- Ano XI - nº 2 (78) - Abril/Julho 2017.                          Direção: Osiris Costeira

CAMINHOS DAS TERAPIAS - Osíris Costeira - osiris.costeira@uol.com.br

 

NOOSSOFROLOGIA

 

Segundo o Frei Albino Aresi, criador da Noossofrologia, ou Método de Terapia Noossofrológica, ao termo “sofrologia” (do grego sos, abreviação de sophronizein, caminhar ao equilíbrio das paixões; e phren, psiquismo biofisiológico), foi acrescentado “noos” (do grego nóos, inteligência, espírito, razão), resultando “noossofrologia”, ou seja, o tratado sobre a unidade do ser humano, em suas dimensões noológica, biológica e fisiológica.

Segundo a Noossofrologia o ser humano possui três dimensões: a psicofisiológica, a psicobiológica e a psiconoológica. O antecedente “psíco”, ainda segundo o Frei Albino Aresi, é usado para expressar que o fisiológico, como também o biológico ou o noológico puros não existem, em sendo apenas uma dimensão da totalidade humana.

Frei Albino Aresi

 

Descrição: http://clinicamenssana.com.br/images/homem.jpg

A Dimensão Psicofisiológica abrange o homem no seu aspecto material, enquanto um composto de substâncias materiais que, em processos físico-químicos integrados, formam o seu complexo organismo, tendente à homeostase, isto é, para um funcionamento harmonioso e perfeito.

A Dimensão Psicobiológica abrange o homem enquanto experiência das funções que o caracterizam como um ser vivo: experiência das atividades orgânicas e experiência advinda de sua propriedade de sentir e agir.

E a Dimensão Psiconoológica é uma nova dimensão do homem pela qual ele experieência sua capacidade de abstrair-se, ou melhor, de superar a simples informação sensorial que possui, a respeito de si e do mundo. Exemplificando: o homem não só é capaz de experienciar uma rosa sendo bela, mas é capaz de saber por que ela é bela.

Frei Albino Aresi (06/10/10-09/01/1988), gaúcho de Garibaldi e homenageado com nome de rua em Porto Alegre e também em Belo Horizonte,   pertenceu à Ordem dos Freis Franciscanos Menores.

Professor de Psicologia, Parapsicologia, Sociologia, Hipnologia e Sofrologia foi o criador, além da Noossofrologia, da Associação “Mens Sana” que mantém inúmeras clínicas de Parapsicologia e Medicina Psicossomática nas principais cidades do pais com o nome de “Clínica Frei Albino”.

Além disso, foi o fundador do Instituto Nacional de Parapsicologia (INPAR) e do Centro de Estudos Psicobiofísicos (CEPSI).

 

CONTATO

fale conosco, tire suas dúvidas, fale com os terapeutas, opine sobre os artigos e dê sua sugestão de conteúdo.

BIBLIOTECA/LINKOTECA SELECIONADA

Nosso objetivo é formar um banco de referências bibliográficas das diferentes Terapias Holísticas, para consulta de todos os interessados em mais detalhes sobre determinado assunto. Seria muito importante, e verdadeiramente interativo, se recebessemos sugestões , objetivando uma das finalidades do site Terapia de Caminhos que é compartilhar experiências e conhecimento. Clique aqui para acessar a terapia que deseja uma bibliografia selecionada para consultas.

"As opiniões emitidas nos textos do site são de exclusiva responsabilidade de seus autores".