowen e John Pierrakos (criadores da Análise Bioenergética), que, em conjunto com Charlotte Selver, participaram da criação da Massagem Esalen ou Californiana.

Em 1979, a convite de Cristina e Stanislaw Grof, o psicólogo e sensitivo brasileiro Luiz Gasparetto esteve no Instituto Esalen. Nessa visita, Gasparetto canalizou, durante quatro meses, a essência do Mestre Chung-in-Lang, da China Antiga, que transmitiu os ensinamentos pertinentes a uma arte/técnica de cura, ainda não utilizada pelos ocidentais, que o grupo de Esalen denominou de Massagem Espiritual. Neste primeiro grupo de discípulos do Mestre Chung-in-Lang, em Esalen, participava a terapeuta brasileira Maria Lucia Sauer, que trouxe para o Brasil a técnica e os ensinamentos da Massagem Espiritual.

O Instituto Esalen poderá ser apreciado através dos vídeos relacionados abaixo, numa visão de absoluto relaxamento físico e mental, dirigido para o exercício da espiritualidade

 

CONTATO

fale conosco, tire suas dúvidas, fale com os terapeutas, opine sobre os artigos e dê sua sugestão de conteúdo.

BIBLIOTECA/LINKOTECA SELECIONADA

Nosso objetivo é formar um banco de referências bibliográficas das diferentes Terapias Holísticas, para consulta de todos os interessados em mais detalhes sobre determinado assunto. Seria muito importante, e verdadeiramente interativo, se recebessemos sugestões , objetivando uma das finalidades do site Terapia de Caminhos que é compartilhar experiências e conhecimento. Clique aqui para acessar a terapia que deseja uma bibliografia selecionada para consultas.

"As opiniões emitidas nos textos do site são de exclusiva responsabilidade de seus autores".