- Ano V - nº 11 (51) - Outubro / Novembro de 2011.                                             Direção: Osiris Costeira

CAMINHOS DAS TERAPIAS - Osiris Costeira. - osiris.costeira@uol.com.br

TENDA DO SUOR

 

A Tenda do Suor, ou Inipi, também conhecida como Temascal, é uma cerimônia de purificação que tem suas origens nos rituais sagrados dos nativos norte-americanos, e cuja antiguidade se perde no tempo.

A Tenda do Suor é uma cabana feita de folhagens, preferentemente de salgueiro branco (porque é flexível e desprende uma substância relaxante), com um orifício no centro onde são colocadas pedras aquecidas em fogo vivo cerimonial.

Sobre as pedras, ervas aromáticas e água que com o choque térmico produzem bastante vapor, o que por sua vez provoca suor nas pessoas que estão em seu interior. É como se fosse uma sauna natural, mas é muito mais do que isso.

A palavra Inipi deriva etmologicamente da palavra Lakota “Iniunkajaktelo” que, literalmente, significa “vamos orar na tenda de suor”. A Inipi é um lugar de oração e como tal se considera um templo. A cabana em si tem forma redonda e está construída com 16 ramos verticais que se amarram formando duas cruzes de quatro direções iguais, que representam os 16 espíritos sagrados da tradição Lakota.

A cabana preparada representa toda a criação e o ventre sagrado de nossa Mãe Terra, em cujo umbigo se coloca as anciãs avós (pedras), sábias possuidoras do código genético da história do nosso planeta. Quando se entra no ventre de nossa Mãe retorna-se à condição de criança inocente, mas como estamos no mundo entramos impuros.

A pessoa que guia a Inipi, o temascaleiro, espalha as ervas aromáticas sobre as pedras, e a Inipi se enche com o perfume da salvia e do cedro, a erva doce e o tabaco que continuam fazendo o trabalho de limpeza, desbloqueando os túneis escuros de nossa mente e de nossas emoções, liberando-nos das energias mais densas do mundo. Então, entra a água, a vida em toda a sua plenitude. Com a água se saúda as pedras, fecha-se a porta e se inicia a cerimônia.

Em termos terapêuticos, segundo os seus praticantes, a Tenda do Suor ou Inipi auxilia em quadros de depressão, insegurança, instabilidade emocional e medos, ajudando a recuperar o amor-próprio e a mais-valia. Em termos físicos observa-se que traz benefícios à pele, limpa as vias aéreas melhorando a respiração, desintoxica o aparelho digestivo e estimula a circulação sanguínea, o que diminui o estresse e as tensões.

Deixamos com vocês uma vivência real da Tenda do Suor, através da realidade nos Andes Bolivianos, revivendo – quem sabe? – os seus ancestrais Lakota.

 

CONTATO

fale conosco, tire suas dúvidas, fale com os terapeutas, opine sobre os artigos e dê sua sugestão de conteúdo.

BIBLIOTECA/LINKOTECA SELECIONADA

Nosso objetivo é formar um banco de referências bibliográficas das diferentes Terapias Holísticas, para consulta de todos os interessados em mais detalhes sobre determinado assunto. Seria muito importante, e verdadeiramente interativo, se recebessemos sugestões , objetivando uma das finalidades do site Terapia de Caminhos que é compartilhar experiências e conhecimento. Clique aqui para acessar a terapia que deseja uma bibliografia selecionada para consultas.

"As opiniões emitidas nos textos do site são de exclusiva responsabilidade de seus autores".