- Ano VIII - nº 4 (68) - Julho /Agostode 2014.                           Direção: Osiris Costeira

CAMINHOS DAS TERAPIAS - Osiris Costeira - osiris.costeira@uol.com.br

RENASCIMENTO (REBIRTHING)

 

Técnica de meditação profunda, criada na década de 70 do século passado pelo filósofo e teólogo norte-americano Leonardo Orr, que permite que a pessoa entre em contato com o seu nascimento e sua primeira respiração,  não para revivê-los dolorosamente, mas para transformá-los numa experiência regeneradora e prazerosa.

O fio condutor desta abordagem é a respiração conectada, isto é, sem pausas e pela mesma via (boca ou narinas), e através da qual se cria um movimento energético que propicia recodificação de padrões e crenças de forma cada vez mais favorável à vida.

Na sua realização, após alguns minutos desta hiperventilação, começa-se a experimentar diversas sensações físicas, tais como alterações de temperatura corporal, formigamentos, pequenos espasmos, tremores prazerosos, etc. Também começam a surgir memórias, emoções e sensações de estar fora do corpo ou a de reviver algo específico.

A respiração conectada libera memórias presas no passado ao nível corporal, como tensões crônicas e dores somatizadas, e sob o aspecto emocional, como angústias, medos e raivas, proporcionando a transformação de pensamentos e julgamentos negativos em positivos.

Essa técnica não tem contra-indicações, e dirige-se a todos que queiram experimentar expansão, prazer e bem estar, além de estados alterados de percepção. Além disso, proporciona relaxamento, rejuvenescimento e energia vital para a vida diária.

Leonardo Orr ao criar a sua técnica Rebirthing – literalmente, Renascendo –  recebeu no Brasil a denominação de Renascimento.

Leonardo Orr

Ele acreditava que muitos dos problemas que enfrentara ao longo da vida estavam relacionados com o trauma de seu parto. Para conseguir essas memórias de sua vida intra-uterina e de seu nascimento  resolveu fazer experiência em sua banheira. Passou a ficar várias horas imerso em água morna, a fim de verificar se a energia trazia memórias.

Em um determinado dia, sua respiração adquiriu um certo ritmo e uma certa intensidade, e ele, então, sentiu em seu corpo sensações nítidas de sua vida pré-natal. Continuou a fazer seus experimentos, e toda vez que sua respiração tomava tal ritmo ele experimentava memórias corporais e emocionais daquela época.

Esse processo durou aproximadamente dois anos, com ele atribuindo, de início, tais memórias à água morna. Com a prática, percebeu que a respiração é que proporcionava tal liberação.

Ao relatar  suas experiências com amigos, esses se interessaram em passar pelo mesmo processo.

Em uma determinada sessão de Renascimento, uma das pessoas que iria participar antes de entrar na água iniciou a respiração com o ritmo proposto, e entrou no mesmo processo de sensações anteriormente descrito por Leonardo Orr.

Neste momento descobriu-se que a técnica do Renascimento poderia ser feita também a “seco”, sem necessitar entrar na banheira com água morna.

Os vídeos apresentados a seguir poderão tirar dúvidas iniciais da técnica do Rebirthing, proporcionando uma nova experiência na busca pelo bem estar e o auto conhecimento.

 

 

 

 

CONTATO

fale conosco, tire suas dúvidas, fale com os terapeutas, opine sobre os artigos e dê sua sugestão de conteúdo.

BIBLIOTECA/LINKOTECA SELECIONADA

Nosso objetivo é formar um banco de referências bibliográficas das diferentes Terapias Holísticas, para consulta de todos os interessados em mais detalhes sobre determinado assunto. Seria muito importante, e verdadeiramente interativo, se recebessemos sugestões , objetivando uma das finalidades do site Terapia de Caminhos que é compartilhar experiências e conhecimento. Clique aqui para acessar a terapia que deseja uma bibliografia selecionada para consultas.

"As opiniões emitidas nos textos do site são de exclusiva responsabilidade de seus autores".